Jump to content

Recommended Posts

Posted

meus caros,

tenho em mãos um trabalho para a disciplina de projecto que é um hotel de 5*. como devem imaginar surgem logo varias questões a nivel de areas, espaços, equipamentos, etc.

pertendo que este post seja um meio de me ilucidarem sobre este tipo de edificio. peço desde já alguns exemplos que vos pareçam interessantes, já agora se tiverem questões adicionais a nivel de legislação ou outros agradeço.

desde já deixo algumas questões se preferirem:

• o que é um hotel?
  • de que maneira um hotel pode influênciar uma cidade ou uma sociedade?
  • qual o papel do hotel na cidade?
  • que tipo de equipamentos ou quais as exigencias são necessárias para um hotel ser considerado de 5*?
para já fico por aqui mais duvidas surgirão com o desenvolvimento deste debate.

sem mais assunto desde já o agradecimento a todos os que contribuirem.:*
Posted

Não sei o artigo, mas a legislação do turismo define-te claramente o que é que um hotel tem de ter para aceder a determinada classificação. Vou ver se encontro o local onde isso está :* Conta já com uma imensidade de áreas de serviços...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Olá, já frequentei vários hotéis de 5 estrelas e um deles ainda era superior a 5 estrelas, tinha o título "CORONA". É a rede ANFI, que tanto tem Hotel como Apart-Hotel. Existe espalhada em vários países, basta ires ao Google e encontras informação. Dá para perceber todo o tipo de equipamentos que tem uma infraestrutura desta natureza. Convém ver a legislação, mas as imagens também ajudam a perceber o que um turista que procura sítios desses pretende. Espero ter ajudado. :*

Posted

Penso que um hotel é, essencialmente, um grande Hall de entrada. Gosto daqueles em que desde o corredor de acesso aos quartos de alguma forma contacta com o grande Hall de entrada, o que funciona como uma referencia constante para o turista desorientado.

Posted

Há um hotel (não me lembro do nome nem local) em que para cada piso foi contractado um arquitecto e/ou designer para o desenhar. Pela excentricidade, lembro-me qe um deles foi da Zaha Hadid. O resultado foi que cada piso tem uma linguagem muito própria, única, o que como resultado final acaba por ser interessante.

Posted

Bem, encontrei o hotel de que estava a falar. Pertence à rede de hotéis da Silken e chama-se "Hotel Puerta America Madrid".

Rede de hoteis Silken:
http://www.hoteles-silken.com/
Hotel Puerta America Madrid:
http://www.hoteles-silken.com/HPAM/

O site do hotel é bastante completo, com várias imagens das diferentes zonas divididas por quem as desenhou.
O exterior, aquilo a que chamam de "shell" foi projectada pelo Jean Nouvel.

Fica aqui uma "pequena" mostra dos espaços identificados pelos autores:

Architect / Designer - Arata Isozaki:
Imagem colocadaImagem colocada

Architect / Designer - Christian Liaigre:

Architect / Designer - David Chipperfield:

Architect / Designer - Jean Nouvel:

Architect / Designer - John Pawson:

Architect / Designer - Kathryn Findlay:

Architect / Designer - Marc Newson:

Architect / Designer - Mariscal & Salas:
Imagem colocada

Architect / Designer - Norman Foster:

Architect / Designer - Plasma Studio:

Architect / Designer - Richard Gluckman:

Architect / Designer - Ron Arad:

Architect / Designer - Teresa Sapey:

Architect / Designer - Victorio & Lucchino:
http://www.e-architect.co.uk/madrid/hotel_puerta_america_victorio_lucchino_1tb.jpghttp://www.e-architect.co.uk/madrid/hotel_puerta_america_victorio_lucchinotb.jpg

Architect / Designer - Zaha Hadid Architects:
http://www.e-architect.co.uk/madrid/hotel_puerta_america_zahahadid_1tb.jpghttp://www.e-architect.co.uk/madrid/hotel_puerta_america_zahahadidtb.jpg

LANDSCAPE
Architect / Designer - Harriet Bourne - Jonathan Bell:
http://www.e-architect.co.uk/madrid/hotel_puerta_america_bourne_belltb.jpg

Posted

Penso que um hotel é, essencialmente, um grande Hall de entrada.

