AnaS Posted June 15, 2007 Report Posted June 15, 2007 Olá. Há alguns anos que tenho esta dúvida e gostaria de a esclarecer... (Uma pessoa só é ignorante uma vez).. Um arquitecto projecta apenas o edifício, ou escolha também os materiais a serem utilizados na construção??? e é o arquitecto que faz os cálculo de pesos, etc.... ? Sei que é uma pergunta imatura mas... queria saber:happy: Quote
Dreamer Posted June 15, 2007 Report Posted June 15, 2007 O arquitecto projecta o edifício e escolhe os materiais. Os cálculos são feitos pelos engenheiros... Claro que o projecto e os materiais "aparecem" da discussão com o cliente, ou seja, se ele não gostar de pedra, não lhe vais espetar com um revestimento em granito... Pode acontecer também ser uma equipa multidisciplinar, onde designers de interiores estudem os revestimentos... enfim, acaba por não ser muito "fixo"... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
AnaS Posted June 15, 2007 Author Report Posted June 15, 2007 olá dreamer! muito obrigada pela resposta. queria mesmo esclarecer esta dúvida que tinha. fiquei um bocadinho mais descansada ... não gosto muito de cálculos. lol :) Quote
lllARKlll Posted June 15, 2007 Report Posted June 15, 2007 O Arquitecto projecta, calcula, fiscaliza e orçamenta todo o tipo de estruturas, no qual esteja disposto a investir alguma aprendizagem, diferindo do Engenheiro no facto de este estar vocacionado para efectuar essencialmente orçamentação e cálculo, os Arquitectos essencialmente planeiam e projectam...havendo depois muitas actividades conexas, desde a simples realização de um caderno de encargos, passando por medições, contratos, orçamentos, avaliações, direcção de obra, etc... É caso para dizer, que para os arquitectos, a verdadeira aprendizagem começa no trabalho profissional, no ganhar experiência e calo através do trabalho. Ninguém se torna arquitecto à custa de uma licenciatura. Há quem diga que só se atinge o pleno dos conhecimentos (dominar completamente a profissão) ao fim de 10 anos de actividade... P.S. Eu próprio já calculei profissionalmente várias estruturas metálicas. Os arquitectos devem saber calcular estruturas/estabilidade e ter algumas noções de infra-estruturas... Quote
AnaS Posted June 16, 2007 Author Report Posted June 16, 2007 estou a perceber a ideia... mas fico contente por se deixar a parte mais chata para os engenheiros... lol "Há quem diga que só se atinge o pleno dos conhecimentos (dominar completamente a profissão) ao fim de 10 anos de actividade..." eu acredito que sim! Quote
Dreamer Posted June 16, 2007 Report Posted June 16, 2007 Há quem fale em 20... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
AnaS Posted June 16, 2007 Author Report Posted June 16, 2007 Dreamer pois... acho que isso depois deve variar de arquitecto para arquitecto... Quote
lllARKlll Posted June 16, 2007 Report Posted June 16, 2007 O Arquitecto tem que fazer aquilo que se chama um "Arquivo Mental", que se vai ganhando com a experiência. Quote
AnaS Posted June 16, 2007 Author Report Posted June 16, 2007 estou a ver... não deve ser muito fácil. Quote
m a r g a r i d a Posted June 16, 2007 Report Posted June 16, 2007 AnaS...é bom saber sobre tudo..não queiras restringir-te "apenas" ao acto de projectar Quote margarida duarte
AnaS Posted June 16, 2007 Author Report Posted June 16, 2007 sim, mondrian... eu percebo. na universidade somos preparados para todas as tarefas a fazer, não é?? eu gosto de arquitectura.. gosto de apreciar edifícios. porém, ainda não percebo o sentido da palavra "arquitecto" pois vejo que na realização de um edifício estão muitas pessoas envolvidas. o que percebi, até agora, é que o trabalho do arquitecto varia de projecto para projecto e que, ao projectar um edifício, há que ter em conta certos cálculos... não é? outra dúvida: qual a diferença entre um arquitecto e um engenheiro civil?? obrigada Quote
