Jump to content

Recommended Posts

Posted

olá a todos! bem, gostaria de colocar uma dúvida em relação à tese, que temos de fazer no 5º ano. estou no 4ºano, e ontem (segunda feira 19 de março) o regente da cadeira de projecto II falou-nos nisso. em primeiro lugar, deixem-me dizer-vos que estou um bocado a "leste" (confesso) sobre esse tema... :) o que eu gostaria, era que me ajudassem, e que me explicassem, exactamente, o que se faz na tese. é claro que muitas duvidas surgiram, quando se falou no tema, mas já se sabe como é: nunca se pergunta convenientemente ao professor o que gostariamos, expondo assim o nosso lado "menos bom" - o lado do ignorante... assim sendo, digam-me, o que é? é necessário fazer um projecto para ele? o que se procede no final de estar feito? que tipo de temas são normalmente escolhidos para fazer o mesmo? sei que é necessário, com alguma antecedencia, escolher o tema e "andar atrás" de um professor que nos oriente (plo menos na minha faculdade é assim, embora tenha conhecimento, que noutras faculdades - que eu saiba engenharia - que é a própria que se encarrega disso) então como abordar os mesmos? será prudente começar a procurar já um tema?:nervos: sei que existem colegas que tem "uma ideia" do que fazer desde o 2º ano.....eu tou mm à nora.... é necessário que seja um tema interessante? ou o nosso gosto e vontada para trabalhar num certo tema é que conta? obrigada desde já por me terem dado atençao...se me pudessem ajudar seria óptimo :)

margarida duarte

Posted

já foste ver alguma apresentação de tese de final de curso? É sempre bom irmos vendo o que os outros vão fazendo para quando chegar a nossa altura estarmos mais à vontade. Segundo o que sei, quem escolhe trabalho teórico na minha faculdade tem de se subordinar a uma temática geral e posteriormente escolher um tema particular para o desenvolver. O orientador é atribuído pela escola e uma tese basicamente é um livro com uma introdução da tematica e ideias gerais, o desenvolvimento de uma análise crítica relativa ao tema e as conclusões tiradas dessa análise e explicitadas em texto. Isto tudo formando um mínimo de 400 páginas. Não sei como será aí, mas certamente poderás informar-te junto dos orientadores nao?

Posted

Pois, pelos vistos cada universidade está a adoptar a sua "tese". Na Moderna de Setúbal, nos trâmbitos do processo de Bolonha, acontece o seguinte: no 2º semestre do 5º ano (ou 10º semestre), o aluno escolhe de entre 3 temas que irá desenvolver com o apoio dado em aulas durante esse semestre. Essas aulas abrangem a cadeira de Atelier 4, Desenho Urbano 2 e as optativas. No final das aulas, o aluno apresentará numa palestra, aberta ao público, o trabalho que realizou.

Posted

mondrian.. a Moderna de Setúbal é privada. asimplemind, mas esse 6º ano é já com o mestrado integrado? Na universidade onde estudo também havia esse 6º ano que consistia num estágio curricular (não obrigatoriamente remunerado, ou seja, ninguem recebia tusto :)) onde, no final, se elaborava uma tese para então a apresentar. No entanto, agora com o processo de Bolonha, esse ano foi suprimido, para grande satisfação nossa, porque assim é menos um ano a atrasar a nossa entrada no mercado de trabalho. Segundo o que a coordenadora do curso cá da Modernaça me explicou, o espírito do processo de Bolonha é o de tentar inserir, o mais rapidamente possivel, os alunos no mercado de trabalho. Daí o 1º ciclo que consiste em Estudos Básicos de Arquitectura. Óbviamente, de momento, este 1º ciclo nao serve para nada sem ser permitir o ingresso no 2º ciclo, mas, esperemos que no futuro a sociedade se encarregue de integrar essas pessoas na prática profissional. Quem sabe em outros cargos e/ou especializações diferentes das que existem.

Posted

a minha n tem bolonha, há-de ter, para o bem e para o mal... O 6º ano sempre foi como era até então na escola de belas-artes do porto, um ano para desenvolver um projecto de arquitectura com a opção de se fazer uma dissertação teórica em vez de prática. No final há a apresentação pública do trabalho com arguência. Não temos estágio incluido no curso. Agora com bolonha é que isto vai ficar uma palhaçada porque foi aprovada a passagem do curso para 5 anos, condensando disciplinas para se fazer tudo em 4 anos e o 5º ano ser o tal "mestrado" especializado numa das várias áreas que irão surgir... Não estou nada de acordo com isto mas isso é outra conversa...

Posted

Hmm.. as universidades estão a adaptar-se ao processo de bolonha de modos demasiado variados, não me parece ser coerente com o que o bolonha pretende. Mas, se tiveres mais colegas que não estejam satisfeitos com o rumo que a vossa universidade está a pensar tomar, tentem fazer alguma pressão a quem de direito. Ainda vão muito a tempo. Isso de condensar tudo em 4 anos também não me parece ser a opção mais correcta.

Posted

discordo não só pelo condensar mas também pelo tipo de curso. Nao se formam arquitectos em 6 anos quanto mais em 5! a minha escola adem do modelo da escola do porto e sempre manteve os 6 anos como a publica, ao mudar para 5 vai ficar igual à maior parte das escolas, perde-se essa distinçao. Mas é incompatível reduzir para 4 anos um curso de 5 onde hoje em dia já temos imensas disciplinas..

Posted

isso de ser 5 ou 6 anos, tem muito que se lhe diga.....e se o motivo é integrar os alunos o mais depressa possivel no mercado de trabalho, entao é uma decisao erradissima!...ja estamos atolhados de arquitectos, imaginem como sera daqui a 20 anos... :nervos: mas o facto de o curso de arquitectura e medicina (e penso que um outro, mas de momento nao me lembro) terem sido os unicos a manter os anos de curso, ja quer dizer alguma coisa - excepção da faup e esap...mas também, de qualquer maneira, ja era tempo de "descerem das alturas e juntarem-se aos mortais"...... ao fim ao cabo, cada vez menos é importante o sitio onde tiras o curso (se assim nao fosse, sera que o facto de metade dos professores que tenho, terem tirado o seu curso na faup, significa alguma coisa?) e com bolonha passa a ser tudo muito mais homogénio, tendo os seus prós e contras obviamente.:)

margarida duarte