KyoS Posted December 17, 2007 Report Posted December 17, 2007 Caros amigos, tenho andado com alguns problemas com Archicad 11, estou a dar meus primeiros passos mas tenho tido problemas nomeadamente com modelação de terreno, estou a tentar modelar terreno, tenho um ficheiro com curvas e altimetrias em formato DWG que importo para Archicad mas não consigo fazer com que me faça o terreno com é na realidade. Faço a selecção das curvas com malha, registo a altimetria dos pontos e das camadas mas ficam-me sempre em socalcos e eu não quero socalcos! Alguem me pode dar uma ajudinha? Quote
refs Posted December 17, 2007 Report Posted December 17, 2007 Caros amigos, tenho andado com alguns problemas com Archicad 11, estou a dar meus primeiros passos mas tenho tido problemas nomeadamente com modelação de terreno, estou a tentar modelar terreno, tenho um ficheiro com curvas e altimetrias em formato DWG que importo para Archicad mas não consigo fazer com que me faça o terreno com é na realidade. Faço a selecção das curvas com malha, registo a altimetria dos pontos e das camadas mas ficam-me sempre em socalcos e eu não quero socalcos! Alguem me pode dar uma ajudinha? Muda para o Revit q isso não volta a acontecer :p Quote
KyoS Posted December 18, 2007 Author Report Posted December 18, 2007 Muda para o Revit q isso não volta a acontecer Caro amigo, agradeço a opinião que me prestou mas não quero estar a fugir a um problema só porque não o consigo resolver, como todos nós estamos em constante aprendizagem e eu quero, neste momento, aprender a trabalhar com este programa. Mais tarde talvez pensarei no Revit. Como já referi pretendo conhecer este novo progrmama, pra mim, e para tal espero ter colaboração da vossa parte e é com este intuito que aqui me dirijo pra tentar obter ajuda de alguem que saiba. O meu bem-haja. Quote
Sá.Hélio Posted December 27, 2007 Report Posted December 27, 2007 Quando voce passa um dwg para o programa ele nao vai ser mais do que uma referencia. Ponha esse desenho num piso diferente de onde vai construir o terreno. Ponha o desenho como referencia do trace e vai desenhar noutro piso novamente as curvas com splines por exemplo. Com a ferramenta de terreno desenhe o limite do terreno. em seguida com essa ferrramenta selecionada e com a barra de espaços premida clica nas splines que desenhou para as curvas de nivel e se tudo estiver bem irá aparecer a opção "use to fit ridges". isso irá transformar as splines em parte do terreno. depois de fazer isso em todas as curvas, com o terreno selecionado basta clicar num ponto de uma curva e dar a cota pretendida com a opcção "Apply to all" activada para que essa cota seja dada em todos os pontos dessa curva. Espero que ajude.. Se mesmo assim nao resultar, aconcelho a usar o programa Archisite Quote
zorbatan Posted January 8, 2008 Report Posted January 8, 2008 Antes de mais, qualquer dúvida relacionada com Arquicad tens uma boa ajuda em:http://inforforum.s10.forumsplace.com/ O processo de geração de terrenos em archicad está descrito na mensagem anterior (do Sá.Hélio). Apenas farei referência a diferenças de método. O ficheiro DWG não tem que ser obrigatoriamente APENAS uma referência. Eu uso as polylinhas do DWG e gero o terreno directamente a partir delas. Geralmente preparo o ficheiro antes de gerar o terreno, ou seja elimino toda a informação excedentária. Converto todas as curvas de nível em polylinhas e a partir daí, com a "Magic wand" ou varinha mágica é sempre a bombar. ATENÇÃO: Para o terreno ficar todo "lisinho" , no quadro da ferramenta "mesh" ou malha, ao lado dos materiais há 3 opções. Escolher a terceira "All ridges smooth" (não sei como está na versão Portuguesa). CONSELHO: Usar o Archisite ou Prosite pode ser a decisão fácil, uma vez que este geram o terreno automaticamente partindo de um DWG com as curvas em 3D ou seja na altimetria correcta, com coordenadas (x,y,z). Também definem estradas e implantações gerando automaticamente os cortes e taludes correspondentes. Contudo não aconselho esta via pois estes programas geram um objecto (Bloco) não editável. E se o processo de geração é muito mais rápido e fácil a sua manipulação posterior será uma dor de cabeça. A ferrementa malha "Mesh" permite efectuar "operações de elementos sólidos" (OES) que são muito úteis na afinação da implantação do edifício no terreno. DICA: Cortes da implantação no terreno (malha "mesh") 1. Modela o terreno. 