Jump to content

Recommended Posts

Posted

Mas só o Modernismo é que é arquitectura?

Não poderiei nunca concordar com isso. É uma visão redutora da arquitectura que levou milénios a evoluir até aqui e vai continuar a evoluir com revivalismos e inovações, mas sempre a evoluir.

Compreendo que só goste deste MOVIMENTO da arquitectura, mas saiba que para existir este tivémos que passar por todos os outros e que no seu cerne todos os outros movimentos têm muito para ensinar.

A verdadeira arquitectura moderna deverá reflectir todos os movimentos.
Posted

Em relação ao que se pode ver da casa (uma vez que não à material desenhado de qualidade) parece-me coerente com ela própria. Se eu faria assim? Ou se quereria um projecto destes para mim? talvez não, no entanto parece-me um conceito sólido e com bons argumentos para sobreviver à crítica. Bom trabalho.

• 2 months later...
Posted

Mais uma vez se vê por aqui muita análise "arquitectónica" que é feita baseando-se apenas no formalismo. Tentem afastar-se de rótulos, etiquetas, movimentos e afins. Torna-se muito mais fácil e justo fazer se a análise for feita tendo em conta o projecto... sinceramente o telhado não é o que me preocupa mais, nem vejo problemas nenhuns com o uso do telhado. Acho uma atitude bastante elitista por de lado um projecto apenas porque formalmente é mais facilmente colado ao lado de uma casa mais banal. Quanto à obra, só com mais dados é que me sinto à vontade para opinar.

Posted

"Olha que não. Existe um grupo de arquitectos que começa a desenvolver moradias em forma de casa. A forma de casa é aquela imagem infantil que as crianças têm de uma casa. É uma reacção ao Estilo Moderno, ou seja em reacção a um estilo moderno onde uma barracão pode ser uma moradia, um hospital ou uma fábrica. Então houve uns arquitectos que decidiram reagir a este estilo desenhando as casas segundo o Signo "Casa". Na minha opinião isto não é uma casa com telhado como aquelas casas em que foi o cliente que pediu mas sim uma casa-signo que é o chamado pós-moderno. Em relação ao projecto....já tinha visto isto na revista e pensei nele e algumas frases da memória usei-as para o relatório de Estágio... neste momento este projecto revela o fascinio pelo zinco e pelo Betão á vista... é o brutalismo em acção... É esta arquitectura prepotente e ideológica e pós-moderna e simbólica que começa a ser uma grande treta... este projecto é muito interessante mas é uma treta. Não explora nada a nivel de Arquitectura. Então o homem materializa o signo Casa em betão á vista e coloca um telhado em zinco no meio de um pátio igualmente em betão? Será isto arquitectura? E depois coloca-a na diagonal para ser irreverente? Este tipo de atitude é como um arquitecto dos anos 50 que fez uns edificios em forma de pagode chinês para criticar o regime salazarista porque era contra a Arquitectura do Estado Novo... quando a arquitectura segue uma ideologia, quando segue o modernismo ou é uma reacção ao modernismo, ou segue o simbolismo dos signos etc etc etc... é plof..." Teorias e mais teorias e filosofias descabidas! Meu caro, as coisas não têm de ser/ter "signo" ou ser uma resposta/reacção a um movimento. E a arquitectura não é uma disciplina da filosofia! Nem de arte!

Posted

"Olha que não.

Existe um grupo de arquitectos que começa a desenvolver moradias em forma de casa. A forma de casa é aquela imagem infantil que as crianças têm de uma casa. É uma reacção ao Estilo Moderno, ou seja em reacção a um estilo moderno onde uma barracão pode ser uma moradia, um hospital ou uma fábrica. Então houve uns arquitectos que decidiram reagir a este estilo desenhando as casas segundo o Signo "Casa". Na minha opinião isto não é uma casa com telhado como aquelas casas em que foi o cliente que pediu mas sim uma casa-signo que é o chamado pós-moderno.

Em relação ao projecto....já tinha visto isto na revista e pensei nele e algumas frases da memória usei-as para o relatório de Estágio... neste momento este projecto revela o fascinio pelo zinco e pelo Betão á vista... é o brutalismo em acção...

É esta arquitectura prepotente e ideológica e pós-moderna e simbólica que começa a ser uma grande treta... este projecto é muito interessante mas é uma treta. Não explora nada a nivel de Arquitectura.

Então o homem materializa o signo Casa em betão á vista e coloca um telhado em zinco no meio de um pátio igualmente em betão? Será isto arquitectura? E depois coloca-a na diagonal para ser irreverente?

Este tipo de atitude é como um arquitecto dos anos 50 que fez uns edificios em forma de pagode chinês para criticar o regime salazarista porque era contra a Arquitectura do Estado Novo... quando a arquitectura segue uma ideologia, quando segue o modernismo ou é uma reacção ao modernismo, ou segue o simbolismo dos signos etc etc etc... é plof..."

Teorias e mais teorias e filosofias descabidas! Meu caro, as coisas não têm de ser/ter "signo" ou ser uma resposta/reacção a um movimento.
E a arquitectura não é uma disciplina da filosofia! Nem de arte!

Não têm de ser mas nada as impede de o ser, se tal for a vontade do arquitecto e a disponibilidade do cliente. E não me leves a mal, também acho que o excesso de treta ideológica/teórica normalmente só prejudica um projecto mas esse comentário foi totalmente descabido. Afinal, o que era da arquitectura sem a filosofia e arte? Não teríamos uma tríade vitruviana mas sim uma unidade vitruviana...