asimplemind Posted September 20, 2006 Report Posted September 20, 2006 Ora aqui está um assunto que merece ser falado! Começam a ser dados alguns passos de forma a divulgar esta problemática ao mundo. Já há vários anos que se ouve falar de Aquecimento global, mas será que nós mesmo sabemos o que é e que consequências terá?Concerteza já todos ouviram falar do documentário "An Inconvenient Truth" protagonizado por Al Gore que anda por aí a estrear. Ainda não o vi mas estive a assistir a uma reportagem sobre o mesmo e fiquei já bastante aterrorizado mesmo sem ter visto o documentário.Quando pensamos em aquecimento global pensamos em algo muito distante de nós ou em algo que poderá acontecer mas só daqui a 100 anos ou mais! Já nem é para nós nem para os nossos filhos! Mas o que é certo é que o efeito estufa já se faz sentir há dezenas de anos e se por um lado a invenção da máquina à vapor foi a maior revolução alguma vez assistida, por outro foi o descolar em queda livre, encontrando-nos já perto do impacto.De forma a podermo-nos informar e discutir sobre o assunto eu criei este tópico para que de forma solidária partilhemos pontos de vista e tentemos lutar por um futuro melhor do que o que está aí a surgir...Para já sugiro a visita aos seguintes sites: www.stopglobalwarming.orgwww.climatecrisis.netwww.care2.com/globalwarming/ Gostava que realmente perdessem um pouco do vosso tempo a reflectir e a informarem-se sobre o assunto para que possamos mudar o curso da história e dar um futuro às gerações vindouras. Quote
asimplemind Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 "[We] can, in a few months ... easily attain the 70 percent reduction in emissions required to stabilize the earth's climate. All it takes are a few changes to [our] personal life, none of which requires serious sacrifice" --Tim Flannery, The Weather Makers alguns videos interessantes:http://www.youtube.com/watch?v=wnfe7Cnwfm4http://www.youtube.com/watch?v=8j0BngYcNawhttp://www.youtube.com/watch?v=TUiP6dqPynE mais informações sobre aquecimento globalhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_globalhttp://oceans.greenpeace.org/pt/nossos_oceanos/mudancas_climaticashttp://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Kiotohttp://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2049&iLingua=1http://dossiers.publico.pt/shownews.asp?id=1213890&idCanal=1405http://dossiers.publico.pt/shownews.asp?id=1251523&idCanal=1405http://www.climatecrisis.net/pdf/10things.pdf Quote
Kite Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Bastava cada um de nós ter um pouco mais de atenção e cuidado com os excessos em nossas casas como a electricidade desnecessária que utilizamos ou o simples acto de reciclar... Aconselho vivamente a verem o filme... Cumprimentos K Quote
asimplemind Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 já viste o filme? é incrivel as coisas simples que podemos fazer para melhor a situação do planeta sem que isso modifique o nosso modo de vida! basta apenas desligar todas as fichas de aparelhos eléctricos que não estão a ser usados, não é assim tão dificil ou complicado, se comprarmos uma extensão com interruptor é só clicar num botão e desligar vários aparelhos. Quando desligamos o pc, mesmo os portateis, basta retirar a ficha, não deixar a tv com a luzinha vermelha, ... Eu já adoptei a nova forma de ir para o porto: de metro. é simples, confortavel e rápido. Não tenho nenhuma estação perto de casa nem sequer tenho transportes publicos a passar por minha casa por isso tenho de me dirigir até à estação mais proxima com o carro e deixo-o aí indo depois de metro. Só pelo facto de poder estar o dia inteiro no porto sem estar preocupado onde o carro está estacionado, se vai apanhar multa ou se tenho de pagar parcómetro, já é um peso que sai de cima e então se podemos contribuir para o tornar a terra um lugar melhor, ainda bem. Porque é que faz sentido abordar este tópico num forum de arquitectura? A arquitectura está completamente ligada às questões ambientais. Não é só pela poluíção visual e impacto na paisagem é principalmente pela forma de construção dos edificios e das técnicas passivas que permitem ter edificios aquecidos e arrefecidos naturalmente. São coisas tão faceis que até parecemos inúteis quando vemos que podemos fazer tanto por tão pouco! Assim como nos andamos a habituar a separar lixo temos de nos habituar a viver com estes problemas e a fazer coisas simples de modo a reduzir o nosso impacto no planeta. Quote
3CPO Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Ora nem mais...e depois há aqueles que deixam os computadores ligados durante noites e noites apenas para ter o messenger ou outros programas P2P a fazer downloads durante a noite... Ou a televisão, ou a aparelhagem... Triste, mas real... Quote
Pedro_Ribeiro Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 ainda não vi o filme ASM, mas o tema do tópico e do filme são tremendamente actuais na nossa sociedade..quando vi o trailer do filme fiquei um assustado com as imagens do "antes & depois" de N locais que mostram... e se começar por nós a alteração de mentalidades na nossa rua melhor...mas hoje em dia o msn e a net são os espaços que devem ser locais, obrigatórios, de espalhar noticias. eu vou começar a divulgar quer esse último pdf por mail porque acredito que são a partir de pequenas coisas que se pode ir fazendo algo melhor... porque, e dando um exemplo...muito actual...é normal passar um Tempestade em Portugal? eu desde que me lembro estar vivo nunca me lembrei de tal coisa. Quote
