Jump to content
Arquitectura.pt


Características de Portátil para 2º ano do curso


esquecido

Recommended Posts

Olá pessoal, Entro em Setembro para o 2º ano do curso e quero comprar um computador potente que dure pelo menos 2-3 anos para o curso. Por isso queria uma sugestão vossa sobre que características deveria de ter o meu portátil - para aguentar com os CADs e outros programas pesados. Por exemplo (são só exemplos, porque não percebo muito das características de PCs): - Mínimo de 8 GB RAM - Mínimo de 1 GB na placa gráfica - Ser CoreDuo - Ser DDR5 - Ter pelo menos 17 polegadas de ecrã - Pelo menos 3.0 GHz de processador Ah, e eu pretendo um Windows, não Mac.

Link to comment
Share on other sites

Encontrar um portátil com características semelhantes vai ser complicado, raros são os portáteis com Windows com 8GB e DDR5 de placa gráfica. Semelhante ao que queres encontro apenas disponível o Asus G73JH-TZ006V e Toshiba Qosmio X500-10V, são portáteis menos acessíveis grandes, pesados e mais susceptiveis de durar pouco tempo.

Link to comment
Share on other sites

pela minha experiência a longevidade de placas gráficas em portáteis não e muito grande, porque quando expostas a a sobrecarga de informação, são raros os portáteis que oferecem uma dissipação decente. Os maca são dos poucos cujo design esta ao nível das exigências de dissipação, parece-me que os Dell também estão be contados neste sentido dado que alguns modelos possuem duas ventoinhas em vez de uma (e não estou a falar da gama Alienwere). A minha opinião e que todo o material de informática para uso próprio na classe de jogos e e 3d (na maioria das vezes os simples programas de CAD não necessitam de grandes placas gráficas) deve de ser comprado na gama média alta, dado que a alta está muitas das vezes pouco testada (lembram-se das RIMS) ou extremamente inflacionado por ser novidade. Na verdade acho que se o objectivo e comprar maquina para renders, mais vale ter um portátil e um desktop ambos na gama média alta. Atenção que a maioria dos portáteis com 17" perdem portabilidade.

Link to comment
Share on other sites

faz contas ao dinheiro que tens disponivel. Se for inviavel por questoes financeiras ou por outros motivos pessoais ter um Desktop e um laptop, compra um laptop um pouco abaixo do topo de gama (eu diria que a maioria dos laptops gama media alta andam por volta dos 1000 euros). qt a marcas, aconselho Dell se tiveres acesso a eles, se não, Toshiba.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com a especificação do Uriel pereira, sendo que também balizaria como tecto orçamental -1200€ Um processador Core i5, também se "come".... depende da frequencia e tipo de software 3D a utilizar... para a minha utilização tipo dava... e concerteza que para 90% dos estudantes de Arquitectura também é suficiente. É preferivel comprar 2 máquinas médias em 5 anos do que uma topo de gama, para durar o curso todo... Para a minha utilização profissional, tenho (sem comparação pois é um sistema com 2 anos e é desktop): OS - XP profissional 32bts Process. AMD ATHLON 64 X2 6000+ RAM_ 2 Gb Grafica: NVIDIA Quadro FX 570 Monitor HP, 24" Software utilizado: Office xp AUTOCAD LT 2010 Sketchup 7 pro + Podium Corel Suite X4 Não tenho problemas de desempenho.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

faz contas ao dinheiro que tens disponivel. Se for inviavel por questoes financeiras ou por outros motivos pessoais ter um Desktop e um laptop, compra um laptop um pouco abaixo do topo de gama (eu diria que a maioria dos laptops gama media alta andam por volta dos 1000 euros). qt a marcas, aconselho Dell se tiveres acesso a eles, se não, Toshiba.


Eu queria apenas um laptop, não Desktop porque vivo numa residência universitária.
Mesmo assim, obrigado pela dica.

algo com estas caracteristicas:

http://www.google.pt/search?q=Asus+G73JH-TZ006V

Portátil 16'' com processador Core i7 Quad-Core, 4GB RAM, 500GB Disco, tecnologia USB 3.0 e gráficos ATI HD 5730.

Abaixo de um quad core não vale muito a pena na minha opinião a diferença de preço não é grande e a performance nem se compara


Ah obrigado pelas "balizas" em termos de características.

