JAG Posted September 18, 2007 Report Posted September 18, 2007 Boas, E sempre interesante o que cada um acha ser mais chato na Arquitectura. Eu nao sou arquitecto, nem estudo para o mesmo, como muitos ja devem de saber. Mas gostaria de saber o que para voces é o mais chato de fazer na arquitectura. Obrigado... :) Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
valter areias Posted September 18, 2007 Report Posted September 18, 2007 muito honestamente JAG, creio que o mais chato é toda a parte burocrática de obra que é preciso tratar, desde aprovação nas câmaras até ao acompanhamento da obra para ver se tudo é feito correctamente, apesar de dar imenso gosto ver uma obra nossa a crescer. Quote
Dreamer Posted September 19, 2007 Report Posted September 19, 2007 Para mim o mais chato, ainda na fase do projecto, é depois de "tudo" decidido, perder-se ainda o tempo a preparar o processo para a câmara, aquelas coisas buricráticas, normalizar os desenhos, fichas estatisticas, etc, etc, etc... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
nuno miguel gonçalves Posted September 19, 2007 Report Posted September 19, 2007 a parte mais chata sem duvida é a parte burocratica como já aqui foi dito, mas contudo só o prazer de poder projectar, desenhar o projecto, moldar o objecto, é de uma subtileza e de uma beldade que jamais alguma profissão a tem. Quote
Clive Sinclair Posted September 19, 2007 Report Posted September 19, 2007 Outra tarefa de grande responsabilidade e não propriamente engraçada é a medição do projecto, para concurso de preços: já tive dores de cabeça por causa de erros cometidos nesta matéria. Quote
lllARKlll Posted September 19, 2007 Report Posted September 19, 2007 Descrever a propriedade horizontal...arghhh! Quote
Peter Posted September 19, 2007 Report Posted September 19, 2007 A parte mais chata??? é muitas vezes receber!!! estão sempre cheios de pressa, mas quando chega a hora da verdade... perdem a pressa toda!!! Quote
Márcio Ferreira Posted September 20, 2007 Report Posted September 20, 2007 realmente é verdade Peter... concordo ctg. Quote
Clive Sinclair Posted September 20, 2007 Report Posted September 20, 2007 A parte mais chata??? é muitas vezes receber!!! estão sempre cheios de pressa, mas quando chega a hora da verdade... perdem a pressa toda!!! Foi o que me veio logo à cabeça quando li o tópico, mas não o escrevi para não passar por ganancioso; mas é bem verdade, infelizmente! Uma possível solução para o "problema": contrato assinado + guias de entrega + notas de honorários, e mesmo assim.... Quote
Portix Posted February 16, 2008 Report Posted February 16, 2008 a falta de inspiração que acaba afogada no whisky Quote
Sputnik Posted February 18, 2008 Report Posted February 18, 2008 As coisas deve ser vistas pelo seu lado positivo. Sempre pelo seu lado positivo. Não vale apena realizar um trabalho em forma de crítica, seria puro sofrimento. As coisas surgem e são motivadas pelo seu valor positivo. Unicamente. Quote
Guest Iago Posted February 19, 2008 Report Posted February 19, 2008 A Arquitectura acaba onde começa o desenho técnico... Quote
Guest Iago Posted February 19, 2008 Report Posted February 19, 2008 A Arquitectura acaba onde começa o desenho técnico... Quote
asimplemind Posted February 19, 2008 Report Posted February 19, 2008 ?! há quem diga que a arquitectura só começa quando a desenhas de forma rigorosa. Dou muito mais razão a isso. A arquitectura é a "ideia construída" como Campo Baeza refere. Não é apenas um rabisco, ou esquisso. Um esquisso é uma ferramenta de trabalho anterior ao desenho rigoroso mas a arquitectura nem sequer acaba no desenho rigoroso, há tanto mais para além disso.. Quote
asimplemind Posted February 19, 2008 Report Posted February 19, 2008 ?! há quem diga que a arquitectura só começa quando a desenhas de forma rigorosa. Dou muito mais razão a isso. A arquitectura é a "ideia construída" como Campo Baeza refere. Não é apenas um rabisco, ou esquisso. Um esquisso é uma ferramenta de trabalho anterior ao desenho rigoroso mas a arquitectura nem sequer acaba no desenho rigoroso, há tanto mais para além disso.. Quote
