kelly_espindola Posted January 19, 2008 Report Posted January 19, 2008 Boa Tarde!Me chamo Kelly, sou brasileira, miniaturista e estamos desenvolvendo um trabalho de representação dos imigrantes que formaram o Brasil. Ao meu grupo coube a grata tarefa de representar as contribuições portuguesas. Decidi reproduzir uma padaria portuguesa, mais ou menos do século 18 ou 19. No entanto, estou encontrando muita dificuldade em conseguir fotos deste comércio na época aludida. Será que alguém poderia me ajudar com alguma imagem ou link que eu pudesse pesquisar.Desde já, agradeço imensamente.Atenciosamente,Kelly Espindola. Quote
AnaCardo Posted January 21, 2008 Report Posted January 21, 2008 Cara Kelly: Só por curiosidade... Por acaso a contribuição da cultura portuguesa na criação da nação brasileira começa com as padarias portuguesas no séc. XVIII/XIX? Assim de repente... Acho que um daqueles mapas do séc. XVI com a divisão do Brasil em capitanias, com o planeamento do que viria a ser o Brasil, para o bem ou para o mal (escravatura, opressão dos índios, etc, etc...), seria uma ideia mais interessante. Quote
Dreamer Posted January 21, 2008 Report Posted January 21, 2008 Padarias antigas não conheço muitas... assim à cabeça vêm uma no Porto, perto da Sé, mas não faço a mínima ideia se se enquadra nesse espaço temporal... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
kelly_espindola Posted January 21, 2008 Author Report Posted January 21, 2008 Boa Noite Ana, Desculpe-me se não me fiz entender. É óbvio que a contribuição da cultura portuguesa na criação da nação brasileira não começou com as padarias... Nós vamos fazer representação de vilas comerciais, e, como as padarias portuguesas são muito tradicionais, eu optei por este tema, e também, por este motivo é que vim pedir ajuda aqui, pois gostaria de fazer uma representação bonita, seguindo a arquitetura da época, os móveis, as disposições internas, etc... Att, Kelly Quote
JAG Posted January 22, 2008 Report Posted January 22, 2008 Nessa época era muito comum os fornos comuns em cada aldeia... nas cidades certamente haveria padairos, mas acho que se encontra hoje em dia poucas referencias a isso caso ainda exista alguma padaria desse tempo. Vê isto... pode dar alguma ajuda, mas duvido...: http://www.rotas.xl.pt/0306/500.shtml Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Dreamer Posted January 22, 2008 Report Posted January 22, 2008 Esses fornos comunitários são uma grande imagem de marca das aldeias portuguesas ao longo dos tempos, alguns ainda hoje em uso. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
AnaCardo Posted January 22, 2008 Report Posted January 22, 2008 Então nesse caso, a situação é um bocado mais complicada... As padarias antigas (estilo urbano, certo?) que resistiram até aos nossos dias foram adaptadas para outras funções. Por exemplo, no Bairro Alto há bares e até restaurantes (o Pap'Açorda, mas não tenho a certeza) que eram antigas mercearias e padarias. Por exemplo, eu pesquisei ["padaria antiga" + Lisboa] na net e como resultado obtive logo a referência a uma loja de artesanato moderna "Fermento", mas o interior foi mantido como podes ver pelas fotos no respectivo link: http://fermentoshop.blogspot.com/ Como eu não estou em Lisboa, talvez alguma alma caridosa, e também noctívaga, posso fazer uma pesquisa rápida nesses locais, ou nessa loja, e tirar algumas fotos. Quote
Recommended Posts