Ana Patrícia Posted May 11, 2007 Report Posted May 11, 2007 :icon_chick: Bem, parece que me vou estrear na publicação de um trabalho da faculdade. Fi-lo o ano passado no segundo semestre do quarto ano, sendo que no primeiro se fez um plano urbano para a zona. Dado que nas imagens dos páineis já aparece o texto explicativo do projecto, abstenho-me de o repetir aqui, de qq modo espero que, gostando ou não, me digam o que acham. Qualquer dúvida também terei todo o prazer em esclarecer. Fiquem bem e bom trabalho! Bom vejamos se assim resulta... Bom, como entretanto verifiquei que não se percebe o texto, cá vai:O exercício proposto no contexto da disciplina Projecto III consistia na criação de um equipamento colectivo que service de apoio às universidades do Pólo Universitário da Ajuda, denominado Fórum Universitário. Este consistia num conjunto de valências de apoio à comunidade estudantil, bem como num espaço público de referência a que se chamou Praça do Pólo Universitário Em termos de programa compreendia uma zona de comércio, anexada à praça como possibilidade de funcionar independentemente do resto do fórum, uma recepção com zona de Welcome/Info, um Club-House (espécie de cafetaria de encontro para a comunidade universitária), zona de átrio, com zonas de estar, computadores e mesas de jogo, salas multi-usos com condições para obscurecimento e uma sala polivalente para eventos mais institucionais. Também foram tidas em conta as áreas de serviço tais como arrumos, I.S., acesso para cargas e descargas e administração. No que se refere ao local, os principais problemas a serem resolvidos consistiam em criar uma frente urbana a sul, que dialogasse com a presença das universidades e que oferecesse um espaço público de referência para a comunidade local e criar um remate para a mata de Monsanto, a Norte, que definisse a charneira de transição entre o meio natural e urbano.Procurou-se resolver conjuntamente os problemas colocados quer pelo programa proposto, quer pelo local de intervenção, criando um paralelo entre escala do edificado e graus de privacidade. Assim, procurou resolver-se a topografia através de muros de suporte de materialidade pétrea, sobre os quais se elevam os volumes prismáticos que contêm o programa. A Sul, uma cobertura plana vazada cria um espaço de claustro que repsonde ao espaço público pedido, criando uma zona de transição interior-exterior onde se situam as áreas comerciais. Os mesmo muros de pedra albergam o hall da recepção e escondem o estacionamento. Os volumes prismáticos são apoiados sobre os muros a Sul, e a Norte encotram-se suspensos sobre o terreno, como que levitando. Quote
Ana Patrícia Posted May 24, 2007 Author Report Posted May 24, 2007 bom, como ninguem respondeu, resolvi humildemente colocar mais umas fotos numa tentativa de estimular os olhares e obter as vossas opiniões... Quote
Dreamer Posted May 24, 2007 Report Posted May 24, 2007 Bem Ana Patrícia, os painéis não estão com resolução suficiente para serem perceptíveis... A informação perde-se e parte importante da explicação, os desenhos técnicos, estão assim inacessíveis... Pela maquete vê-se mais alguma coisa sem dúvida, mas não é o suficiente para se perceber o projecto como um todo... No entanto, o jogo de volumes parece-me interessante, mas fico com algumas dúvidas quanto à iluminação e ventilação natural dos diversos espaços, porque parece ser demasiado "fechado"... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Ana Patrícia Posted May 26, 2007 Author Report Posted May 26, 2007 Tens razão. Aqui coloco de novo os paineis com melhor resoluçao, e as duas plantas e um corte principal para que se perceba ,melhor. Quote
Ana Patrícia Posted May 26, 2007 Author Report Posted May 26, 2007 Conforme poderás ver nos desenhos, especialmente nas plantas, o projecto tem bastante área envidraçada nomeadamente quer a Norte, quer a Sul, fruto das vistas nessas duas direcções (Monsanto e Tejo, respectivamente). A ventilação do edifício faz-se Este-Oeste, direcções onde se localizam a totalidade das entradas no edifício fórum, excepto o acesso à varanda da cafetaria (piso 1). Apesar de parecer fechado, esses rasgos estreitos e alongados são a ''casca'' da caixa, e as zonas em vidro estão recuadas em relação a eles. Na planta do piso 2 isso é perceptível através das sombras que só fiz nas áreas exteriores. A parte desenvolvida à escala 1:50 foi o átrio e cafetaria e coloquei desenhos dos mesmos para que se percebessem melhor. obrigada pelo comentário espero ter exclarecido as tuas dúvidas. :D Quote
