Jump to content
Arquitectura.pt


jotinha3

Membros
  • Posts

    9
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by jotinha3

  1. Boas pessoal, Alguém conhece algum arquitecto que utilize o som nas suas obras? Ou alguma obra que vos desperte quando ouvem falar deste tema? Obrigada. Cumprimentos.
  2. Eu no meu trabalho abordo diversas perspectivas. O silêncio como um ponto de partida para o processo criativ, como linguagem, como sentimento, etc, pois a minha dissertação é mesmo só sobre este tema. E tudo partiu do meu fascínio pelo lado emocional que a arquitectura é capaz de proporcionar, como refúgio. Kaz, será pedir de mais ou poderás ajudar-me quanto a dissertações ou teses sobre este tema? Eu tirei o curso no Porto, e aqui não encontrei praticamente nada. Será que por Coimbra ou Lisboa encontrarei?
  3. Kaz... a tua dissertação é sobre o silêncio certo? Ou tem um capítulo sobre este tema... de que forma o abordaste? *
  4. Peter Zumthor diz: "Acho muito bonito construir um edifício e pensá-lo a aprtir do silêncio." É nesta perspectiva que surge a ideia de silêncio. Não podemos aproximar este conceito do vazio, nem dissociá-lo do som. Som e silêncio complementam-se. O ritmo existe na arquitectura, mas existem simultaneamente as pausas. Se nao houvessem pausas jamais se daria valor ao ritmo, se não houvesse ritmo, não existiam pausas. Temos de encarar o silêncio como complemento e não de forma solitária. Existe o silêncio do pensamento onde se enraíza a criatividade e onde o arquitecto encontra as ideias da sua obra. É fundamental entendermos o conceito e não nos limitarmos à definição do dicionário. A criatividade, a imaginação, a utilização dos conhecimento, o ultrapassar o limite do domínio da visualidade, transformar-nos-á em arquitectos distintos, que marcam pela diferença.
  5. A minha dissertação de bolonha que está agora no seu início, pois estou no 5ºano também vai com toda a certeza centrar-se nesse tema. Já tinha ouvido falar nesse livro e já o tenho nas minhas referências bibliográficas, aliás, os dois! Tens mais algumas recomendações? :)
  6. É bastante interessante o tema do Silêncio na Arquitectura. O Miguel Sousa tocou em pontos fundamentais. Quero também mencionar outra obra do Arq. Siza, a Adega Mayor... que para mim é o auge do Silêncio em Arquitectura, no qual muito ajuda a paisagem em que se insere harmoniosamente, como se pousasse naquela enconsta magnífica, encenando em segredo, numa dualidade apaixonante. Alguém sabes mais sobre este tema? Livros, Artigos, Teses... etc. etc. etc.?
  7. Será que me podem ajudar a encontrar neste infidável mundo da net, equipamento de saúde com informação suficiente para uma apresentação? Plantas, cortes, alçados, imagens... Obrigado!
  8. Tens um arquitecto muito bom na Batalha... André... não me recordo do ultimo nome mas posso ver-te isso. Depois tens uma arquitecta com muito trabalho feito em Leiria, Arq. Helena Serrador com escritório na Marinha Grande, na empresa VANGEST. Se tiveres interessado posso dizer-te algumas obras.
  9. Connecty, podes falar-me mais deste assunto? Obrigada!
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.