A isso chama-se bairro. Um bairro pode ter tudo isso e não tem que ser fechado coisa nenhuma.
Condominios fechados são um horror, uma segregação social, um Gheto, para o bem e para o mal.
O ano passado fiz um estudo, juntamente com alguns colegas sobre Guetos, no seu conceito segregador. É tão válido considerar um Gheto uma zona problemática, como por exemplo a Zona J em Chelas, tal como as favelas no Brasil ou os condomínios fechados.
Ainda para mais em Portugal, um país tão pacato, vende-se os condomínios fechados (vende-se, ai está a questão: são para vender) como um polo de segurança e conforto. É uma falsa questão. São para os elitistas e os ignorantes.