Jump to content

Recommended Posts

Posted

Estou em vias de aplicar numa moradia unifamiliar um sistema de aquecimento/ arrefecimento pouco divulgado, mas cujo conceito e vantagens me parecem de mais-valia. O sistema consiste em Bombas de calor geotermicas onde a produção de calor ou frio se faz pelo aproveitamento do calor da terra. Este sistema alem de ser ecologico, seguro, não poluente é também economico em termos de consumos. Gostaria de saber se alguem já aplicou este tipo de sistema em alguma das suas obras e se sim, é tão funcional e economico como nos é publicitado? Obrigado

Posted

Há dois /três anos, numa obra minha, equacionei essa hipótese, juntamente com paíneis solares. Apesar de não ter optado por eles, por motivos que não interessa aqui refgerir, ainda assim estou convencido que esta foi a melhor proposta que na altura me apareceu. Há que ter em atenção que o actual RCCTE não contempla este sistema como enquadrável no Eren ( contributo das energias renováveis), uma vez que este não é totalmente independente da electricidade ( ainda que o consumo desta para fazer funcionar as bombas de calor geotérmicas seja absolutamente residual... lobbyes). Assim sendo, convirá veres se essa opção não penalizará (economicamente) o projecto em sede de RCCTE.

Posted

O amigo vitor nina tem razão em termos de rccte não contempla esse equipamento não vais conseguir uma melhoria energética, mas sem duvida que tem muito potencial.

Posted

Só para informar: Visitei uma obra na Quinta do Lago e fiquei bastante impressionado com o sistema. Sendo uma obra com uma área envidraçada impressionante, foi "curioso" verificar que o sistema funciona perfeitamente. Neste caso, foram instaladas duas bombas de calor por existirem duas piscinas aquecidas ( uma interior e uma exterior). Tirando esse "pequeno pormenor" toda climatização da moradia se faz por este sistema. Embora estivesse sol no dia que visitei a obra, estava bastante frio e a temperatura no interior era a ideial. E realmente pude verificar que o consumo é verdadeiramente residual.

• 4 weeks later...
Posted

Estou neste momento a construir uma piscina, na qual pretendo instalar uma bomba de calor. Onde poderei obter mais informações a respeito deste tipo de bombas? Quem as comercializa? Obg.