Jump to content

Recommended Posts

Posted
TITULO DA PROPOSTA: ESPAÇO HABITAVEL MOBIL

NOME DOS AUTORES: ALEXANDRE REGO E NUNO CAPÊLO DE SOUSA

DESCRIÇÃO DO PROJECTO:

Espaços Habitáveis…

Entre diversos pensamentos sobre o conceito de habitação mínima, uma reflexão sobre o dispensável e indispensável, chega-se a uma solução renascentista.
O conceito recai sobre um cubo de 2mx2mx2,2m, em que as suas faces se estendem dando lugar a diversos compartimentos, em que estes podem ser moldados consoante o número de pessoas, estas deslocações são realizadas através de roldanas aplicadas entre a estrutura principal e os cantos superiores e inferiores de cada face, será na execução do deslocamento das faces que se atingirá os 27m3.A dimensão de cada face é realizada através das dimensões de uma cama de 1mx2mx2.2m.
Parte-se do princípio que a ideia de habitação mínima reflecte para um meio de fuga, sendo lógico desenvolver uma habitação transportável, sendo que a escolha dos materiais será dos mais leves possíveis, em que depois da escolha do local, o homem terá de exercer uma pequena força para a sua deslocação e já no seu interior é que vai moldar a sua forma idealista.
Pode-se assim dizer que a habitação móbil é uma configuração espacial das fachadas extensíveis, que duplicam a área da superfície. Sendo que a configuração espacial se diferencie da diversidade cultural e do numero de pessoas.
  • 1 month later...
Posted

Parebens pelo seu prémio! Tenho só duas questões para lhe colocar: 1.O que é que quer dizer com solução Renascentista? 2.Estando no enunciado que se tratava de uma intervenção urbana porque é que a solução surge num parque ou no vácuo? Admitindo que possa ser móvel, o que é que o torna específico ou vantajoso num contexto urbano? Agradeço a sua resposta.

Posted

Boa Nuno e Alexandre !, faz-me lembrar as bonecas russas de madeira pintada, montadas uma dentro da outra, chamadas (Matrioskas), Descobrindo-se no seu interior um volume em vidro (por fora robusto mas no seu interior uma ligeireza interessante), Depois dizem que os cubos são temas explorados, aqui está uma excelente abordagem. Parabéns

Posted

Parebens pelo seu prémio!

Tenho só duas questões para lhe colocar:

1.O que é que quer dizer com solução Renascentista?

2.Estando no enunciado que se tratava de uma intervenção urbana porque é que a solução surge num parque ou no vácuo? Admitindo que possa ser móvel, o que é que o torna específico ou vantajoso num contexto urbano?

Agradeço a sua resposta.

Obrigado eu e o meu colega agradeçemos mas não é o só o prémio que nos agrada mas principalmente o reconhecimento e a partilha de ideias...

1º Quanto á solução renascentista acho que a resposta esta na própria planta apresentada no trabalho.

2º Quanto á solução estar no vácuo. Simplesmente estamos explicando como o modulo funciona não acho que seja rigorosamente necessário coloca-la no meio da praça do comercio (exemplo), quando só queremos mostrar como o modulo abre e fecha.
3ºEm relaçãoao contexto urbano o módulo assenta no chão, dai que possa estar num jardim, num parque ou mesmo no meio de uma praça de um centro urbano, a escolha é de quem o usa.
Posted

Hum...a solução renascentista. Mas o ideal mais directo de " o homem no centro" no teu habitáculo ? Que ideal renascentista te referes concretamente :p ( curiosidade )

Gosto também da tua proposta.
Este ideal já referido, de Caixa dentro da Caixa, pontenciador de uma flexibilidade notável ao teu espaço.

Muito Parabéns e continuação de um muito bom trabalho!

Posted

Agora estou eu curioso, Será a solução renascentista a forma de cruz? As primeiras igrejas do renascimento mantêm a forma da cruz latina, ou a cruz grega, mais frequentes nas igrejas do renascimento clássico.

Posted

O grupo manifesto vem por este meio felicitar os seus dois membros Nuno e Alexandre pela menção honrosa que conseguiram neste concurso, PARABENS... aos dois foi pena não termos tido tempo para trabalhar todos no mesmo concurso...