Jump to content

Recommended Posts

Posted

Muito bom o documentário. Eu alargaria o leque de cidades a mais umas quantas, corrigindo que Bogotá não fica na Europa, mas na América do Sul. É ao ver estes e outros documentários que percebemos como o nosso país está atrasado ao nível do planeamento urbano, mas infelizmente não só... Sábado, dia 04/11/06, numa reportagem sobre o peso das mochilas dos miudos do nosso país, mostrava um que, inteligentemente, levava os seus livros numa mochila com rodas. Apesar de ser uma solução muito mais eficiente e saudável do que a tradicional mochila "às costas", ou os sacos a "tira-colo", o miudo era constantemente enxovalhado pelos colegas, o que mostra um pouco daquilo que é a nossa mentalidade... Numa sociedade em que o carro é o "ultimate" sinal de status, para muitas pessoas, quem faz da bicicleta o seu meio de transporte, fá-lo porque não terá dinheiro para ter uma mota ou um carro... Podia falar aqui do mau planeamento das cidades, das distâncias excessivas que nos separam do emprego/serviços, da desertificação dos centros urbanos, das cidades dormitório, da topografia, etc... mas enquanto não houver uma mudança de mentalidades, tanto da classe política, como do cidadão comum, a maior parte das cidades portuguesas nunca será capaz de se juntar a este lote... Um bom exemplo é a cidade de Aveiro, que ao longo dos anos tem vindo a implementar esta política de utilização de bicicletas, mas nem mesmo aí a adesão é sequer proporcional aos exemplos aqui apresentados...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

É uma forma de vida na medida em que a noção de território que se tem é completamente diferente quando o meio de locomução varia assim tanto como da bicicleta para o automóvel, são duas escalas diferentes, e a arquitectura e o urbanismo, não fica imune a isso... no entanto isso é impensável em cidades com a topografia de por ex. a cidade do Porto.

Posted

sérgio: o problema é esse, é nós pensarmos que é impensável! Sabias que na Suíça o uso da bicicleta é um uso bastante comum e como tal muitissimo maior que em Portugal. E tendo em conta a topografia do país e das suas cidades, acho que temos bons exemplos sobre os quais nos podemos inspirar

Posted

Gostava de vos ver a ir de bicicleta para o trabalho com 40º de temperatura e depois terem reunioes com os clientes! ;) De Inverno tudo bem até uma pessoa aquece... agora de Verão... Quem conhecer onde fica o dARQ que imagine ir para lá de bicicleta no Verão! LOL Eles bem vêm de Erasmus com essas novas politicas, mas depois mudam logo de ideias! ;) Mas já que se fala nisso visitem a zona de Aveiro - Agueda - Mira - Tocha para verem que essa 'politica' das bicicletas também existe em Portugal :) mas nas zonas adequadas...

Posted

então e em Bogotá? não estão 40º de verao? têm uma temperatura media muito acima da de portugal e muito mais humidade e andam mil vezes mais de bicicleta que nós. Como já foi dito, é também em grande parte uma questão de mentalidade

Posted

Exactamente, e a grande parte trabalha no sector terciario, e tem dinheiro para ter carro... é como na china, ou coreia do norte... a questao da mentalidade monetária! Na minha opinião, antes de se falar em questoes de mentalidade é preciso criar infra-estruturas, depois sim pode-se falar de outras questoes... 2 exemplos da minha terriola: a antiga linha de comboio esta transformada em ciclovia, resultado ao fim-de-semana está a pinha de gente. Tranportes publicos, é a verdadeira miseria uma vergonha, as pessoas vao andar neles? é obvio que não... Será uma questao de mentalidade? ou será outras questoes a baterem mais forte? Outra coisa que não entendo é quando se fala mal da BUGA, quando ela continua a existir sendo o prjecto inicial previsto para 5 meses ja vai em 7 anos e cada vez com mais estações e mais bicicletas!!! Cá para mim é a mentalidade tuga do dizer que tudo o que se faz em PT é mau.... Ou então falar da realidade que não se conhece! Vai a Agueda e vê as infrastruturas feitas para os velocipedes, até as nacionais têm ciclovia, e as pessoas andam lá! Fala-se de mais e age-se a menos...

Posted

Tico, se conheces Aveiro (e arredores) sabes os problemas que a Buga teve de enfrentar...
A teoria é fantástica, ter ali um meio de transporte que podes pegar aqui, servir-te dele e largá-lo ali, mas a mentalidade de alguns levou a que deixasse de funcionar assim e que agora, para a usares tenhas de deixar lá um documento comprovativo da tua identidade, como garantia de que a devolves... mas agora tem de ser no mesmo lugar...
Agora a nível das infraestruturas concordo contigo, porque toda aquela zona está bem apetrechada (comparativamente com o resto do país), de ciclovias e equipamentos de apoio a esta prática.

Posted
Dreamer se as pessoas não usassem ja tinham acabado com o projecto ;) Apesar de essas 'novas' medidas as pessoas continuam a usar!
Achei foi curioso 1 dia destes na nacional entre agueda e talhadas, cerca da uma ou 2 da matina, um 'velhote' na sua pasteleira ali a pedalar sozinho naquele ambiente meio sinistro! :)
Posted

Claro que as usam, mas a funcionalidade é muito menor... O ano passado, durante o verão, numa estadia no parque de campismo de S. Jacinto, o meu mei de transporte de/para a praia eram as bugas... 3,3km para cada lado, numas bikes pesadas que eu sei lá... O problema é que tinha de lá estar bem cedo, porque senão as 4/5 que estavam em condições desapareciam, enquanto que 2/3 avariadas ficavam para trás... O que é certo é que a política inicial teve de ser alterada, com consequências para a funcionalidade das bugas... mas muitas outras bicicletas preenchem as estradas aveirenses, concerteza mais do que as bugas... Não sei se se passará o mesmo noutras cidades, mas em Frankfurt há um sistema com o mesmo princípio, mas mais inovador. As bicicletas públicas estão literalmente espalhadas pela cidade, por cada canto, à espera de um utilizador, que ligando para um número de telefone, activa a bicicleta que assim pode ser usada. Suponho que o serviço inclua um sistema de localização GPS, para se estar sempre a par da localização, já que não há postos específicos para "largar" a bicicleta...

Posted

dreamer em colónia tamb~em vi esse sistema! é muito porreiro, tinha encontrado uma bicicleta parada numa praça e depois estive a ler e bastava ligar e reservar o numero para metermos o codigo na bicicleta. Tico: Não se trata ou de mentalidade ou de infra-estruturas, tem de haver uma aposta em varios campos, se ha infra-estruturas é a mentalidade fechada que faz com que as pessoas não as usem. Se a mentalidade é aberta é porque falta infra-estruturas (como em Bruxelas). É necessario agir de forma a criar uma atitude de conjunto para que isso realmente funcione. As bugas são um bom exemplo, mas já foram massacradas vezes sem conta! Têm sobrevivido porque há interesses por detrás e há pessoas a investir para que isso ande para a frente, só assim é que as coisas evoluem senão as bugas já eram história...

Posted

Isto das "bicicletas" era bom para Coimbra ou talvez para Lisboa! ou Porto... até parece que alguém vai querer subir 80/100 metros de uma encosta de um monte para suar como um porco para ir trabalhar... não me parece. São teoria giras... mas como o Tico disse funciona bem em Aveiro e naquela zona, como na Mealhada ou Cantanhede... agora no Monte, não me parece... (quando falo em trabalhar é mesmo trabalhar, não é estar assentado o dia todo a ler o jornal..)