arq.s Posted February 25, 2009 Report Posted February 25, 2009 Boa tarde! Gostaria que me dessem uma opiniao quanto ao aquecimento das águas sanitárias para uma moradia! Quote
Lichado Posted February 25, 2009 Report Posted February 25, 2009 Ui. Isso depende de tanta coi$a. À partida, de acordo com o DL 80/2006, tem de levar paineis solares. De acordo com o mesmo diploma, o aparelho mais eficiente é um termoacumulador eléctrico com 100mm de isolamento térmico, e o menos eficiente é um esquentador a gás Quote
arq.s Posted February 26, 2009 Author Report Posted February 26, 2009 O edifício unifamiliar de 3 pisos (o ultimo parte é sotão), vai ter no 1.º piso 2 lojas; um T3 com 2 cozinhas (sendo uma mais rústica no 1.º piso, e outra no 2.º piso). Paineis solares leva 2, na tal parte de sotão, que por sinal vai ter dois pequenos quartos. A ideia do cliente e eu percebo tb a razão, é não tornar o edifício dependente de uma só energia (só gás, ou só electricidade), assim pensou-se npara o 1.º piso seria tudo a gás (esquentador solar) e nos restantes um termoacumulador a electricidade. O que acham??????? Quote
arq.s Posted February 26, 2009 Author Report Posted February 26, 2009 Quanto aos 2 quartos no sotão!!!! Essa é precisamente outra questão que gostaria de colocar? Qual os efeitos nocivos (se é k existem) para uma pessoa que durma num quarto em que a cobertura tem um painel solar em cima??????? Quote
Pedro Barradas Posted February 26, 2009 Report Posted February 26, 2009 Acho, que não posso emiir grande opinião sem ver plantas e cortes do projecto... Acho que se pode levar colectores solares para AQS... toda a água quente deve provir daí. Quanto às soluções de backup... e perfiro o soluções de Kit termossifão... mas depende da zona do país. Neste caso o backup é electrico e encontra-se dentro do kit. Atenção à compatibilização dos requisitos de produção de água quente e o RCCTE (DL 80/2006) A forma e o tipo de soluções para AQS.. não é à vontade do freguês... portanto informe-se e informe bem o seu cliente. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
vitor nina Posted February 26, 2009 Report Posted February 26, 2009 O que é um esquentador solar? Quote
Pedro Barradas Posted February 27, 2009 Report Posted February 27, 2009 Oh.. victor...!!! Existem fabricantes e técnicos q designam esquentador solar... a um esquentador/ caldeira a gas com possiblidade de interagir com um sistema de produção de agua quente solar... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Recommended Posts