Jump to content

Recommended Posts

Posted

exactamente dreamer... essa é a tua opinião porque tens mais aptidões para o estudo mais objectivo.. ou tá certo ou nao está.. :p varia muito de pessoa para pessoa... pois o teu colega certamente teve sorte.. lol eu falo por experiencia propria e tambe porque ja vi estudos acerca disso.. que o conhecimento decorado, armazenado á força, é sempre muito mais efémero que o outro tipo de pensamento...que compreendemos na verdadeira essência da palavra. ;)

Posted

Não concordo, absolutamente, quando dizem que só para áreas artísticas deveriam ir os alunos que estudaram artes no secundário. Podia dar diferentes motivos, mas digo apenas que com 15 anos a maturidade profissional é pouco desenvolvida. Muitos sabem o que querem ser, poucos sabem o que se faz nas profissões que desejam. Ainda mais, muitos apenas se decidem por um curso superior apenas no 12º.
Há alguns anos falava-se dum 13º ano como forma de compensar os alunos que ainda não haviam decidido, ou tardiamente decidido, qual o curso superior a seguir, constatados pela evidência de que não tiveram a componente específica do curso e estando à partida limitados à sua área de formação no secundário (num sentido muito lato, pois o grau de especialização é mínimo). Eu estou num caso semelhante ( http://www.arquitectura.pt/forum/f101/percurso-acad-mico-8549.html ). Sou formado numa área completamente diferente. Não me arrependo, mas no secundário tive de fazer uma escolha para a qual não estava preparado. Hoje, já estabilizado a vários níveis, pretendo realizar um antigo desejo de ter formação superior numa área artística, escolha sucessivamente adiada. A meu ver, se um aluno se propõe a um exame nacional como externo numa área para a qual não teve formação e se ainda assim obtém resultados mais satisfatórios que um outro que frequente a área, isso mostra muito empenho, desejo e vontade.
Com respeito ao exemplo que deram de ir para informática, meus caros, é questão de se informarem bem sobre o sistema de ensino. Há vários caminhos para um mesmo fim. Quando estava no secundário, houve colegas meus que se transferiram para o ensino nocturno por unidades capitalizáveis. Enquanto eu fazia os testes por período, mais os exames nacionais e a minha média resultava disso tudo, eles faziam um exame a cada módulo, ao ritmo que queriam, quando queriam, e ficava feito. Os exames nacionais só precisaram deles para acesso à universidade enquanto que eu tive de os fazer para acabar o curso. O resultado? A média deles foi muito superior à que conseguiriam pela via comum. É justo? Há sempre injustiças. É legal? É. Entretanto, as coisas alteraram-se, porque senão hoje quem queria ir para medicina, por exemplo, mais valia passar logo para o recorrente a partir do 10º ano.
Só acho é que justificações como «não entrei para o curso que queria porque veio outro de outro lado qualquer e me roubou o lugar» não sirvam para se desculparem.

Desculpando o desvio ao tema central...
E com isto queria agradecer os links pois também me irão dar imenso jeito :p
Se souberem de mais bons manuais, para além dos oficiais do ensino secundário, vão dizendo (autor/editora/ano) ;)

Posted

cube... isso de ainda não ter definido o que quer ser no futuro é muito subjectivo. Eu aos 13 anos já gostava de arquitectura, estudei artes e agora estou em informática. Mas continuo a ser um amante de arquitectura. Normalmente a pessoa já tem uma noção do que gosta, tem é medo de arriscar ou então é muito influenciado pelo os que o rodeiam, como pais, família e amigos.

Ola de novo Josué... Para já preciso de exercícios de axonometrias e de sistema cotado, que é o que estamos a dar...

Em relação aos exercícios... vou tentar por logo a noite... :p

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com