AnaS Posted May 26, 2007 Report Posted May 26, 2007 olá Ana. Realmente dá para ver que o edifício é bastante envidraçado e eu gosto imenso desse aspecto (estéticamente é bom e parece um edifício mais vivo, mais cheio de luz). Não te posso adiantar grande coisa para além de dizer que gostei. A maquete já está acabada? Parece-me um pouco "inacabada". Quote
Rui Rodrigues Posted May 26, 2007 Report Posted May 26, 2007 Não seu o teu interesse, mas dá uma vista de olhos na hora desse arquitecto.http://www.jordibadia.com/ Quote
Pedro_Ribeiro Posted June 14, 2008 Report Posted June 14, 2008 nao sei se sou só eu, mas nao consigo abrir os desenhos. quando dizes club-House (espécie de cafetaria de encontro para a comunidade universitária) e se a sua implantação for ao lado da F. de Veterinária (que é o único espaço que vejo que pode receber o teu projecto) será que alguém da FAL irá lá acima conviver?... na maquete não percebo em que lugar o projecto se insere e quais as relações com o mesmo...uma foto aerea chegava. o programa que propões é adequado? não terão as faculdades salas polivalentes suficientes? o que tem esse espaço público vazado de especial para ser melhor do que o da ISCSP? quanto aos planos envidraços tenho dúvidas, pois para mim, e segundo o vão que apresentas, o mesmo deverá estar virado a sul, para a zona da ponte, certo? não será isso uma repetição do que vemos no refeitório? porque não controlar a visão sobre aquela magnifica paisagem? Quote
rmoura Posted June 14, 2008 Report Posted June 14, 2008 eu também não consigo aceder ás plantas Quote
Arq.to Posted June 15, 2008 Report Posted June 15, 2008 Para melhor vos ajudar, quais são os tópicos ao qual não conseguem ver as plantas? Eu consigo ver tudo. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
rmoura Posted June 15, 2008 Report Posted June 15, 2008 eu não consigo aceder ás plantas nem aos cortes...leva muito tempo a pensar e depois quando se clica aparece uma cruz sinal que não existe imagem Quote
Arq.to Posted June 15, 2008 Report Posted June 15, 2008 Já consegui reproduzir o problema, a vossa versão do Internet Explorer é a 7.0 ou a 8.0? Ou anterior? Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Arq.to Posted June 15, 2008 Report Posted June 15, 2008 Obrigado, vou reportar o erro aos responsáveis. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Ana Patrícia Posted June 15, 2008 Author Report Posted June 15, 2008 bom também não consegui aceder às plantas mas vou tentar adicionar novas e ve rno que dá. no que diz respeito ao programa, ele surgiu do trabalho do primeiro semestre. nesse período, o alunos organizaram-se em grupos, propondo equipamentos e espaços públicos para toda a área do pólo. desses trabalhos, um foi escolhido por votação e desse trabalho escolhido, os professores definiram melhor o programa de um dos equipamentos propostos. nesse sentido, a grande maioria das questões que colocas, sensatas e pertinentes, correspondem ao trabalho que foi base para o enunciado e que não era de todo incentivado a ser posto em questão, tratou-se de fazer o melhor exercício de arquitectura possível com esses dados: sítio, programa e áreas. respondendo a outra questão, o que pretendi com o espaço público vazado era criar um claustro com uma escala pequena e acolhedora, que proporcionasse um agradável recolhimento. penso que o espaço do iscsp, com todas as suas qualidades e defeitos, tem simplesmente uma vocação totalmente díspar. está dimensionado para uma multidão! nesse aspecto o espaço proposto nao é melhor nem é pior, e de modo nenhum o pretende substituir porque é simplesmente de carácter diferente. e serve outro tipo de uso. quanto ao vão envidraçado, existem momentos no projecto que controlam a vista sobre o rio e outros que a revelam, e a qualidade de ambos é enfatizada pelo contraste entre si. esse vão em especifico, sendo grande, é também recolhido (está a cerca de 3 metros de profundidade) o que confere à paisagem uma moldura que são as ilhargas, o chão e o tecto. pareceu-me que poderia ser interessante usar a paisagem como cenário dessa forma. Quote
Arq.to Posted June 15, 2008 Report Posted June 15, 2008 Ana se não te importas pedia-te que colocasses as imagens de novo, caso contrário torna-se complicado para os responsáveis de detectar o problema. Obrigado. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Recommended Posts