pinTas Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 é um tema bem actual sim senhor! tsunamis, tempestades manhosas, enxurradas do arco a velha...as coisas não acontecem por acaso! roda a gente diz "isto o mundo tá cada vez pior...o tempo anda todo trocado, isto está tudo do avesso". mas ninguém se lembra de abrir a pestana, pensar 10 minutos na coisa e perceber um bocadinho do que se está a passar... eu por acaso gostava de ver o documentário. uma vez vi um documentário parecido na antiga rtp2 e fiquei...não diria assustado, mas próximo disso. as coisas que dizem, os efeitos da subida do mar, os desastres naturais que passam a existir por causa da subida da temperatura...jasus! Quote
asimplemind Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 Pois é, basta começarmos a pensar no que poderá acontecer se o gelo dos pólos se continuar a derreter, terras que vão ficar alagadas, monumentos perdidos, pessoas mortas, para nem falar na holanda e na dinamarca que estão mais do que condenadas! Esse pdf é uma coisa simples de se fazer, o unico entrave que encontrei nas minhas pesquisas é o facto de toda esta informação ser direccionada para americanos e escrita em ingles, pois seria vantajoso ter esses tais pdfs em portugues e distruibuí-los pela cidade! Quote
Kite Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Já vi sim. Por mais que se fale nisto, que se explique as consequências de pequenos actos que julgamos inconsequentes, as pessoas acabam por esquecer. Bastava mudarmos todas das lâmpadas das nossas casas de incadescentes para fluorescentes, o custo inicial seria superior mas além de serem 3 vezes mais rentáveis, o consumo de energia é mínimo e muito compensatório. Como já disseram anteriormente bastava desligar o botãozinho vermelho de todas as extensões, seria tão simples. Isto são simples actos que todos nós podemos fazer em nossas casas. Já nem falo nos transportes públicos. Temos de acreditar no desenvolvimento das energia renováveis, porque essa seria das poucas soluções de reverter esta situação. Quanto a vocês arquitectos/as, podem sempre apostar na arquitectura bioclimática e já contribuem bastante para um Mundo melhor! Cumprimentos K Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Isso das lampadas fluorescentes não me convence por uma unica razão, porque esse tipo de luz é intermitente, (basta ires a qualquer hiper que uma pessoa parece que está na disco...), logo faz mal a vista! Daí elas serem normalmente colocadas aos pares, para quando uma está off a outra estar on! É claro que isto é realizado a uma velocidade muito grande e só se nota ao fim de as lampadas começarem a ficar 'cansadas'. Agora recomendarem a utilização desse tipo de luz em espaços onde não seja necessario um esforço apurado da vista, concordo! Generalizarem não....|Kandinsky|, isso de deixar o pc ligado a noite é unica e simplesmente resultante do verdadeiro negócio dos ISP's e das HH (happy hours), não há outra hipótese! :\ Quote
Kite Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Eu só uso lâmpadas fluorescentes e não tenho motivos de queixa, muito menos problemas de vista. Como o Pedro_Ribeiro disse, não é nada normal passar uma tempestade em Portugal, nem estas mudanças inconstantes de clima, será que não pensam nisso? Cumprimentos K Quote
sonia_lusis Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Pois é, basta começarmos a pensar no que poderá acontecer se o gelo dos pólos se continuar a derreter, terras que vão ficar alagadas, monumentos perdidos, pessoas mortas, para nem falar na holanda e na dinamarca que estão mais do que condenadas! Esse pdf é uma coisa simples de se fazer, o unico entrave que encontrei nas minhas pesquisas é o facto de toda esta informação ser direccionada para americanos e escrita em ingles, pois seria vantajoso ter esses tais pdfs em portugues e distruibuí-los pela cidade! de facto este tema é super preocupante, e acho uma mais valia falarem nisto, mas quando dizes que só encontraste informação direccionada aos americanos, é mm pk em grande parte eles são os maiores culpados. Eu vi o filme e reparei que a palestra é dada por um americano, e ele mostra as causas e as consequencias e a forma de amenizar os estragos, o que está ou não nas nossas mãos fazer. Mas acho engraçado porque o senhor se esquece de mencionar que os Estados unidos da América foram dos únicos países que não assino o protocolo de Kyoto! Quote
sonia_lusis Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Em relação às lampadas florescentes, são consideradas luzes frias e de poupança, recomendadas... as piores e as que mais consomem são mesmo as que usamos diáriamente com maior frequencia, as luzes quentes.. e são as que menos suspeitas deixam no ar! LOl. Eu ainda na semana passada li um folheto da edp, onde falavam nisso, e recomendavam para o uso de luzes frias. Faziam tb outras recomendações como ... manter o frigorifico afastado o maximo possivel da parede, de modo a garantir uma boa respiração, abrir o frigorifico e arcas o minimo de vezes possivel, n manter muito gelo nesse tipo de electrodomesticos (fazendo descongelamentos), pôr os computadores no modo de poupança, ar condicionado e aquecedores... usar o menos possivel.. Quote