Só umas dúvidas: o que significa processador Core i7 Quad-Core e gráficos ATI HD 5730 ?
E como é que se "mede" isso ?
E porquê que sugeriu 4GB e não 8GB RAM ?

Eu sei que:
4GB RAM é a memória que o laptop terá para suportar todos os programas abertos
500GB Disco é o espaço para guardar todos os ficheiros
Tecnologia USB 3.0 é uma versão melhorada do comum USB 2.0
Link to comment
Share on other sites

Caro Uriel_Pereira,

Não são permitidos links para lojas ou sites comerciais, de acordo com as regras do Arquitectura.pt o link foi removido. No entanto o colega pode pesquisar pelos modelos acima descritos que irá encontrar disponíveis em qualquer lugar.


peço desculpa não voltará a acontecer

Eu queria apenas um laptop, não Desktop porque vivo numa residência universitária.
Mesmo assim, obrigado pela dica.



Ah obrigado pelas "balizas" em termos de características.

Só umas dúvidas: o que significa processador Core i7 Quad-Core e gráficos ATI HD 5730 ?
E como é que se "mede" isso ?
E porquê que sugeriu 4GB e não 8GB RAM ?

Eu sei que:
4GB RAM é a memória que o laptop terá para suportar todos os programas abertos
500GB Disco é o espaço para guardar todos os ficheiros
Tecnologia USB 3.0 é uma versão melhorada do comum USB 2.0


Bem vou tentar explicar o melhor que sei...

Os processadores da intel mais recentes tem as denominações i3, i5, i7, e depois subdenominações neste caso core i7 720QM, quanto mais alto o numero maior a velocidade, este vai até aos 2.8 Ghz nos 4 núcleos. Esses núcleos ainda tem uma tecnologia chamada hyperthreading que (em termos leigos) "emula" 8 núcleos 2 por cada núcleo físico. Portanto teoricamente são 8 processadores num.

Os gráficos seguem a mesma lógica quanto mais alto for a nomenclatura mais rápida é a placa gráfica a Ati segue este esquema: 5650, 5670, 5730 etc. A 5730 é uma boa placa gráfica para um portátil.

Quanto à RAM eu apenas sugiro 4GB no mínimo que é o que tenho no meu portátil e muito sinceramente são raros os casos em que puxe a RAM ao máximo, no entanto quanto mais melhor.
Link to comment
Share on other sites

Ah, muito obrigado pelo esclarecimento. Eu agora tenho é de tentar conciliar essas propriedades com o menor peso possível. Queria também uma sugestão, qual o melhor sítio para comprar em Lisboa ? A mim sugeriram comprar no El Corte Inglés porque tem 2 anos de garantia e 3 anos de assistência.

Link to comment
Share on other sites

Lol. Tentaram vender-me o peixe.
Obrigado :p

Mas... mesmo assim, alguma sugestão, caso conheças algum sítio onde vendam portáteis assim ?

Concordo com a especificação do Uriel pereira, sendo que também balizaria como tecto orçamental -1200€
Um processador Core i5, também se "come".... depende da frequencia e tipo de software 3D a utilizar... para a minha utilização tipo dava... e concerteza que para 90% dos estudantes de Arquitectura também é suficiente.
É preferivel comprar 2 máquinas médias em 5 anos do que uma topo de gama, para durar o curso todo...


Para a minha utilização profissional, tenho (sem comparação pois é um sistema com 2 anos e é desktop):
OS - XP profissional 32bts
Process. AMD ATHLON 64 X2 6000+
RAM_ 2 Gb
Grafica: NVIDIA Quadro FX 570
Monitor HP, 24"

Software utilizado:
Office xp
AUTOCAD LT 2010
Sketchup 7 pro + Podium
Corel Suite X4

Não tenho problemas de desempenho.


Só agora é que li a sua mensagem. Tinha me escapado.
Infelizmente só procuro portáteis.
Link to comment
Share on other sites

esquecido, pelo teu perfil nao estudas em Portugal, nao sera melhor averiguar se a marca em questao tem assitencia no pais onde estudas,? e que os 3 anos de assistencia tecnica (que diga-se de passagem so tera relevancia a nivel do hardware) so terao relevancia se estiveres proximo de alguma entidade que te faça essa mesma assistencia.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.