Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ontem estive a ver essa série da RTP e fiquei com algumas dúvidas. Ao comparar aquilo que vi, com os relatos das pessoas dessa época, noto que a série não retrata bem a realidade da época. Aquilo que perguntava ao pessoal, é se, o que é retratado na série, é só a realidade da cidade de lisboa da época, ou a do país inteiro? Será que lisboa é uma realidade á parte do país? daquela época e agora? Pergunto isto, porque como sou de Braga e não vou frequentemente a Lisboa, se o resto do país está ao mesmo nivel de Lisboa, ou as diferenças são acentuadas?

Posted

Eu por acaso ontem não vi... Mas segundo sei, a série baseia-se num programa da Antena 1, onde os ouvintes enviam as suas historias, dessa época, e depois são relatadas na radio. Por isso acho que cada episódio, retrata aquilo que aconteceu com uma ou mais pessoas nessa altura. --- Quando tu perguntas se a realidade em Lisboa é diferente no resto do país, tenho que disser que sim. Eu nasci em Lisboa, mas visto os meus pais serem do norte do país, também conheço bem. E realmente as coisas são bastante diferentes. Dou um exemplo que me aconteceu numa vez que estive no Porto. Em pleno verão, e estando eu num hotel na baixa do porto, fique um tanto intrigado ao ver que por volta das 20h já não havia quase ninguém na rua, não sei se era por algum motivo especial ou se é sempre assim, mas em Lisboa a essa hora, quase parece que ainda são 16h...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted
trata-se de um programa que retrata a época de ditadura em lisboa- portugal
Márcio, de facto as diferenças entre lisboa são algumas, no entanto, penso que não sao exageradas... basta pensarmos que se trata da capital do país e por isso, por si só já tem algumas diferenças.
eu sou de beja, estudo no porto e vou imensas vezes a lisboa e posso dizer-te que tenho bastante segurança naquilo que te digo
:p

margarida duarte

Posted

Todos os domingos fico colado à televisão, porque apesar de não ter passado por essa fase, a série fala de um imaginário que penso que está presente na grande maioria dos portugueses. O conceito é muito interessante, mesmo ressalvando as possíveis "fugas à verdade real". É sem dúvida uma lufada de ar fresco na programação da TV portuguesa...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

É dos poucos programas de TV que ainda sou capaz de parar para ver, lol Faz-me lembrar os meus avós, e bisavós... Aquelas cores, padrões, texturas, histórias, é visualizar o que eles diziam, acho qualquer coisa de extraordinário... Se há diferenças entre as várias regiões? Certamente que sim, se hoje ainda as há, imagino naquela altura :p

Posted

1 . Tem muito que se diga. Existe aquela maxima: Lisboa eh Portugal, o resto eh paisagem. Mas vejamos. Quando muitos dizem que Portugal era pauperrimo estao ser parciais. As pessoas que hoje governam o pais vem na sua grande maioria do interior. O interior, o alentejo e o algarve no tempo da ditadura eram as regioes mais pobres de Portugal. O algarve era o verdadeiro fim do mundo e as pessoas de lah segundo ouvi dizer eram muito mas para os forasteiros, nadas hospitaleiras. Enquanto o litoral vivia-se bem. Pois cada um tinha a sua terra e como eram gentes empreendedoras a riqueza surgia. No Porto, Braga e Viana do Castelo nao sei como era porque nao conheco ninguem de la. Mas se virem bem a historia democratica de cada regiao e virem quais eram as regioes comunistas e do CDS tem uma clara ideia quem era pobre e quem rico. O Litoral, Braga sendo do CDS viviam bem, pois cada um tinha o seu pedaco de terra, eram proprietarios do seu quintal e tinham as suas obrigacoes... ora no alentejo trabalhavam para um latifundiario... Quando digo viviam bem... eh claro que viviam de forma razoavel. Tinham sapatos e roupa e comiam bem. No interior segundo ouvi dizer as pessoas andavam descalcas... Por outro lado quem vivia nas Provincias Ultramarinas viviam tao bem como em Lisboa senao melhor. Tinham 5 criados para fazer o que qualquer dona de casa fazia em Portugal. Por alguma razao eles foram tao maltratados quando vieram depois do 25 de Abril. A tal inveja... 2 . Nao vejo a serie. Passo para 2 para ver o Jornal da Dois e ver o Camara Clara.

Posted

http://img135.imageshack.us/img135/5149/wbraga007zz4.jpg Uma prenda para os bracarenses, Braga no passado. http://img146.imageshack.us/img146/5731/wbragainfias2ve4.jpg