marco1 Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 muito pelo contrário Iago...uma das caracteristicas da arquitectura é que é como um todo...mas reconheço que há algumas partes do desenho técnico em que realmente acaba quer a criação quer a expressão, dependendo claro dos projectos em si. Quote
marco1 Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 muito pelo contrário Iago...uma das caracteristicas da arquitectura é que é como um todo...mas reconheço que há algumas partes do desenho técnico em que realmente acaba quer a criação quer a expressão, dependendo claro dos projectos em si. Quote
Dreamer Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 Então e a arquitectura popular... sem desenho técnico... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 Então e a arquitectura popular... sem desenho técnico... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
arq_ja Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 Existe também a chatice que é quando o cliente nos diz "não gosto", ou pior que isso durante a apresentação do projecto dizem "gosto muito sim senhor" e depois vão para casa e no dia seguinte o cliente aparece-nos a dizer "ah! a minha esposa, não gosta muito disto ou daquilo. Eu até gosto, mas ela não gosta nada. Diz ela que não está para limpar tanto vidro." lololol Ah e também quando " o meu vizinho tem esta cornija em pedra junto ao beirado e está muito bonito." Também é muito complicado quando " ah! eu quero isto assim, ou assado", e nó perguntamos "E então porquê?", ao que nos respondem "ah e tal, não sei, mas vai ficar muito bonito." A maioria das vezes os clientes não sabem para que servem as coisas (por vezes alguns técnicos também não), mas querem-nas nas suas casas. Quote
arq_ja Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 Existe também a chatice que é quando o cliente nos diz "não gosto", ou pior que isso durante a apresentação do projecto dizem "gosto muito sim senhor" e depois vão para casa e no dia seguinte o cliente aparece-nos a dizer "ah! a minha esposa, não gosta muito disto ou daquilo. Eu até gosto, mas ela não gosta nada. Diz ela que não está para limpar tanto vidro." lololol Ah e também quando " o meu vizinho tem esta cornija em pedra junto ao beirado e está muito bonito." Também é muito complicado quando " ah! eu quero isto assim, ou assado", e nó perguntamos "E então porquê?", ao que nos respondem "ah e tal, não sei, mas vai ficar muito bonito." A maioria das vezes os clientes não sabem para que servem as coisas (por vezes alguns técnicos também não), mas querem-nas nas suas casas. Quote
asimplemind Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 Aí entra o poder de argumentação que um arquitecto tem de ter. Tanto temos de argumentar para um cliente como para um concurso. há que justificar o nosso pensamento e as opções projectuais. Quando o cliente diz "quero isto porque é bonito" então se na verdade nada tem que ver com o projecto temos de ser nós a argumentar o porquê de isso não ser uma boa opção. Bom bom senso e educação as pessoas entendem-se. Agora nem nós devemos achar que somos os senhores do mundo nem o cliente deve ser quadrado ao ponto de não deixar que um arquitecto pense o projecto de forma a melhorá-lo funcionalmente e formalmente. Quote
asimplemind Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 Aí entra o poder de argumentação que um arquitecto tem de ter. Tanto temos de argumentar para um cliente como para um concurso. há que justificar o nosso pensamento e as opções projectuais. Quando o cliente diz "quero isto porque é bonito" então se na verdade nada tem que ver com o projecto temos de ser nós a argumentar o porquê de isso não ser uma boa opção. Bom bom senso e educação as pessoas entendem-se. Agora nem nós devemos achar que somos os senhores do mundo nem o cliente deve ser quadrado ao ponto de não deixar que um arquitecto pense o projecto de forma a melhorá-lo funcionalmente e formalmente. Quote
Sputnik Posted February 22, 2008 Report Posted February 22, 2008 Acho que falar com o cliente é das partes mais fixes Quote
Recommended Posts