freelander Posted January 21, 2009 Report Posted January 21, 2009 Tenho encontrado, estas designações e confesso estou um pouco confuso entre saber diferenciar.... ou será que na realidade é tudo do mesmo??!? Falei com alguns vendedores e eles só complicaramXD atencão que não estou a falar do material de confecção. isso eu sei ver as diferenças estou a falar em termos de qualidades... Quote
Pedro Barradas Posted January 21, 2009 Report Posted January 21, 2009 Os blocos termicos ( sejam eles em barro, cimento/leca) distinguem-se dos outros "vulgares" pelas melhores prestações ao nível térmico, considerando espessuras de blos equivalentes... acresce a à propiedades "termicas", outras vantagens.. por exemplo,que permitem executar alvenarias resistentes, devido ao tipo de furação do bloco... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
freelander Posted January 21, 2009 Author Report Posted January 21, 2009 ok, pedro. Estás a dizer então que ao dizermos BLOCO termico, englobamos o bloco e tijolo termico. Certo? Quote
Pedro Barradas Posted January 21, 2009 Report Posted January 21, 2009 ... eu normalmente especifico o TIPO de Bloco. Mas pode-se considerar que a designação BLOCO TERMICO, é uma designação abrangente. não entrando em consideração com o tipo de material constituinte do bloco... Por outro lado.. de que vale especificar um "bloco termico"... sem apresentar todas as caracterisiticas que o mesmo deve ter para cumprir com os requisistos técnicos necessários a determinada alvenaria?! Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
vitor nina Posted January 21, 2009 Report Posted January 21, 2009 Eu designo por "bloco térmico" aquele que é produzido pela MAXIT, em betão leve, e que tem esse nome comercial; o outro, em argila, designo por Termoargila. Quote
freelander Posted January 22, 2009 Author Report Posted January 22, 2009 Tem razão pedro, devemos antes preocuparnos com os seus requesitos... De qualquer forma, já deu para entender que não andava muito errado... agora deixa-me analisar correctamente as as suas especificações... Já agora vitor, disseram-me ontem que a Maxit fechou.... Quote
vitor nina Posted January 22, 2009 Report Posted January 22, 2009 freelander, Estás a dar-me uma grande novidade. Esta crise ainda não nos bateu em força e já está tudo a fechar...O incrível é que eles (MAXIT) andavam a fazer um marketing intenso na promoção dos produtos, pelo que nada indicava isso. Ainda tenho que confirmar. Quote
Gupyna Posted January 22, 2009 Report Posted January 22, 2009 O bloco Termo argila tem características distintas do tijolo vazado "normal", porque tem capacidades estruturais (apesar de limitados) visto que é mais denso e a "furação" do tijolo é vertical. Este tijolo pode ser utilizado em paredes simples (de um pano) sem caixa-de-ar com o isolamento térmico pelo exterior (por exemplo cappotto) o que torna muito competitivo relativamente ao tijolo vazado normal, convêm ter algum cuidado na construção - nos dias de chuva, porque acumula água nos vazios, porque se encontram na vertical o que pode trazer alguns problemas mais tarde - aliado a isto a vantagem espacial porque uma parede exterior com este tijolo ocupa menos espaço. Já utilizamos este tipo de tijolo em várias obras de moradias isoladas, com o isolamento pelo exterior, e os resultados são muito satisfatórios, porque trabalha muito bem com estruturas de betão armado. Existiu inicialmente alguma resistência dos pedreiros, agora não querem outra "coisa", porque o assentamento e a colocação da argamassa de ligação é distinta. Considero este bloco melhor que o da MAXIT para a construção de paredes exteriores em moradias, porque quem acredita nas características térmicas depois acha que não é necessário o isolamento térmico – errado – mas se for para paredes de armazém vulgares ou anexos sem compartimentos habitáveis já escolheria o Bloco tipo Maxit! Quote
Pinus Posted March 7, 2009 Report Posted March 7, 2009 usar os tijolos ou bloco na vertical pode ser muito vantajoso para construções com poucos pisos, mas uma boa solução em termos de isolamento "termo-acústico" é preencher os vazios com areia seca (confirmo, cuidado com a chuva), mas não se esqueçam que convêm de 3 em 3 metros levar uma armadura em aço no interior nos vazios dos tijolos que vá directamente à laje para melhor consolidar a parede. Abraço Quote
Recommended Posts