Jump to content
Arquitectura.pt


cadfre

Membros
  • Posts

    7
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by cadfre

  1. eu penso do mesmo jeito... uma arquitectura em apariencia estéril mas é mesmo muito sensível... o Steven Holl é um dos poucos arquitectos que contrui com a luz como material. :clap::clap::clap:
  2. pois é, por isso é que fiz o análise comparativo entre espaços habitáveis> se quiser conforto, hotel< se quiser aventura, barraca< se quiser outra coisa.... bem em quanto ao nível funcional, eu acredito primeiro nas idéias depois pode (ou não) se resolver funcionalmente em relação com o ponto citado anteriormente. quem e cómo é usado este espaço, é algo muito pessoal e íntimo. eu gostei da idea de <rolar para a cama> é só isso obrigado pelas críticas, afinal de contas, estamos falando de ideias!
  3. felicitaciones! somos de la misma Facultad! me da orgullo eso... ao resto do pessoal: a gente é da mesma faculdade, dá gosto se encontrar "tão longe de casa"
  4. obrigado a todos! e muito especialmete ao pessoal de arquitectura.pt pela organizacao deste concurso gostei muito dos trabalhos premiados, ainda nao vi os demais
  5. Zigzag para- site autor: Carlos Andrés Di Nápoli (mais um refúgio para tech-nomads.) Muitas coisas definem-se melhor pelo que elas não são. Definir, e curiosamente, conceber o objeto deste concurso exige um exercício de apontar o que ele mesmo não é. Isto é, quais são as coisas que existem e cumprem com as finalidades que se propõem nas bases deste concurso, mas ficarão excluídas, pelo menos, desta proposta. O habitáculo, – por chamá-lo de algum jeito– não é um hotel, não é um albergue, nem um motor home, nem uma barraca, mas tem coisas em comum com todos eles. Comecemos, então, a enumerar as diferenças que lhe conferem entidade. Um hotel e um albergue (e as suas variantes) são parte do tecido urbano, pelo menos fisicamente. Sugere-se que esta condição nos diz algumas coisas dos hóspedes que escolhem esta oferta. Um motor home tem conotação de um outro usuário, mas não é urbano bastante como para se assentar em –por exemplo– um passeio público de uma metrópole. E a barraca, bem, não oferece o mínimo de conforto requerido. Cada um planteia, porém, uma forma de relação com o usuário, em termos de conforto, privacidade e aptidão para realizar diferentes tarefas. O que nos leva a tentar especificar o tipo de usuário. Mas antes, uma outra condição que define este gadget de habitar temporariamente, é o jeito de se relacionar com o seu ambiente, a qual pode se qualificar de parasitária, pois depende íntimamente do lugar de sua localização e, de que por se, é incapaz de gerar estratégias de sobrevivência. O simbionte do parasita procura estar, mas sem fazer parte. Um indivíduo, um espécime curioso que se reconhece parte da espécie, mas observa os seus semelhantes com a paixão de um cientista. Ama, por tanto, o progresso tecnológico. Deleita-se com ele. Para ele, o refúgio é laboratório e ensaio ao mesmo tempo. Uma cápsula de conectividade virtual. O programa de usos desagregou-se - simplificadamente: descanso, trabalho / lazer e necessidades fisiológicas básicas– segundo as exigências de uso do espaço; logo, no lugar onde se dorme, o habitáculo tem a metade da altura dos outros dois módulos. Estes três módulos configuram-se em unidades relativamente autônomas deslocadas na vertical a respeito das outras e integram-se em unidade por meio do equipamento embutido à maneira de uma nave espacial. Estes deslocamentos, além de qualificar os ambientes, geram entrada de luz e ventilação.
  6. Muito obrigado pela sua iniciativa! estou achando o seu forum de muita utilidade!
  7. Olá o espaço da proposta é considerado somente o resultante da envolvente arquitetónica ou inclui a totalidade do objecto projetado? (colunas, lajes, estrutura e fechamentos) as propostas não comtemplam a possibilidade de agrupamento dos módulos pra alojar mais individos? obrigado pelas respostas e perdoem o meu português!
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.