Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ola! Estou a tentar colocar uma nova textura no 3D Studio Viz e não consigo ve-la quando faço o "rendering". Fiz como diz no "help", fui ao menu "utilities" e carreguei no botão do "asset browser" e arrastei a imagem (tentei jPEG e Bmp) para essa janela. Depois fui à janela do "mAterial Editor" selecionei uma "unsed sample" e atribui-lhe a textura que queria. Fiz o procedimento normal de atribuição de uma textura a um sólido e quando fiz reendering não vi a imagem da textura. Alguem m sabe explicar o k fiz mal, estou farta de procurar na net no livro do 3D Studio Viz e no "help" não encontro nada que me ajude. Obrigado!! Ana Guerreiro

Posted

Não!! Esteve sempre na pasta maps, não sei se o tenho de colocar noutra pasta ou se terá que ser noutro formato que não JPEG ou BMP. Também tentei outra coisa que foi no "material editor" escolhi um material tipo plástico e depois mudei-lhe o "map diffuse" para o ficheiro da textura (imagem que não consigo projectar no "rendering") que queria e nem mesmo assim apareceu!!!

Posted

OI!! Já consegui!!! Tinha que acertar e activar uns parâmetros que se não me engano era o mapeamento e a direcção da imagem (U,V,UV). Tenho de ver se começo a mexer mais no 3D Studio para me aperfeiçoar. Já agora tens algum livro que me recomendes? Eu tenho um livro mas é muito confuso. Gostaria de aperfeiçoar os "renderes" e conseguir acertar nos parâmetros da iluminação. Obrigado pela tua atenção.

Posted

Sempre tens este do meu amigo João Santos :D(será que posso fazer publicidade) , é para iniciados no mundo do 3d mas é um excelente livro/manual , existe tambem a versão VIZ do mesmo autor
Imagem colocada
Título: Autodesk VIZ Curso Completo
Autor: João Santos e João Barata
ISBN: 978-972-722-561-3
Nº págs.: 552
Formato: 17,0 x 24,0 cm
Preço: 38.85 Euros

Imagem colocada
Título: 3ds Max 9 Curso Completo
Autor: João Barata e João Santos
ISBN: 978-972-722-564-4
Nº págs.: 576
Formato: 17,0 x 24,0 cm
Preço: 39.95 Euros

O 3ds Max tornou-se um programa de referência, praticamente indispensável para quem pretende criar imagens e animações 3D de qualidade foto-realista. Para além de um razoável número de melhorias nas ferramentas de modelação, de referências externas e de mapeamentos, esta versão inclui a criação de cenários alternativos (por exemplo, diferentes configurações de luzes e de materiais), bem como uma nova versão para sistemas operativos de 64 bits.
Escrito numa linguagem simples e profusamente ilustrado, este livro tem como objectivo não só a aprendizagem, mas também a sua utilização como manual de consulta. Os autores, em conformidade com os editores, optaram por dividir a obra 3ds Max Curso Completo em dois livros: o primeiro, agora publicado na colecção Curso Completo, é dedicado aos leitores de nível básico e intermédio (incluíram-se as matérias principais e essenciais para um conhecimento de base desta aplicação); o segundo, dirigido ao leitor de nível avançado, a sair brevemente na colecção Curso Avançado, expõe as matérias mais complexas de forma simples mas detalhada.
3ds Max 9 Curso Completo cobre todas as áreas do programa e inclui vários modelos totalmente resolvidos, nomeadamente a completa modelação de uma “cidade do futuro”, executada ao longo de toda a obra. Os 3º e 4º capítulos são totalmente práticos, pretendendo-se que o utilizador crie, desde o início, um modelo que passe por todas as áreas do programa (modelo, materiais, luzes, câmara, etc.) e uma animação que permita dar uma ideia das facilidades e potencialidades do 3ds Max 9, tendo um apêndice onde são apresentados múltiplos casos práticos. Os principais temas abordados são:
Conceitos básicos

• O meu primeiro modelo e animação
  • Criação de objectos 3D
  • Selecção de objectos e transformações
  • Modificação de objectos e modificadores
  • Formas, malhas, superfícies e polígonos
  • Objectos compostos e Materiais
  • Luzes e iluminação
  • Câmaras e estados de cenas
  • Animação e visualização realista
  • Efeitos de ambiente e visuais
  • Apêndice: Casos Práticos
Público Alvo
  • Todos os que se interessam por visualização e animação realista;
  • Profissionais de multimédia;
  • Arquitectos;
  • Estudantes do ensino técnico e superior de diversas áreas;
  • Cursos de Formação;
  • Todos os utilizadores do 3ds Max, potenciais e efectivos, tendo como objectivo não só a aprendizagem mas também sua utilização como manual de consulta
compra-se em qualquer livraria
Boa Leitura
RS
Posted

Eu diria o mesmo... O João Santos é um entusiasta desta área e os livros são de facto bons para te iniciares no mundo MAX e/ou VIZ... Depois tens os tutoriais e os manuais quer do max quer do viz, que são excelentes. Têm o contra de estar e, inglês, mas penso que não é por aí... É uma questão de opção... De uma forma ou de outra ficas bem servida...