Jump to content

Recommended Posts

Posted
Boa Tarde!
Me chamo Kelly, sou brasileira, miniaturista e estamos desenvolvendo um trabalho de representação dos imigrantes que formaram o Brasil. Ao meu grupo coube a grata tarefa de representar as contribuições portuguesas. Decidi reproduzir uma padaria portuguesa, mais ou menos do século 18 ou 19. No entanto, estou encontrando muita dificuldade em conseguir fotos deste comércio na época aludida. Será que alguém poderia me ajudar com alguma imagem ou link que eu pudesse pesquisar.
Desde já, agradeço imensamente.
Atenciosamente,

Kelly Espindola.
Posted

Cara Kelly:

Só por curiosidade... Por acaso a contribuição da cultura portuguesa na criação da nação brasileira começa com as padarias portuguesas no séc. XVIII/XIX?

Assim de repente... Acho que um daqueles mapas do séc. XVI com a divisão do Brasil em capitanias, com o planeamento do que viria a ser o Brasil, para o bem ou para o mal (escravatura, opressão dos índios, etc, etc...), seria uma ideia mais interessante.

Posted

Padarias antigas não conheço muitas... assim à cabeça vêm uma no Porto, perto da Sé, mas não faço a mínima ideia se se enquadra nesse espaço temporal...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Boa Noite Ana, Desculpe-me se não me fiz entender. É óbvio que a contribuição da cultura portuguesa na criação da nação brasileira não começou com as padarias... Nós vamos fazer representação de vilas comerciais, e, como as padarias portuguesas são muito tradicionais, eu optei por este tema, e também, por este motivo é que vim pedir ajuda aqui, pois gostaria de fazer uma representação bonita, seguindo a arquitetura da época, os móveis, as disposições internas, etc... Att, Kelly

Posted

Esses fornos comunitários são uma grande imagem de marca das aldeias portuguesas ao longo dos tempos, alguns ainda hoje em uso.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Então nesse caso, a situação é um bocado mais complicada...

As padarias antigas (estilo urbano, certo?) que resistiram até aos nossos dias foram adaptadas para outras funções. Por exemplo, no Bairro Alto há bares e até restaurantes (o Pap'Açorda, mas não tenho a certeza) que eram antigas mercearias e padarias.

Por exemplo, eu pesquisei ["padaria antiga" + Lisboa] na net e como resultado obtive logo a referência a uma
loja de artesanato moderna "Fermento", mas o interior foi mantido como podes ver pelas fotos no respectivo link: http://fermentoshop.blogspot.com/

Como eu não estou em Lisboa, talvez alguma alma caridosa, e também noctívaga, posso fazer uma pesquisa rápida nesses locais, ou nessa loja, e tirar algumas fotos.