Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, Gostaria de pedir a quem mo sooubesse indicar, bibliografia acerca de prisões. O meu pedido abrange, desde documentação normativa, passando por exemplos de projectos de que se lembrem (históricos ou actuais) até bibliografia teórica acerca da condição humana 8liberdade). Também agradeço sugestões de filmes e livros em que a prisão seja o cenário que possam ser úteis para a percepção do funcionamento e carácter de uma prisão. É que tem sido muito difícil arranjar informação sobre o assunto e o objectivo era reunir condições para fazer esta tipologia como projecot final de curso.

Posted

Bem, o tema é interessante. acho que a prisão é uma tipologia arquitectónica no seu direito próprio, e não muito estudada (compreende-se porquê, dada a sua não tão grande proliferação, felizmente). Nunca pensei no assunto que levantas, e portanto o que vou dar a seguir são apenas primeiras ideias que me ocorreram; tentarei actualizar caso me ocorra algo.

De qualquer maneira, em relação a filmes sugiro de repente 3:

Os condenados de Shawshank (1994)
http://www.imdb.com/title/tt0111161/

Não coloco nem de longe nem de perto este filme no patamar de qualidade onde os (muitos) votantes do imdb o colocam. No entanto, é de facto bastante interessante de seguir, passa-se tirando raras cenas totalmente no interior de uma prisão (espaço) e o tema não sendo exclusivamente em torno da questão teórica da liberdade do homem ou o que isso significa trata, no entanto, o assunto. Baseia-se numa história de Stephen King, se interessar saber.

Papillon (1973)
http://www.imdb.com/title/tt0070511/

Este sim, é muito interessante. Como filme e, creio, pode-te interessar para o teu tema. Um filme de fuga, em princípio mais ou menos dirigido às audiências, que no entanto explora o tema da fortaleza-prisão-ilha de uma maneira inteligente, que acusa sensibilidade ao espaço. Além disso também se debatem as questões do efeito da prisão no homem, e da procura da liberdade.

O Rochedo (1996)
http://www.imdb.com/title/tt0117500/

É só um filme de acção, Hollywood, no entanto tem a particularidade de se passar na (eventualmente) mais famosa prisão do mundo, Alcatraz. E, muito embora seja como disse apenas um consumível de usar e deitar para o lado, o espaço da prisão é notavelmente bem utilizado, e podes aprender bastante acerca do seu funcionamento e organização espacial (sobretudo se estiveres munida de material desenhado prévio).

Em termos de livros, apenas me ocorre, embora seja com certeza um pouco fora do tema que pretendes ao certo, as ideias de prisões sem paredes exploradas incessantemente pelo G. Orwell nos seus romances. Nesse sentido aconselho-te os inevitáveis 1984 e o Animal Farm (este para mim o mais interessante sem dúvida). Penso que a tradução oficial para português é o triunfo dos porcos. Fala de domínio e da capacidade de da aparente liberdae conseguir-se um domínio sobre seres humanos bem mais acentuado e opressor que colocando-lhes paredes à volta.

Sei que a ajuda não foi grande, mas caso me ocorra algo eu coloco por aqui.

Posted

Existe um livro no ambito da Antropologia Urbana que aborda temas marcantes como:

_Parentes, Amigos e Vizinhos
__O bairro como alvo
_A Erosão da Fronteira Prisional
__A incorporação da prisão pelo bairro
__A incorporação do bairro pela prisão
__O Tempo insuspenso
_O ghetto, a cité e o bairro

"Entre o Bairro e a Prisão" - Manuela Ivone Cunha - Editorial Fim de Século

Imagem colocada

:)

Posted

Mais alguma bibliografia:

_Prison Architecture
# Autores: Leslie Fairweather, Sean McConville
# Editora: Architectural Press (31 Jan 2004)
# Idioma: English
# ISBN-10: 0750642122
# ISBN-13: 978-0750642125
Link Amazon

Forms of Constraint: A History of Prison Architecture
# Autor: Norman Johnston
# Editora: University of Illinois Press (Sep 2000)
# Idioma: English
# ISBN-10: 0252025571
# ISBN-13: 978-0252025570
Link Amazon

:)

• 1 month later...
Posted

Olá Patricia , Eu também estou a trabalhar nessa tipologia, no entanto, ainda não consegui arranjar muitos livros de apoio. O site da amazon foi onde encontrei mais coisas sobre o tema!!! Se encontrar mais coisas digo-te afinal estamos a trabalhar para o mesmo.... :icon14:

Posted

ola patzinha. olha eu ja n esotu a trabalhar essa tipologia (o meu prof nao aprovou a proposta...). De modo que deixei a pesquisa a meio. o ke te posso ajudar e ke um desses livros da amazon existe na biblioteca de gulbenkian e na biblioteca da FA UTL existe um livro sobre vigilancia com um capitulo sobre a prisao panoptica se nao tiveres ainda estes dados e os quiseres, escreve aqui que entretanto procuro os nomes em especifico.