Jump to content
Arquitectura.pt


4 paes e a proposta indecente.


Alphaone

Recommended Posts

  • Replies 83
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Com conhecimentos de 3d em autocad (coisa mais primitiva). E se se revelarem bons naquilo, então vão fazer isso o resto da vida. Mesmo que hajam sofwares melhores, as licenças já estão pagas... Já sei que o trabalho é especializado, cada um faz a pequena parte que lhe toca, mas caramba... Não percebo esse fascínio que há nos desenhos 3Ds computorizados. Não é mil vezes melhor uma maqueta? que é realmente 3D: Pode-se pegar, olhar lá pra dentro. E tirar uma foto da maqueta em 3d e dar-lhe algum tratameto em psotoshop, por exemplo, não é muito mais agradavel (pra quem trabalha e pra quem vê) do que estar penosamente a puxar linhas em Cad? Ou tirar uma foto real e sobrepor a foto da maqueta? Sei lá. Outra estupidez é começar o projecto logo em Cad, sem desenhar nem discutir. É meio caminho andado para sair mais um caixote horroroso. Qaundo a vantagem que o arquiteto tem com relaçã ao desenhador, é a de ser capaz de questionar o programa, de investigar soluções específicas, em vez de ir à gaveta do costume. Enfim... Quem corre por gosto não cansa.

Link to comment
Share on other sites

Penso que a solução de sair do país não é a melhor, realmente essa opção é tipica dos portugueses, mas nós que somos jovens, devemos mostrar que se deve encarar os problemas. Não existe a ordem dos arquitectos para defender os arquitectos? Não podemos nos limitar a pensar que a ordem só existe para arranjar tachos. Há que pressionar a ordem para a realidade do país, e nada melhor que o membros para o fazer.

Link to comment
Share on other sites

Os estagiários, por lei, não tem de ser remunerados. Não tem um estatuto definido: Nem tem contracto, nem não tem. A Ordem assiste passiva a esta injustiça, por exemplo. E depois perde-se em discussões intermináveis sobre a cor do cavalo branco de Napoleão. Espero sinceramente que a coisa mude. Se tiver um escritório e me aparecer alguém com qualidade, pago para ficar com ele/ela. Tinha mais que ver...

Link to comment
Share on other sites

Uma das grandes lacunas da Ordem é continuar a deixar fazer estágios sem remuneração! E porquê? Porque quem lá está lhes interessa isso! Se calhar eles não sabem deste problema... E depois a ajudar a esta questão é os estágios profissionais, mais um tapa olhos á malta! Toma lá 9 meses a ganhar 2 ordenados minimos, em que muitos deles na realidade so chega o subsidio ao estagiário... Uma pessoa vê com cada coisa nesta profissão tão 'nobre' que é a nossa!

Link to comment
Share on other sites

No meu caso aderi ao estágio profissional e recebi sempre a horas o ordenado... o que é certo é que o gabinete não recebia a horas (nem lá perto) a parte do IEFP, mas adiantavam-me o ordenado e mais tarde, bem mais tarde, o dinheiro em falta chegava aos cofres do gabinete...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Sim , mas uma coisa e que nos não sabemos muitas das vezes conhecimento de causa e falamos sem saber . Fui me inscrever num curso de design , e so começa em Março , e a propria escola esta ja a tratar da decumentação para entregar no I.E.F.P , QUANDO COMEÇAR O CURSO , esta ja tudo tratado e eu a receber , e a escola , agora quando os papeis são metidos quando começa o curso tens de esperar 2/3meses .

Link to comment
Share on other sites

é estagiar lá fora onde nos pagam um ordenado decente que dá para nos sustentarmos em qualquer cidade cara na Europa e depois se estivermos dispostos a isso voltamos para cá...

O meu estágio vai ser lá fora, disso não tenho dúvidas! já ando em preparativos


Me either... :*
Link to comment
Share on other sites

Claro. Seja como for, não estou tão pessimista como parece. O que para uns são desgraças, para outros são oportunidades. E é mesmo por achar que existe por ai graves lacunas no exercício da profissão, é que penso que tenho boas hipóteses de me safar fazendo algo diferente... E mais não digo, porque o segredo é a alma do negócio. E um pouco de sorte à mistura...

Link to comment
Share on other sites

sputnik: precisamente :* a oportunidade tanto se dá de ir para fora como de ficar cá dentro. Cada um gere as suas oportunidades e tem de fazer por isso. Também não sou apologista do cenário pessimista de que não há trabalho... não pagam...não há condições... Se não há temos de ser nós a procurá-las tanto cá dentro como lá fora, agora ficar parado à espera que cheguem as oportunidades não é comigo, porque as oportunidades não vêm ter connosco (como muita gente pensa), somos nós que temos que ir atrás delas e como tal eu vou onde for preciso para as encontrar.

Link to comment
Share on other sites

Mas pelos vistos o governo Portugues não sabe o que e Globalização , agora ate quer que os Espanhois que ca trabalham e tenham uma viatura essa mesma tem que ter matricula Portuguesa ..., Eu ja não entendo nada , não estamos na U.E .


E faz sentido... se estiverem em território nacional temporariamente, não é necessário legalizar, caso contrário, deverão apresentar os documentos necessários. A utilização de infra-estruturas pressupõe o pagamento dos respectivos impostos e contribuições ao estado.

http://impostosobreveiculos.info/forum/viewtopic.php?pid=304

:*
Link to comment
Share on other sites

:*:icon13: Caro colega , pelos vistos tambem não sabe o que significa pertencer a U.E , livre circulação de pessoas e bens . Se um cidadão da U.E , estiver a trabalhar em Portugal e tem uma viatura não necessita de alterar nada , e anticonstitucional . Eu refiru-me a quem vem na segunda-feira e volta na sexta-feira . :nervos:

Link to comment
Share on other sites

Assustadora e ao mesmo tempo encorajadora. É como defino esta discussão.. Quando escolhi o curso de Arquitectura já tinha mais ou menos a noção do panorama nacional mas é sempre bom ler estas coisas para poder preparar melhor o meu futuro. Acho que o trabalho e a persistência são fundamentais para um bom futuro mas também é necessário ter um bom suporte financeiro e ter muitos conhecimentos. Alguma sorte também ajuda.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.