asimplemind Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 pois! isso é tudo válido. Mas penso que também cabe a nós europeus e resto do mundo contribuir para isso, mesmo que sejam os americanos os mais emissores. Por alguma razão o Al Gore foi "expulso" da presidencia antes de lá ter chegado... Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Fluorescentes fazem mal a visão? Resp.: Até um tempo atrás, as fluorescentes utilizavam em seu funcionamento reatores eletromagnéticos, que como vimos no capítulo específico, trabalham em 60 ciclos – hertz, provocando o efeito estroboscópico(1) e de cintilação(2) da luz. Esses efeitos são realmente prejudiciais a visão, pois causam cansaço visual, pela intermitência da luz, que pode não ser visível aos nossos olhos, mas são captados por nosso cérebro, o que vem causar esse desconforto. Modernamente, funcionando com reatores eletrônicos de alta freqüência, na faixa de 35.000 ciclos, esse efeito é eliminado. Desta forma, afirma-se que lâmpadas fluorescentes, quando operam com reator eletrônico, não fazem mal à visão. Por isso atenção as lampadas que compram In: http://br.osram.info/servicos/fluorescente/index.html Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 A lâmpada fluorescente de mercúrio, tão utilizada, é extremamente nociva. Segundo Carolina Valadares, da Radiobrás, “O principal motivo que exige a descontaminação de lâmpadas fluorescentes é a possibilidade do mercúrio do interior da lâmpada ser inalado pelo ser humano e causar efeitos desastrosos ao sistema nervoso. O metal pode ainda chegar ao homem por outras vias. Se as lâmpadas forem descartadas impropriamente na natureza, primeiramente o metal contaminará o solo, chegará aos cursos de água e alcançará a cadeia alimentar”. in: http://www.revistamacrocosmo.com/ceuparatodos/danoscausados.php As lampadas fluorescentes não são assim tão ecologicas quanto isso! Poupa-se na electricidade, mas gastas depois na saúde... e agora? qual a melhor solução? Não se esqueçam que muitas destas novidades ecologicas já estão a virar mais para o 'comercio' que propriamente para o nosso bem-estar! Quote
asimplemind Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 eu preocupava-me mais com o problema de passar grande parte do dia em frente ao computador do que estar a usar lampadas fluorescentes... Quote
Pedro_Ribeiro Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 ASM, também acho que podemos fazer isso, e já agora, deixo uma sugestão á connecty, porque não o forum "aliar-se" a este problema...não sei como, mas poderiamos "fornecer" a todos os users ,através dos mails, um mail com esse pdf(assim ou traduzido). sabemos que não tem, directamente, a ver com arquitectura ou poderá ter né, mas se em 500users 100 fizerem algum é um vitória, não para nós mas para o planeta. Quote
asimplemind Posted September 21, 2006 Author Report Posted September 21, 2006 é uma boa ideia! já que irá existir o portal de arquitectura era interessante incluir esta temática como ponto de interesse do portal e criar algumas iniciativas! Ate porque o mais impressionante é que tem tudo a ver com a arquitectura!! Penso que seria muito vantajoso se começassemos a pesquisar e a discutir um pouco sobre técnicas passivas de construção e de como isso pode afectar o projecto e torná-lo não só mais interessante mas adaptado ao futuro! Quote
Kite Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Uma simples curiosidade: Sabiam que se todos os americanos em suas casas usassem lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes podiam fechar 30 centrais termoeléctricas nos EUA... Em Portugal temos apenas 5 centrais termoeléctricas a produzir energia para todos os nossos consumos energéticos... É irrisório, não é? Cumprimentos K Quote
Dreamer Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 E o que produzimos não chega para suprir as nossas necessidades... depois toca a ir comprar ao estrangeiro... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Kite Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 E ainda vendemos as nossas cotas a outros países como à Alemanha para não excederem as emissões de gases definidas no Protocolo de Quioto. Quote
Pedro_Ribeiro Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 concordo com o ASM, temos uma "temática" no forum sobre eco-arquitectura mas como é que ela se produz? quais os principais factores? materiais? formas de co-existirem na sociedade? o que é a própria eco-arquitectura? orientações? perceber como a eco-arquitectura pode melhorar um lugar e a sua vivência.. Quote
TiCo Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Acima de tudo, acho que ja deveria existir a nivel academico uma cadeira sobre esse assunto! É uma das falhas que têm os curriculos neste momento! Penso eu de que... :s Quote
sonia_lusis Posted September 21, 2006 Report Posted September 21, 2006 Acima de tudo, acho que ja deveria existir a nivel academico uma cadeira sobre esse assunto! É uma das falhas que têm os curriculos neste momento! Penso eu de que... eu concordo inteiramente, aliás além dessa cadeira.. deveria exitir tb uma para a arquitectura vernácula ou bio-climática, uma vez que temos tantas possibilidades a nivel de variadissimos materiais, extraidos em tantas regiões do nosso país, acho que deveriamos investir + nisso em vez de usar apenas o de sempre.. o beton e os tijolinhos Quote
Recommended Posts