Jump to content
Arquitectura.pt


Novo Aeroporto Internacional de Lisboa


JVS

Onde e que deve ser o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa?  

65 members have voted

  1. 1. Onde e que deve ser o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa?

    • Portela
      5
    • Ota
      5
    • Alcochete
      22
    • Rio Frio
      0
    • Poceirao
      0
    • Montijo
      4
    • No meio do Estuario do Tejo
      5
    • Monsanto
      0
    • Prolongar o Terreiro do Paco para meio do Rio Tejo e transformar a Baixa num Terminal.
      2
    • No Guincho
      0
    • Alverca
      0
    • Beja com TGV a fazer ligacao entre Lisboa e Beja
      2
    • Ilhas Desertas
      0
    • Por cima de Lisboa
      4
    • No meu quintal
      17


Recommended Posts

Apartir de uma imagem de Lisboa e outra da Ota retirada do Google com a mesma escala desenvolvi esta ideia que tive no momento da noticia de Alcochete e com as afirmacoes do Sa Fernandes quando ele referiu na hipotese do Montijo...

Porque nao em cima de Lisboa?

E assim nasce a ideia e o projecto.

Imagem colocada

O aeroporto ficava assim no meio de Lisboa. As pernas desta suposta mesa seriam hoteis e acessos verticais para pessoas que vem do Parque Eduardo VII ou do Terreiro do Paco.

Imagem colocada

O tampo da mesa funcionaria em tres niveis. O nivel superficial seria o Aeroporto com pistas equivalentes a pista da Ota. O nivel intermedio teria as instalacoes dum aeroporto com Gares e oficinas. A parte inferior seria a Gare de Partidas e Chegadas com uma vista sobre Lisboa e arredores.

Imagem colocada

Eis o corte do futuro aeroporto internacional de Lisboa.











hehe bom projecto esse...
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Replies 77
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Com o dinheiro ja gasto em estudos , em face e que a obra ja estaria , tanto na OTA , como ALCOCHETE , ou outro lado qualquer ? Mas façam , não e fazer estudos por da essa palha . Então para atrasar um pouco mais o inicio dos trabalhos , vou juntar um grupo de amigos , arranjo uns patrocinios e faço um estudo tambem. Não se tem ouvido muito os VERDES , sim porque tanto num lado como noutro a questões ambientais que eu não tenho visto fazerem algo . Não se esqueção e do que aconteceu alguns meses atras no BRASIL , mais propriamente em CONGONHAS .

Link to comment
Share on other sites

isso não quer dizer nada, eles podem fazer como das primeiras vezes, pegam num projecto já feito em vegetal e depois metem em cima do mapa a ver onde cabe...lol....o arquitecto deve ser o padrinho da nora da amiga da afilhada, que trabalha na empresa do primo.etc etc etc

Link to comment
Share on other sites

LOL... Eu ouvi dizer que era o Souto Moura... já há uns valentes meses... mas na altura foi contestado, porque só podem (supostamente) concorrer atellieres que ja tenham feito ou projectado aeroportos ou aeródromos.. o souto moura n fez nenhum.. por isso n sei.. tb ja ta um bocado desvanecido o assunto, como disse, ja ouvi isto há uns meses!

Link to comment
Share on other sites

Souto Moura , eu não digo mais um tacho , então o homem nunca fez um aeroporto , ai mãe , e dissem que não ha cunhas , ha cunhas , ha manueis ha de tudo ate trouxas como nos PORTUGUESES . Para recuperar o Parque Mayer , vem um grande nome , para o aeroporto vem uma pessoa que nunca fez nada parecido , so em PORTUGAL.

Link to comment
Share on other sites

alguem arriscaria de livre vontade fazer uma operação á vista com um cirurgião que nunca fez tal coisa? o custo da obra é tal que não pode haver falhas, até pode ser um arquitecto sem experiencia, mas que seja o coordenador de equipas com vasta experiencia, que lhe estejam constantemente a chamar a atenção... Qualquer arquitecto que não conheça um programa leva tempo a estuda-lo, perceber escalas etc, é preciso ver o que outros fizeram...isso implica uma disponibilidade enorme para primeiro perceber como funciona um aeroporto e a sua complexidade...aqui sim vem o arquitecto como gestor...

Link to comment
Share on other sites

é curioso...mas ainda hoje li uma noticia sobre o novo aeroporto de lisboa e o que era dito é que, de facto o LNEC apontava a possibilidade de ser construido em alcochete, como sendo a melhor, mas o ministro das obras publicas (consequentemente o governo) não deu a confirmação disso. apenas disse que "a decisão do Governo terá em conta o relatório"


O novo aeroporto internacional de Lisboa deve ser construído em Alcochete. Esta é a conclusão dos estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já garantiu que a decisão do Governo terá em conta o relatório.

A opção do Governo para a construção do novo aeroporto foi totalmente arrasada pelo LNEC. Segundo avançou ontem a SIC e o semanário ‘Sol’, a Ota é apontada como uma péssima solução, sendo economicamente insustentável.

Confrontado com as conclusões do estudo, Mário Lino recusou prestar qualquer comentário, sob o argumento de que ainda não está na posse do documento: “Não faço comentários. Aguardo o relatório.” Mas acrescentou: “O Governo decidirá [qual o local para o novo aeroporto] com base nos fundamentos técnicos, como é evidente. O relatório é uma peça absolutamente fundamental e a decisão do Governo terá em conta o que o relatório do laboratório disser.”

Certo é que o estudo não deixa margem para dúvidas: o novo aeroporto de Lisboa deve ser construído em Alcochete, alguns quilómetros a leste da actual pista militar do Campo de Tiro, junto ao bairro de São Gabriel, na freguesia de Canha, concelhos de Montijo e Benavente.

De acordo com o relatório, a opção Alcochete é a mais atractiva em termos de capacidade de navegação aérea, acessibilidades, ordenamento, competitividade e desenvolvimento económico-social. Além de ser a opção mais barata, Alcochete oferece ainda a possibilidade de ser criada uma cidade aeroportuária, com actividades paralelas e novos postos de trabalho, como permite ainda melhorar a rede de travessias do Tejo e a revitalização económica da zona do Barreiro.

Mas há um senão. Em matéria de ambiente, uma equipa concluiu que se o aeroporto for construído em Alcochete pode contaminar irreversivelmente a maior fonte de água potável da Península Ibérica.

Devido à polémica em torno do novo aeroporto, Mário Lino tem sido apontado sempre como um governante remodelável. Questionado sobre o assunto, o ministro garantiu em declarações à SIC que o seu “lugar está sempre à disposição” de Sócrates.

POCEIRÃO MAIS BARATO

O deputado do PSD eleito pelo círculo de Setúbal, Luís Rodrigues, sublinha a propósito do futuro aeroporto de Lisboa que “se a decisão for para Alcochete é sempre uma boa solução”. Contudo, a opção “Rio Frio ou Poceirão é melhor” em termos de custos de acessibilidades, sobretudo por causa do traçado do TGV. O PSD remeteu, recorde-se, para Janeiro a sua posição final, sendo certo que preconiza a solução, de forma faseada, da manutenção do aeroporto da Portela, mais um, apontando como hipótese Alcochete.

www.correiomanha.pt

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.