2. Desenha a laje da cota mais baixa (EX: a do piso -3) 3. No menu "pull down" "DESIGN" (Desenho??? na V. Portug.) escolher "operações de elementos sólidos" (OES) 4. Usa o terreno como "target" Alvo e a laje como "operator" Operador 4.5. Modus operandi (OES): selecciona (SHIFT+CLICK) primeiro o objecto antes optar por "target" ou "Operator" 5. Ainda no quadro (OES) selecciona a opção: "Subtracção com extrusão superior???" 6. clickar em "execute" .... Et voilá!!! Agora a parte do terreno acima da laje "desapareceu". Se moveres a laje, o corte no terreno move-se tb. Se apagares a laje o terreno volta a assumir a sua forma original. Cool??!! As (OES) são válidas para todos os objectos de construção: Paredes, lajes, pilares, vigas, coberturas, Malhas. Quote
KyoS Posted January 28, 2008 Author Report Posted January 28, 2008 Era mesmo isto que eu precisava, o meu grande bem-haja!! Quote
akiteto Posted March 7, 2008 Report Posted March 7, 2008 melhor que tudo isso e mt mais facil d fazer o terreno em uns meros 10seg é com o add-on archiTERRA mas convem pensar sempre que as curvas de nivel do autocad sao curvas feitas pelo topografo e nao sao a realidade....as curvas existentes estao cheias de pontos o que posteriormente pra modelar o terreno ao edificio dá uma carga de trabalhos....aconselho a refazer as curvas com o minimo de pontos....nao precisa ficar igual as curvas que la estao.....ou entao o melhor é dar cotas apenas nos pontos certos que o topografo tirou. :p Quote
zorbatan Posted June 25, 2008 Report Posted June 25, 2008 De facto O Architerra é fenomenal no automatismo e muito fácil de usar (Em 3 clicks temos terreno). Para quem usa o Archicad há pouco tempo, não aconselho a dispersar a sua atenção a aprender a usar os Add-on. É muito bom saber que existem e que irão facilitar muito a vida, mas deve ser dado um passo de cada vez. Também porque se para um estudante o Architerra é grátis para um profissional, embora pouco, tem que pagar e nem sempre estamos com essa disposição e a dimensão do terreno não o justifica. Para modelar até 50.000m2, dispensa-se bem o Architerra, acima disto deveremos ir consultar o saldo bancário. Architerra é um Add-on (plug-in) criado pelo representante italiano do Archicad.http://www.cigraph.it/cigraph/pagetrans.do?action=main_product&_id=6〈=en Quote
Miguel K Posted August 13, 2008 Report Posted August 13, 2008 Caros amigos, tenho andado com alguns problemas com Archicad 11, estou a dar meus primeiros passos mas tenho tido problemas nomeadamente com modelação de terreno, estou a tentar modelar terreno, tenho um ficheiro com curvas e altimetrias em formato DWG que importo para Archicad mas não consigo fazer com que me faça o terreno com é na realidade. Faço a selecção das curvas com malha, registo a altimetria dos pontos e das camadas mas ficam-me sempre em socalcos e eu não quero socalcos! Alguem me pode dar uma ajudinha? Nem de propósito. No próximo número da CadProject (o de Agosto/Setembro) sai um tutorial sobre este assunto. Espero que seja útil. Quote
dj_cc Posted August 13, 2008 Report Posted August 13, 2008 ficarei atento ao seu blog miguel pois essa dica vai ser importante para o pessoal "escavar" e "aterrar" o terreno a nossa maneira. abraços Quote
Miguel K Posted August 13, 2008 Report Posted August 13, 2008 A dica só aparece no blog passados 2 meses de ser publicada na cadProject, mas, aqui que ninguém nos ouve, eu posso enviar-lhe o ficheiro por email :D Quote
KyoS Posted August 13, 2008 Author Report Posted August 13, 2008 Nem de propósito. No próximo número da CadProject (o de Agosto/Setembro) sai um tutorial sobre este assunto. Espero que seja útil. Estimado sr Miguel K, desde já o meu bem-haja pela dita, o meu sincero bem-haja. Seria possivel poder me enviar via mail esse ficheiro, visto que existe alguem tambem com o mesmo problema que eu? Os meus agradecimentos Quote
Miguel K Posted August 13, 2008 Report Posted August 13, 2008 Seria possivel poder me enviar via mail esse ficheiro, visto que existe alguem tambem com o mesmo problema que eu? No prob. Preciso de um endereço de email que aguente com 4,4mb. Envie-mo em private msg sff Quote
Recommended Posts