Jump to content

Recommended Posts

Posted

olá, estou a desenvolver um trabalho em 3DS max e tenho algumas dúvidas em relação ao programa: Eu utilizei como luz o skylight e fiz uns renders a 1024x768 e demorou-me cerca de 30 minutos cada render. Mas quando necessitei de aumentar a resolução para 2536x3382 e pus a fazer o render, cheguei ao pc passado 4 horas e ele ainda só tinha feito para aí um quarto do 3d... Ora isto impossibilitou-me de conseguir fazer os renders para a impressao e agora estou sem saber o que fazer... Não sei se há alguma maneira de acelerar a velocidade dos renders, mas assim isto não tem jeito... Outra coisa, gostava de saber como se mudam os dpis de uma imagem, pois todas elas saem com 72 dpis... obrigado

• 2 weeks later...
Posted

Renders com skylight (com ou sem filtro light tracer) ficam lentos p cacete :nervos: . Aconselho-te um outro método: por cima do teu espaço, coloca uma "malha" de, por exemplo, 4 x 4 luzes omni simples (com sombras shadow mapped), o que dá um total de 16 luzes, instâncias umas das outras, e cada uma com valor baixo (0,1 / 0,2 ou qualquer coisa assim). coloca-as à mesma altura ou varia um pouco no eixo Z, e depois faz o render. Lembra-te de alterar a opção Bias para , no rollout Shadow Map Parameters, para que tenha melhor aspecto nas junções das sombras com os próprios objectos. Mais que isto, depende do teu trabalho.

Em relação às imagens, já tinha colocado um reply no outro tópico, e só agora reparei neste: os renders saem sempre com 72 dpi. Se quiseres um render com X cm por Y cm, tens de calcular no Photoshop. Crias uma imagem nova, defines como tamanho os cm que queres na impressão, e colocas 300 dpi, ou 150, e vês o valor que o programa te dá, em pixeis (pura matemática).

Com este método podes ter renders de aspecto muito bom, e feitos em 15 minutos ou menos (e renders grandes)! É só uma questão de colocar cada luz no sítio certo, e ajustar as propriedades da sombra...

Fica bem :s