m a r g a r i d a Posted March 20, 2007 Report Posted March 20, 2007 olá a todos! bem, gostaria de colocar uma dúvida em relação à tese, que temos de fazer no 5º ano. estou no 4ºano, e ontem (segunda feira 19 de março) o regente da cadeira de projecto II falou-nos nisso. em primeiro lugar, deixem-me dizer-vos que estou um bocado a "leste" (confesso) sobre esse tema... o que eu gostaria, era que me ajudassem, e que me explicassem, exactamente, o que se faz na tese. é claro que muitas duvidas surgiram, quando se falou no tema, mas já se sabe como é: nunca se pergunta convenientemente ao professor o que gostariamos, expondo assim o nosso lado "menos bom" - o lado do ignorante... assim sendo, digam-me, o que é? é necessário fazer um projecto para ele? o que se procede no final de estar feito? que tipo de temas são normalmente escolhidos para fazer o mesmo? sei que é necessário, com alguma antecedencia, escolher o tema e "andar atrás" de um professor que nos oriente (plo menos na minha faculdade é assim, embora tenha conhecimento, que noutras faculdades - que eu saiba engenharia - que é a própria que se encarrega disso) então como abordar os mesmos? será prudente começar a procurar já um tema?:nervos: sei que existem colegas que tem "uma ideia" do que fazer desde o 2º ano.....eu tou mm à nora.... é necessário que seja um tema interessante? ou o nosso gosto e vontada para trabalhar num certo tema é que conta? obrigada desde já por me terem dado atençao...se me pudessem ajudar seria óptimo :) Quote margarida duarte
m a r g a r i d a Posted March 20, 2007 Author Report Posted March 20, 2007 tanta gente que lê e nao responde...será que não sou a unica às aranhas por aqui? :) Quote margarida duarte
asimplemind Posted March 20, 2007 Report Posted March 20, 2007 já foste ver alguma apresentação de tese de final de curso? É sempre bom irmos vendo o que os outros vão fazendo para quando chegar a nossa altura estarmos mais à vontade. Segundo o que sei, quem escolhe trabalho teórico na minha faculdade tem de se subordinar a uma temática geral e posteriormente escolher um tema particular para o desenvolver. O orientador é atribuído pela escola e uma tese basicamente é um livro com uma introdução da tematica e ideias gerais, o desenvolvimento de uma análise crítica relativa ao tema e as conclusões tiradas dessa análise e explicitadas em texto. Isto tudo formando um mínimo de 400 páginas. Não sei como será aí, mas certamente poderás informar-te junto dos orientadores nao? Quote
Vampir0 Posted March 20, 2007 Report Posted March 20, 2007 Pois, pelos vistos cada universidade está a adoptar a sua "tese". Na Moderna de Setúbal, nos trâmbitos do processo de Bolonha, acontece o seguinte: no 2º semestre do 5º ano (ou 10º semestre), o aluno escolhe de entre 3 temas que irá desenvolver com o apoio dado em aulas durante esse semestre. Essas aulas abrangem a cadeira de Atelier 4, Desenho Urbano 2 e as optativas. No final das aulas, o aluno apresentará numa palestra, aberta ao público, o trabalho que realizou. Quote
asimplemind Posted March 20, 2007 Report Posted March 20, 2007 na minha realiza-se no 6º ano com a duração de "teoricamente" um ano Quote
m a r g a r i d a Posted March 20, 2007 Author Report Posted March 20, 2007 aqui também tem a duração de um ano. nesse ano (5º ano) temos a tese, legislação e projecto III. nao sabia que as teses eram abertas ao publico...será que isso também se aplica às privadas? Quote margarida duarte
asimplemind Posted March 20, 2007 Report Posted March 20, 2007 na minha a apresentação, defesa da tese é pública assim como todas as defesas de trabalhos práticos de projecto de 6º ano Quote
m a r g a r i d a Posted March 20, 2007 Author Report Posted March 20, 2007 ta bom ta bom.... entao no final do ano acho que vou assistir a algumas..eh eh eh Quote margarida duarte