Gosto daqueles em que desde o corredor de acesso aos quartos de alguma forma contacta com o grande Hall de entrada, o que funciona como uma referencia constante para o turista desorientado.

sou da tua opinião neste aspecto.

dreamer, desde já o meu obrigado pelo teu contributo, já tinha ouvido falar deste hotel, até já tinha visto algumas imagens, mas já nem me lembrava dele...

fica já aqui o decreto regulamentar a quem estiver interessado, ver artigo 49 e seguintes anexos.

agradeço a participação e espero q este topico não morra por aqui. :p
Posted

Alguns dos melhores hoteis da Itália resultam da reconversão das Casas Romanas, não só pelo valor histórico, insubstituível, mas porque possuem um pátio central, que funciona na perfeição como grande átrio, referencia absoluta em qualquer ponto em que nos encontremos no edifício.
(Começamos já a trabalhar par uma tipologia de "hoteis")
Se, por acaso, estiveres interessado na origem do nome Hostel (?), como surgiu e se desenvolveu inicialmente, lembro-me de um texto de Giorgio Grassi chamado "Para uma tipologia da casa em França", ou "para uma investigação da tipologia da casa em França", pá, qualquer coisa assim. Encontras isso na sua monografia. Hotel como os primeiros palácios a serem transformados em "casas colectivas de aluguer", que logo deram origem a uma tipologia muito própria.

Tenho um gosto especial por ir ver as origens das coisas, porque é normalmente aí que encontramos a sua mais pura essência, a vontade que as fez brotar, a sua razão de ser... Mas logo há que perguntar, o que é um hotel HOJE.

Posted
Decreto Regulamentar n.º 16/99 de 18 de Agosto:

Altera Decreto Regulamentar n.º 36/97 de 25 de Setembro que regula os estabelecimentos hoteleiros.

Decreto Regulamentar n.º 36/97:

Regula os estabelecimentos hoteleiros

Portaria n.º 1063/97:
Aprova as medidas de segurança contra riscos de incêndio aplicáveis na construção, instalação e funcionamento dos empreendimentos turísticos e dos estabelecimentos de restauração e de bebidas

Portaria n.º 1064/97:

Aprova os procedimentos de instrução de pedidos de licenciamento dos empreendimentos turísticos no novo regime de instalação e funcionamento

Portaria n.º1 069/97:

Aprova o modelo, preço, fornecimento, distribuição, utilização e instrução do livro de reclamações para uso dos utentes dos empreendimentos turísticos, estabelecimentos de restauração e de bebidas, casas e empreendimentos de turismo no espaço rural e agências de viagens e turismo

Portaria n.º 25/2000:

Aprova os modelos, fornecimento e distribuição das placas de classificação dos estabelecimentos hoteleiros, dos meios complementares de alojamento turístico, dos parques de campismo públicos, das casas e empreendimentos de turismo no espaço rural, dos parques de campismo privativos, bem como das placas identificativas dos estabelecimentos de restauração e de bebidas.

Revoga as Portarias n.os 1070/97, de 23 de Outubro, e 6/98, de 12 de Fevereiro

Posted

Também tenho um tio, que é dono de 3 hoteis, uma vez comentou comigo que o mais importante eram os serviços. Os serviços devem ser uma espécie de casa dentro de outra casa. Uma rede de circuitos labirinticos, portas ocultas, escadarias secretas dentro das paredes, que, em determinados momentos, encontram a "casa" dos clientes. Por exemplo, o balcão do restaurante dá, nas trasseiras, para o balcão do bar. Um tubo de recolha de lençois - todos os dias são impecavelemnte feitas todas as camas. Um espaço onde os empregados possam fumar um cigarrinho...

• 2 weeks later...
Posted

Uma vez que sou da mesma turma que o rui dinis é evidente que tambem tenho o mesmo trabalho em maos por isso toda a informação que nos poderem facultar ajuda e nos agradecemos!

Posted

lol
mais do que saber o que é um hotel hoje é importante questionar sobre o que será o hote do futuro...e nao me refiro apenas a questoes formais...

um bom ponto de vista... será que o podes dizer???? como será o hotel do futuro!!!!!

só se poderá ver o futuro questionando o presente... e ver o q se faz de bom, o que é menos conseguido e qual é o caminho que segue a sociedade... assim provabelmente já começas a ter a tal ideia do futuro....
Posted

Quanto à terceira questão (papel do hotel na cidade) eu diria que isso depende fortemente da sua localização na cidade. E, como tal, já está predestinado pelo próprio exercício. Não é uma coisa que possas decidir, tens antes de saber interpretar. Compete a ti saberes ler a cidade e decidires qual. Fazer o Hotel do futuro, acho que seria um projecto utópico, muito adequado ao âmbito universitáro. E porque não? Entregares lá aos profs uma coisa impossível, mas imaginável que funcione... Porque não?