Jump to content

Recommended Posts

Posted
Intervenções na Cidade – Tecto Habitado
Paulo Miguel de Melo com Maria João Correia e Luís Maria Baptista

http-~~-//img522.imageshack.us/img522/1121/ic016tecto162e63cgx6.jpg

http-~~-//img522.imageshack.us/img522/6311/ic016tecto262f427ef6.jpg

A proposta:
O TECTO HABITADO, é uma estrutura espacial que pretende reflectir e ser o reflexo à escala humana da presença física dos pilares e do tabuleiro da ponte.

O TECTO HABITADO, é uma galeria de arte com células de produção artística individual de carácter temporário, que cria um duplo espaço de exposição colectiva, ao nível do solo e dentro do tecto.

O TECTO HABITADO, é uma estrutura de espaço que constrói três níveis de experimentação /vivência humana distintos: 1º- praça coberta ao nível da cota da rua – recinto público para exposições e eventos colectivos. 2º- tecto habitado – células de criação / produção / exposição resultante do trabalho individual dos artistas residentes. 3º- Cafetaria suspensa entre os pilares da ponte com vista panorâmica sobre o rio e a cidade a 35m de altura.

Todos os acessos verticais são realizados através do interior dos pilares da ponte que são ocos. Um para escadas, outro para elevadores.

O TECTO HABITADO, é uma estrutura espacial que convida o transeunte desprevenido a experimentar a novidade programática que propõe em relação aos conteúdos existentes na zona de intervenção.

O TECTO HABITADO é uma plataforma – malha cúbica - construída a 4 m do solo, com 4 m de espessura / altura , estruturada quase na totalidade do espaço vazio existente, por cheios e vazios, de secção cúbica / quadrada, geometricamente e uniformemente definidos e distribuídos de acordo com a orientação e a secção dos pilares da ponte. Os Cheios (caixas) possuem a mesma secção da área de implantação dos pilares e os vazios (clarabóias) têm em largura metade dessa medida. No canto norte - poente, no espaço não coberto pela malha cúbica, situa-se um pequeno pátio/jardim com um afloramento rochoso e uma árvore.


O que disse o júri
Esta proposta debruça-se sobre um espaço que é sempre difícil de requalificar: a parte inferior da Ponte 25 de Abril. Pegando num vazio urbano e aproveitando a estrutura da própria ponte propõe-se um “tecto habitado” cujo resultado formal não só é interessante como parece viável tendo em consideração o programa proposto: residência para artistas.


Contributo para uma reflexão:
As grandes infra-estruturas instituem muitas vezes, sobre o território que ocupam, não-lugares – espaços não relacionais e sem função social. Este núcleo suspenso de células modulares pretende resgatar um desses espaços, albergando funções de residência, produção e exposição artística. Esta nova realidade funcional dá assim origem a uma praça coberta, em que o lugar colectivo do plano horizontal se torna reactivo da estreita convivência com as tensões e fluxos do organismo modular que sobre ele se suspende.

Fonte:
Blog _ Trienal de Lisboa
Posted

Tecto habitado... no meu primeiro desenvolvi um texto sobre o tecto... o tecto das casas constituem em si vazios que muitas senao mesmo sempre nunca sao usados... a questao eh... como usufruir do tecto?

  • 3 weeks later...
Posted

Usufruir do tecto de uma casa,passará pela apropriação do vazio que se encontra antes e depois dele. isto, se considerarmos o tecto como um limite. A primeira imagem que me vem á cabeça, é aquelas camas apoiadas numa plataforma, utilizadas nos quartos para poupar espaço. mas ao apropriarmo-nos do tecto, inserindo outro plano, não estamos a criar outro tecto? o que é um tecto?

Posted

talvez so exista um vazio, que existir um cheio. se estiverem em perfeita harmonia n vejo grande problema dessa questão. existem diversas obras onde esse limite visual, o tecto existe, esta lá, mas não esta pq existem muitas coisas relações visuais mais importante

Posted

Supondo que um tecto existe sempre num edificio, digo supondo porque o inverso é sempre a ausência de matéria, penso que a ideia aqui proposta será a subtração de matéria interior do tecto. Quanto á densidade esmagadora também concordo mas pela positiva, pois em Lisboa os espaços são sempre abertos a largas avenidas e não existe grande escolha de espaços diferentes em termos de densidade e escala (sobre a nossa cabeça). Quanto ao projecto própriamente dito acho muito interessante o aproveitamento deste espaço(ou vazio), e que julgo nunca ter tido grandes propostas coerentes.

Posted

não conheço lisboa, portanto interpreto a imagem somente. os "tectos" restituem uma relação de proporção mais coerente ao conjunto da paisagem, em semelhança ao que acontece a arquedutos como o construido na lapa (rio de janeiro) no periodo colonial Brasileiro, uma linha secante que corta horizontalmente um elemento muito delgado e esguio para escala urbana, mas não para escala humana, como é este caso, minimiza a amplitude visual e verticalidade massacrante para a escala do pedestre. encontrei esse forum por acaso em uma pesquisa do google, mas achei muito legal esse ambiente de debate arquitetonico, parabens aos participantes

Posted

Gostava de ver mais informação ... pela imagem e descrição apresentadas vale o exercício ... mas "pessoalmente" , não me parece mais do que uma composição utopicamente interessante... O tema é ideal para ser discutido. :icon_pistoles:

Posted

User Tiago_m estando tu na lusiada de lx podes fazer essa pergunta directamente ao prof luis baptista que certamente estando o irás apanhar nas turmas no 2º do mesmo curso e dps de umas boas conversas com ele começarás a ver arquitectura de outra forma perspectica... chill your life....

Posted

kaz ja agr foste aluno dele?? é k este ano eu fui e sim tens razão que depois de algumas conversas com ele passas a ver a arquitectura de uma maneira bem diferente. e aprendes a ver para além do do desenho, através da arte da imagem e do cinema.

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.