asimplemind Posted March 20, 2007 Report Posted March 20, 2007 como disse é muito bom ir assistir para tomarmos nota de certas posturas que deveremos tomar quando formos nós. Quote
Vampir0 Posted March 20, 2007 Report Posted March 20, 2007 mondrian.. a Moderna de Setúbal é privada. asimplemind, mas esse 6º ano é já com o mestrado integrado? Na universidade onde estudo também havia esse 6º ano que consistia num estágio curricular (não obrigatoriamente remunerado, ou seja, ninguem recebia tusto ) onde, no final, se elaborava uma tese para então a apresentar. No entanto, agora com o processo de Bolonha, esse ano foi suprimido, para grande satisfação nossa, porque assim é menos um ano a atrasar a nossa entrada no mercado de trabalho. Segundo o que a coordenadora do curso cá da Modernaça me explicou, o espírito do processo de Bolonha é o de tentar inserir, o mais rapidamente possivel, os alunos no mercado de trabalho. Daí o 1º ciclo que consiste em Estudos Básicos de Arquitectura. Óbviamente, de momento, este 1º ciclo nao serve para nada sem ser permitir o ingresso no 2º ciclo, mas, esperemos que no futuro a sociedade se encarregue de integrar essas pessoas na prática profissional. Quem sabe em outros cargos e/ou especializações diferentes das que existem. Quote
asimplemind Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 a minha n tem bolonha, há-de ter, para o bem e para o mal... O 6º ano sempre foi como era até então na escola de belas-artes do porto, um ano para desenvolver um projecto de arquitectura com a opção de se fazer uma dissertação teórica em vez de prática. No final há a apresentação pública do trabalho com arguência. Não temos estágio incluido no curso. Agora com bolonha é que isto vai ficar uma palhaçada porque foi aprovada a passagem do curso para 5 anos, condensando disciplinas para se fazer tudo em 4 anos e o 5º ano ser o tal "mestrado" especializado numa das várias áreas que irão surgir... Não estou nada de acordo com isto mas isso é outra conversa... Quote
Vampir0 Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 Hmm.. as universidades estão a adaptar-se ao processo de bolonha de modos demasiado variados, não me parece ser coerente com o que o bolonha pretende. Mas, se tiveres mais colegas que não estejam satisfeitos com o rumo que a vossa universidade está a pensar tomar, tentem fazer alguma pressão a quem de direito. Ainda vão muito a tempo. Isso de condensar tudo em 4 anos também não me parece ser a opção mais correcta. Quote
asimplemind Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 discordo não só pelo condensar mas também pelo tipo de curso. Nao se formam arquitectos em 6 anos quanto mais em 5! a minha escola adem do modelo da escola do porto e sempre manteve os 6 anos como a publica, ao mudar para 5 vai ficar igual à maior parte das escolas, perde-se essa distinçao. Mas é incompatível reduzir para 4 anos um curso de 5 onde hoje em dia já temos imensas disciplinas.. Quote
m a r g a r i d a Posted March 21, 2007 Author Report Posted March 21, 2007 isso de ser 5 ou 6 anos, tem muito que se lhe diga.....e se o motivo é integrar os alunos o mais depressa possivel no mercado de trabalho, entao é uma decisao erradissima!...ja estamos atolhados de arquitectos, imaginem como sera daqui a 20 anos... :nervos: mas o facto de o curso de arquitectura e medicina (e penso que um outro, mas de momento nao me lembro) terem sido os unicos a manter os anos de curso, ja quer dizer alguma coisa - excepção da faup e esap...mas também, de qualquer maneira, ja era tempo de "descerem das alturas e juntarem-se aos mortais"...... ao fim ao cabo, cada vez menos é importante o sitio onde tiras o curso (se assim nao fosse, sera que o facto de metade dos professores que tenho, terem tirado o seu curso na faup, significa alguma coisa?) e com bolonha passa a ser tudo muito mais homogénio, tendo os seus prós e contras obviamente.:) Quote margarida duarte
Recommended Posts