kaz Posted November 15, 2006 Report Posted November 15, 2006 Todos nós tivemos de algum modo alguns filmes k nos ajudaram abrir os olhos em relação a varias coisas na arquitectura, durante o curso. Uns mais cedo e outros mais tarde... deixo em aberto aki este espaço para a partilha de filmes k tenham servido cmo referencia forte, ao alargamento dos horizontes a nivel da espacialidade e consequente uso e funcionalidades! Deixo aki uns quantos... (filmes de) Jacques Tati, O cubo (todos), Blade Runner, thx-1138 (a nivel urbano), Fahrenheit 451, etc etc... Quote
lllARKlll Posted November 15, 2006 Report Posted November 15, 2006 Ghost In The Shell e Stalker, principalmente. Quote
Pedro_Ribeiro Posted November 15, 2006 Report Posted November 15, 2006 todos os filmes do M. Night Shyamalan. fez me acreditar que o espaço, as cores, as formas,as texturas, o som, a luz, etc,etc são muito mais do que meros adereços e características que compõem algo sem um minimo de ideia como base mas ,sim, peças fundamentais de todo um conjunto. desde que vi os filmes dele, procuro intenções em todos os pormenores que dou ao projecto, procuro relacionar tudo, que exista uma coerência total no trabalho....sem nunca esquecer um pouco de ironia/tensões que, ao serem bem criadas/definidas, conseguirão enfatizar a ideia projectual. ..deu-me a perceber as intenções, o porque d'as acções terem, sempre, uma razão para o seu acto. Quote
asimplemind Posted November 15, 2006 Report Posted November 15, 2006 bem há sempre filmes que nos marcam em termos de evocação de determinados espaços e ambientes e eu sinto isso em alguns filmes que vejo, alguns deles de grande referência para mim. Por exemplo, no "lost in translation" adorei a forma como é retratada a cidade de Tokyo, os ambientes da cidade e a sua vida nocturna e a forma como as pessoas vivem a cidade. É muito interessante. o filme "The Machinist" evoca ambientes bastante obscuros onde o realizador trabalha a luz de uma forma bastante expressiva, quase teatral. o filme "Brutti, Sporchi, Cattivi" é um retrato hiper-realista da realidade dos bairros de lata de Roma nos anos 70. É um filme cru e que revela relaçoes humanas bastante obscuras e obscenas a certo ponto. Vivem de uma forma quase irreal para nós hoje em dia. o filme "a cidade de deus" é realmente interessante pelo facto como aborda a questão do suburbio e dos contrastes sociais. É interessante ver como o estado foi resolvendo a problematica das pessoas das favelas, mas que no final criam ainda mais problemas. os filmes "before sunrise" e "before sunset" para além da excelente prestação dos dois actores principais, são belissimos retratos das duas cidades onde se passam, Viena e Paris, respectivamente. Fogem dos locais normalmente turisticos e mostram-nos outros lugares interessantes que não vemos normalmente. também o filme "Le Fabuleu Destin D'Amelie Poulain" retrata a cidade de paris de uma forma quase fantasista, através de uma luz bastante expressiva e de captação de imagens forma do normal. pra ja lembrei-me destes.. Quote
TiCo Posted November 16, 2006 Report Posted November 16, 2006 Por acaso vi um filme curioso ontem (Animal) porque deram outras funçoes aos edificios, isto é, o Oceanario era uma prisão de alta segurança, o pavilhao de portugal um cemitério... Quote
kaz Posted November 21, 2006 Author Report Posted November 21, 2006 sim claro....isso são realidades retratadas que para mim sempre foram um ponto, qur nunca pode deixar de ser retratado em filmes, porque elas na realidade existem, embora para mts isso passe ao lado!!! pensam k o k viram em certos ambientes só acontece em filmes.... enfim, claro k não foram só aqueles k mencionei k me ajudaram a ver certas coisas doutra formas, mas era os k no momento tinha na memória e os k de uma certa forma, me pareciam mais familiarizados com o pessoal daki... o filme AMORES PERROS, é todo retratado no méxico e a luz consegue retratar bastante bem a pobreza em k vivem....a luz foii o factor essencial para enfatizar o contras-te de realidades, ricos e pobres.... aliás outro filme k tb tem cmo protagonista a luz é O Cozinheiro, o Ladrão, a sua Mulher e o Amante dela, em que se chega a uma certa parte final do filme e constata-se k a sala k mais foi evidenciada ao longo do filme, com inumeros acontecimentos pela sua riqueza na mutabilidade espacial , afinal era assim pq tinha uma janela k incidia nakele espaço e a luz provocada nele, adulterava logo as suas caracteristicas....e constata-se k a dada altura esse espaço perde significado e poder, pq alguem se lembrou de fechar uma porta ou uma janela....ou seja a luz aki é o factor X ...há N filmes que retratam tudo isso, basta é estar atento a tudo... Quote
Pedro Barradas Posted November 21, 2006 Report Posted November 21, 2006 "METROLPOLIS" de Fritz lang, datado de 1927... este é básico"As Asas do Desejo", de Wim Wenders, 1987... Jour de fête (1947) Les vacances de M. Hulot (1951) Mon oncle (1958) Playtime (1965)" , todos de Jacques Tati Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Cinaminaminamina Posted November 21, 2006 Report Posted November 21, 2006 "METROLPOLIS" de Fritz lang, datado de 1927... tou ansiosaaaaaaaaaaaaaaaaaaa por esse filme. È claro, Mon Oncle :icon14: uma referência obrigatória. ....Só de me lembrar quando a mulher na casa pseudo-moderna .....vai ligar o repuxo ;) :clap: que momento! E agora para referir O FILME, Le Fabuleux Destiné D'Amelie Poulin, retrata uma realidade parisiense perfeitamente genial e incomparavel... Enfim, temos ainda o do Kubrick : 2001 Odisseia no Espaço...The Belly of an Architect...tantos tantos tantos... Quote
asimplemind Posted November 21, 2006 Report Posted November 21, 2006 cinamina: amelie é do melhor tudo felicidade! eu ia referir o metropolis, já o vi algumas vezes. Acho que qualquer pessoa dita culta deveria ver pelo menos uma vez. É uma obra-prima do cinema! Quote
Recommended Posts