JVS Posted November 28, 2006 Report Posted November 28, 2006 Noutro dia perguntaram-me porque e que a Classe de arquitectos esta tao dividida? Alguem sabe quais sao as razoes pela qual a nossa classe esta tao dividida e como e que isso aconteceu. Alguem me sabe responder? Quote
Gonçalo Cardoso Dias Posted November 28, 2006 Report Posted November 28, 2006 Há muitas explicações possiveis, desde o facto de que a arquitectura não ser uma ciência exacta onde muitas vezes os gostos se discutem, ao factor de muitos arquitectos terem a mania que são artistas. Quote
lllARKlll Posted November 28, 2006 Report Posted November 28, 2006 Sim, deve ser realmente pelo facto de terem a mania que são artistas, é devido a isso a pobreza de arq. que se faz no pais, é pela mania de serem artistas. Quote
Pedro_Ribeiro Posted November 28, 2006 Report Posted November 28, 2006 pelo facto de ver nas exposições sempre os mesmos... pelo facto de numa exposição de nome habitar portugal tem de meter os zés de sempre...mesmo quando não criam habitação! e principalmente em portugal! e quando a exposição se chama HABITAR PORTUGAL!algo vais mesmo mal.... lool mas alguém dormiu ou habita na Serpentine Gallery ? de quantos m2 são os T3 no estádio do Braga?... e não me queria apenas referir ao Siza e ao Souto Moura...mas foram os únicos que me vieram há cabeça...nem a esta exposição em concreto... mas é só para ter 1 exemplo...este é o meu.... alguém tem de se sentir mal no meio deste elitismo todo! e de certeza que não são os MIB da ordem.... e nao me parece que seja pela diferença de opiniões em termos de produção arquitectónica porque isso tenho eu com professores e colegas meus e vivemos sem virar costas ou falar mal uns dos outros... Quote
asimplemind Posted November 28, 2006 Report Posted November 28, 2006 esses catalogos do habitar portugual são no mínimo duvidosos... Eu tenho o catalogo da edição anterior e só o tenho porque foi dado. Não me trouxe a mínima felicidade nem suscita o interesse de o abrir, por estar tão mal apresentado. A questão do habitar eu entendo-a não como o sentido geral da palavra habitar, mas como sendo que toda e qualquer construção do homem é espaço do habitar, é espaço de permanência humana. Penso que vai mais neste sentido Quote
Dreamer Posted November 28, 2006 Report Posted November 28, 2006 Não falo por experiência própria, porque nas turmas por onde passei nunca aconteceu algo assim, mas quando em muitos casos o mundo da competição começa ainda nem formados estamos... algo vai muito mal... Conheço casos em que era ver quem é que conseguia deitar (destrutivamente) mais baixo o trabalho de um qualquer colega, tentando tudo para se fazerem sobressair no panorama da turma... Se numa fase de aprendizagem e de formação comum o ambiente já é esse, como é que nos podemos admirar das divisões internas da nossa classe... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
lllARKlll Posted November 29, 2006 Report Posted November 29, 2006 Turmas? Experimenta ateliês com 30 arquitectos... Quote
Dreamer Posted November 30, 2006 Report Posted November 30, 2006 Mas é mesmo isso que eu disse, se o ambiente de competição (não saudável) e "deita abaixo" começa ainda na universidade, concerteza que esses tipos não vão nos gabinetes mudar a sua forma de agir... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
asimplemind Posted November 30, 2006 Report Posted November 30, 2006 por acaso a minha turma que já vai desde o primeiro ano (cada vez somos menos) somos muito unidos e ajudamo-nos uns aos outros no que é preciso. Mesmo ao longo do processo de trabalho às vezes é tão eficaz falar com o prof ou falar com 2 ou 3 colegas sobre o projecto porque há sempre uma discussão saudavel e o surgimento de ideias Quote
lllARKlll Posted November 30, 2006 Report Posted November 30, 2006 Pá, mas este ambiente, é saudável, ali o pessoal a dar o máximo para almejar um lugar como coordenador de equipa... é este tipo de ambiente que fomenta muita aprendizagem... Quote
Recommended Posts