Jump to content

Recommended Posts

Posted

gostava de partilhar umas reflexões sobre a arquitectura na prática. acho que a opinião geral será no sentido de que todo o edificado será um dia projectado por arquitectos, assim será um serviço ao dispor de todas as classes sociais e ás mais variadas intervenções, de obras maiores, pequenas, mais complexas, mais simples etc. Então pergunto-me: sendo de uma forma geral a cultura e a arte mais propriamente, um "território " para alguns, com um discurso fundamentalmente para iniciados e iluminados, portanto revestindo-se de um certo elitismo, como vai ter de ser o discurso da arquitectura perante o cidadão comum? terá que haver arquitectos mais "corriqueiros" e portanto assim como na sociedade em geral existem as pessoas mais in e as outras de certa forma ostracizadas, será que esses arquitectos para o "dia a dia " serão algum dia valorizados e reconhecido o seu trabalho? ou será que tenderão apenas á imagem do que tem feito muitos engenheiros fazer da coisa um mero negócio chapa 4? é que realmente a distância do que aparece nas revistas em face do trabalho corrente, é cada vez maior. A excessiva valorização em publicações, da arquitectura elitista vai criando fossos profundos.

Posted

ora tico a tua resposta até ajuda a definir melhor, ou seja : onde eu quero chegar é precisamente ai, será que então só é valido haver génios? olha eu não me considero um, e apenas reconheço que, pelo gosto que tenho pela arquitectura e por uma experiência de já alguns anos, faço um trabalho razoável a meu ver. Agora sinto que no panorama geral essa tendência para que todos ambicionem a ser génios ou pensem que são génios, no que eu chamei de "dia a dia"da arquitectura, está a meu ver a elitizar de tal forma a arquitectura, que mais que a cultura tem que servir todas as intervenções correntes.

Posted

tico já agora, em relação á imagem que indicaste, será que a construção ao lado se fosse pintada de novo assim branquinha, não fazia o mesmo efeito, por isso não compreendo muito bem este exemplo.

Posted

...á imagem do que tem feito muitos engenheiros fazer da coisa um mero negócio chapa 4?

Deus, ou me dás paciência para aturar isto ou me dás uma Kalashnikov! Eu sei que o caminho para o Céu não é fácil, mas há limites para as provações dalgumas das agruras terrenas a que condenaste o bicho da Terra...:tired: .
Posted
marco1 ainda bem que não existem só génios, agora há aqui outra coisa que importa distinguir, o que é para cada um de nós 'um génio'!
Eu não acho que os star system [lógico que nem todos] façam arquitectura de génio, pode ser elitista pelos preços praticados, mas considero esse tipo de arquitectura como uma fábrica de fazer chouriços, se reparares bem os star system são uma repetição de ideias, raros são os que para cada situação fazem um projecto a pensar no local, e no bla bla que todos nós aprendemos. Vê o Gehry, seja numa aldeia ou em Bilbao, vira o disco e toca o mesmo, etc...
Raros são os que conseguem em cada projecto uma inovação, um click que nos faça ficar á espera da proxima obra!
É como um jogo de futebol, o jogador que faça sempre a mesma finta rapidamente é 'anulado' pelo adversário.

Quanto ao panorama português temos de nos ficar pela nossa arte de praticar o 'minimalismo' e quando aparecer alguem com que possamos 'brincar' mais um pouco, esperar que esse cliente tenha alguma cultura arquitéctonica, e nos deixe voar um pouco.
O que assistimos neste momento na nossa cultura é que só agora abriu se começou a abrir os olhos para os beneficios da nossa profissão e como as pessoas não têm 'bases' são levados pelos 'xico-espertos' pelos que tentam vender-se pelo marketing como génios, ainda não há uma cultura arquitéctonica para a sociedade fazer uma triagem do que é boa ou má arquitectura .

Esse exemplo, para começar é uma foto, também não podemos tirar grandes ilações, mas é so para dizer que se nos dessem um barracão daqueles possivelmente faziamos mil e um projectos, andávamos as voltas com uma data de materiais quando a solução era simples e barata, uma pintura e tornou o espaço bem mais agradável, uma solução de 'génio' que possivelmente nem é arquitecto.
Posted

gostei tico mas a pressão é grande, e realmente se não for a nossa iniciativa pessoal em cada trabalho penso que se faz pouco em prol da divulgação/explicação do discurso arquitectónico á sociedade em geral

Posted

Exacto! Como disse uma vez um professor meu: 'Nós aprendemos arquitectura em 6 anos, e aos clientes temos de lhes dar o curso em 6 meses'. A nossa Educação do ensino pré-superior também peca por isso, não há nada que incentive para a arquitecura, se bem que com o crescer do numero de arquitectos muitos se têm dedicado ao ensino e levam os alunos a fazerem uma brincadeiras e a despertá.los para a arquitectura. Como dizes e bem é uma luta diária e desgastante, eu como ainda estou 'verde' não me saturei, mas noto em conversas com arquitectos mais experientes, essa insatisfação e como é obvio um súbito desinteresse e cansaço pela dedicação ao discurso e não ao projecto.

Posted

Boa noite , se deixassem-se de mariquices , e pensassem em projectos que dignificassem a classe , talvez estas conversas desapareciam , e em vez disso estavamos a trocar ideias de como construir com conforto e aproveitamento dos recursos que temos , em vez de andarem por ai armados em doutores que não o são , o que sabem vão aprendendo com os empreteiros , não estou a falar sem saber . O traçar uma linha , no papel e uma sensação que so quem gosta do que faz sente , ... Mas para isso acontecer tem que ser todos , porque so 3 , 4 , mão vale a pena , não ha uma Ordem então ,.. FORÇA

Posted

Cara Colega , E Simples Eu Conheco O Meio Entre Engº, Arqtº , E Acho Que Ha Um Certo Snobismo , Porque Sera Que Numa Obra Os Mesmos Tem Que Ter Intermediarios Para Tratar Detqualquer QuestÃo Com Quem Esta A Fazer O Trabalho . Os Melhores Engº E Arquitº Que Conheci Foram Aqueles Que Sujavam As MÃos , Agarravam E Na Hora Ensinavam , Sabe Porque ? , Porque Sabiam ...! Comprimentos ,

Posted
não me referia ao que disseste, porque percebi à primeira, mas sim ao encadeamento do raciocínio e também ao português escrito. provavelmente não serás de Portugal (?) não sei...mas obrigada pela explicação detalhada, embora tenha entendido o que querias dizer.. à primeira :p

margarida duarte

Posted

Não sei se na Inglaterra é assim, mas em Portugal só escrevemos maiúsculas quando iniciamos uma frase ou quando se trata de um nome próprio...

Epa não, escreve-se normalmente!:p

Cada vez que o senhor escreve ata-se um nó na cabeça...:horrible:
E como diz a Margarida, torna-se numa conversa para surdos e ninguém percebe nada e deixa-se de falar sobre o tópico!
Posted

Jcmiranda acredite numa coisa se quizer. ás vezes é precisamente por haver uma cabeça como a sua que a unica resposta é realmente ser snob e olhar para o lado. O seu discurso denota falta de muita coisa, desde o respeito pelos outros, pelo menos com os que não conhece e muita, muita humildade, dá a ideia que só você é que sabe efectivamente o que é uma obra e um projecto, e realmente tenha a coragem de tentar saber ao menos para que serve um curso de arquitectura o que é a arquitectura ( não só construção) e ai então poderemos trocar alguns pontos de vista, eu que também ando nas obras para além de fazer os projectos.