arqueurbemozgirl Posted June 3, 2009 Report Posted June 3, 2009 ola para todos... o meu curso relaciona urbanismo e estou no primeiro ano..particularmente acho o curso meio chato:\ mas gosto d arquitectura:P, so a parte de ciencias sociais eh k esta a me atrapalhar:s.... mas eh assim..eu quero saber qual eh a influencia das ciencias sociais no estudo da arquitectura?...e qual eh a correcta definicao de ciencias sociais para meu curso?.... por favor me ajudem.... estou mesmo atrapalhada! agradecia se me ajudassem....:D Quote
fadadolar Posted June 4, 2009 Report Posted June 4, 2009 Não podes ser um pouco mais explícita? O teu curso relaciona urbanismo com o quê? Quote
arqueurbemozgirl Posted June 4, 2009 Author Report Posted June 4, 2009 o meu curso relaciona urbanismo e arquitectura .... e essa pergunta eh da disciplina de ciencias sociais... Quote
fadadolar Posted June 4, 2009 Report Posted June 4, 2009 Ora bem, vamos por partes: 1. Arquitectura e Urbanismo não são coisas diferentes, são complementares: a arquitectura trata tanto do desenho de edifícios, como do planeamento e desenho de cidades e territórios (em concertação com outras áreas de conhecimento, que vão desde o direito à psicologia). Em Portugal não há uma divisão rígida entre arquitectos e urbanistas e a única classe profissional com habilitações para desenhar o espaço à escala urbana são os arquitectos. Isto não implica que os planos não sejam feitos por equipas multidisciplinares, mas cabe aos arquitectos (pelo menos até à entrada em vigor do Decreto-Lei que revogue o 73/73, cuja última redacção desconheço) o desenho do espaço. 2. A definição de ciências sociais é independente do curso que se tira. Da mesma forma que a definição de ciências exactas é independente do curso que se tira. 3. Tens vários exemplos de influências importantes das ciências sociais na arquitectura e no urbanismo, desde a Geografia (vê Kevin Lynch, Gordon Cullen ou Kenneth Boulding) até à Sociologia. Porquê? Porque muitos dos paradigmas sociais que estão traduzidos nos projectos de arquitectura e urbanismo partiram de estudos que explicavam a evolução social ou tendências futuras do comportamento humano. Quote
Argos Posted June 7, 2009 Report Posted June 7, 2009 muito honestamente nao compreendo a questao, eu diria que quando tiras a componente social a Arquitectura (Historia, Geogafia e Sociologia), ficas praticamente com a componente the engenheria, dado que a artistica e 5% do processo e na verdade nao pode ser desvinculada das ciencias sociais. Quote
Recommended Posts