Jump to content
Arquitectura.pt

[3DStudio MAX7] Desenhar um wallpaper

Recommended Posts

Boas

Aqui fica um tutorial simplista com algumas dicas para gerar um wallpaper usando o 3DStudio MAX7. Os tópicos principais:

1. Definir as dimensões e as proporções do render para se adaptar ao desktop
2. Colocar e posicionar uma câmara adequada a um wallpaper

Primeiro, começamos por definir o tamanho inicial do render para 400 x 300 pixéis, é uma dimensão pequena o suficiente para fazer um render rápido e com a proporção do desktop. Tecla F10.

Imagem colocada

Depois, vamos activar o modo Show Safe Frame, um limite que podemos activar em qualquer viewport no 3DStudio, clicando com o botão direito do rato em cima do nome do viewport.

Imagem colocada

Seguidamente, colocamos uma câmara. Na secção Create > Cameras > Free, e clicamos num ponto qualquer na vista Top. É importante que façamos a câmara na vista de topo, pois a câmara vai ficar perpendicular a essa vista e, se queremos desenhar algo na horizontal, o mais lógico é colocar a camara a apontar para baixo. Em outras circunstâncias podemos bem criar uma câmara nas outras vistas. Se a câmara for criada na vista em perspectiva, o efeito será o mesmo que se for criada na vista Top.

Imagem colocada

Após sairmos do modo de criação da câmara, clicamos com o botão direito em cima da função Select and Move. No quadro que aparece, indicamos as coordenadas X e Y da câmara, para esta ficar na origem do sistema (0,0,0) e assim ficamos com o cenário centrado. Não é estritamente necessário, mas é util quando pretendemos posicionar objectos mais tarde relativamente à origem. Eu coloquei a câmara a 2000 unidades no eixo Z para ficar afastada dos restantes objectos do espaço, e também para poder apanhar no render os elementos necessários ao wallpaper.

Imagem colocada

Agora, vamos substituir a vista em perspectiva pela vista da câmara que criámos. Com o botao direito do rato em cima do nome Perspective, no viewport, vamos ao menu Views > Camera01 (se tiverem atribuído um nome à câmara, ele aparece aqui). Se não tiverem ainda activado o modo Show Safe Frame, podem fazê-lo agora, e desactivá-lo igualmente. Quando o objectivo é fazer um wallpaper, convém ter esta opção activada, para termos uma noção mais precisa do que vai ser renderizado.

Imagem colocada

A partir de agora, o único limite é a imaginação. Eu criei várias esferas (geometria Geosphere) na vista Top, pelo que ficaram todas com o centro no plano horizontal XY. Quase sempre é necessário desenhar objectos mesmo para fora dos limites das margens, pois se houver materiais com reflexões, ou objectos a projectar sombras, poderá afectar o resultado final. Mais vale desenhar a mais do que a menos. No meu cenário, activei a opção Ortographic Projection nas definições da câmara, e alterei o valor Target Distance para 1800 unidades. Outros wallpapers poderão ficar melhor com uma câmara que gera uma perspectiva, e não uma vista ortogonal como a que eu fiz.

Imagem colocada

No meu caso, resolvi seleccionar as esferas com a ferramenta de selecção de objectos (tecla H), e agrupei-as no menu Group > Group.

Imagem colocada

Outra opção interessante e que nos pode ajudar a visualizar melhor o espaço tridimensional fica na secção Display. Mudei a definição de Display Color > Wireframe para Material Color. Assim vemos a estrutura dos objectos com a cor do respectivo material, em vez da cor aleatória que o programa gera quando desenhamos os objectos.

Imagem colocada

Para finalizar o meu wallpaper, coloquei um texto com o meu nome, e o mesmo material das esferas, e um modificador Bevel para dar uma extrusão com arestas biseladas ao texto.

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

O material que atribuí às esferas é um simples material Raytrace, com alguma reflexão e mapa de relevo (Bump).

Imagem colocada

Quando estamos prontos para gerar a imagem final, voltamos à caixa das definições do render (Render Scene, tecla F10), e alteramos as dimensões do render para 1600 x 1200 pixéis, ou outra dimensão que prefiram. Se fizerem o render apenas com 1024 x 768, vai resultar uma imagem de pouca qualidade se a aumentarem para desktops maiores, daí eu fazer com um tamanho relativamente grande (podia fazer tambem 2048 x 1536 pixéis).

Imagem colocada

Para finalizar, o Render:
(ficou básico, mas penso que perceberam a ideia)

Imagem colocada

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.