m a r g a r i d a Posted June 17, 2007 Report Posted June 17, 2007 bem..de certeza que muita gente te vai responder coisas diferentes...embora "rondem" sempre plo mesmo...confusa?lol é o seguinte, para te dar uma resposta o mais acertada possivel, vou abranger na minha resposta um pouco sobre tudo.na história da arquitectura, quem "apareceu 1º" foi o arquitecto. os engenheiros só surgiram na idade média, com a construção dos castelos, na altura denominados engenheiros militares. basicamente havia 5 ou 6 arquitectos que trabalhavam para a corte, com trabalhos especificos, e os engenheiros eram (antes de existir a escola) os "moços dos biscates" ou seja, era necessario reparar um muro do castelo, era muito longe de lisboa, por exemplo, em vez de ir o arquitecto real estaria lá o engenheiro que faria isso. é claro que depois com o surgimento das escolas, começou a haver pessoas mesmo especializadas nos calculos para as obras (quase sempre militares, ou de pontes, etc..)costuma-se dizer que um engenheiro faz o que o arquitecto faz, mas o contrario nao é possivel...a verdade é que o engenheiro "pesca" mais sobre calculos, forças, resistencias, etc. é claro que te ensinam isso na faculdade. no que me diz respeito, tive por exemplo 2 anos de pre dimensionamento e concepçao estrutural, onde aprendi de tudo, mas é obvio que nao me sinto preparada para calcular lajes, vigas, treliças ou pilares, etc, sozinha...não é esse o "nosso mar"convem contudo, ter sempre umas noçoes para saberes o que estas a fazer.o arquitecto trabalha os espaços, as sensações, o homem, a sua historia. é um trabalho complexo para descrever em meia duzia de linhas, pois ao contrario do trabalho do engenheiro nao é algo pragmático, onde se possa dizer que 1+1 =2normalmente, atribui-se ao engenheiro, projectos relacionados com pontes, estradas, calculos estruturais de edificios, barragens....uma coisa é certa, tanto o trabalho de um como de outro sao fundamentais e essenciais numa boa obra. é um trabalho de equipa imprescindivel! para mim, pessoalmente, a pessoa mais completa a todos os niveis é o arquitecto santiago calatrava, de certo que ja ouviste falar. depois de ter tirado o curso de arquitectura, tirou tambem o de engenharia o que resulta a perfeição com o ideal em cada obra que faz.mas isto claro já é uma opinião pessoal Quote margarida duarte
asimplemind Posted June 17, 2007 Report Posted June 17, 2007 o arquitecto é antes de mais o coordenador de uma equipa de técnicos. É ele quem projecta e quem lidera o grupo de trabalho. Uma das coisas que distingue a Arquitectura das outras artes é também o facto da obra ser realizada através de bastantes pessoas. Mas mesmo em outros tipos de arte cada vez mais as obras são feitas por mais que uma pessoa. No entanto há sempre alguém que coordena e planeia a obra. Depois também há aqueles arquitectos que passam a vida só a fazer concursos, mas para isso convém ter um padrinho ou um belo de um patrocínio para termos a comida na mesa todas as noites :) Quote
m a r g a r i d a Posted June 17, 2007 Report Posted June 17, 2007 esqueceste te de enumerar tambem aqueles que são professores e que gostam de infernizar a vidas dos seus "pupilos" Quote margarida duarte
AnaS Posted June 17, 2007 Author Report Posted June 17, 2007 olá. obrigada pelas respostas. já percebi. normalmente, as pessoas pensam que os arquitectos ganham muito dinheiro. Mas, pelo que tenho visto, não ganham mais do que um cidadão normal (tirando algumas excepçoes). ás vezes também penso que não há muitas pessoas a construir casas... e existem tantos arquitectos! mas para ser sincera prefiro muito mais o trabalho de um arquitecto do que de um engenheiro (o meu irmão é engenheiro e eu não "pesco" nada daquilo... lol mas vejo que é difícil.) Quote
Recommended Posts