pedro_fts Posted December 6, 2008 Report Posted December 6, 2008 vim aqui partilhar convosco uma frustraçao que me acompanha desde há 3 anos. sou aluno de projecto 2 em arquitectura, porem é já a minha quarta matricula neste curso... tenho uma grave problema em falar com os professores. a razao desta minha dificuldade de comunicação com os professores da cadeira de projecto tem origem numa séria e credivel condição que atormenta a minha relação com os referidos individuos-não gosto deles. vim aqui lançar uma pergunta e espero várias e honestas respostas a este meu apelo: é possivel passar a projecto e ser um arquitecto bom e com futuro sem ter de passar por esta tormentosa experência, que para mim tem tanto de inútil como de aborrecido, que é falar com um professor de projecto??será possivel fazer este curso tomando uma atitude autodidacta? ouvi dizer que o tadao ando, que é um excelente arquitecto, enveredou por esse caminho. (ouvi dizer tambem que quando era puto jogava boxe).van gogh tambem era autodidacta... por favor respondam com seriedade e honestamente. Quote
manu Posted December 6, 2008 Report Posted December 6, 2008 Acho que falas de varias questões diferentes que não tem forçosamente a ver umas com as outras: O auto didactismo é importante e quase obrigatório, se bem que já não seja possível fazer como os arquitectos que no inicio do século 20 podiam construir sem terem diploma, penso entre outros no Corbusier. Portanto se queres ser arquitecto tens que passar por um curso e depois veres os teus conhecimentos "validados" por uma instituiçao. Neste processo aturas professores e eles aturam-te a ti. Digo que sao varias questoes porque o facto de nao gostares dos profs como dizes nao tem que te levar forçosamente a chumbar. A questao que me colocava era se se pode ser arquitecto sem ser capaz de estabelecer relaçoes com outras pessoas (nomeadamente profes). A verdade é que muitas vezes temos que estabelecer relaçoes com pessoas que nao gostamos O objectivo é nao sair prejudicado no fim. Quote
gibag Posted December 6, 2008 Report Posted December 6, 2008 A minha opinião de quem concluiu ha 9 anos, e faz projectos até hoje. 1. Por mais autodidacta que possas ser, tens mesmo que tirar o curso para poderes exercer, e terás que ter isso em mente. 2. Eu percebo o teu problema porque também passei por ele no 2º ano. Por melhor que seja o trabalho que fazes, os professores valorizam muito a comunicação, e tem razão porque para perceber o teu caminho e as tuas intenções de projecto, não basta mostra-lo, tens que o comunicar. Se tiveres confiança no teu trabalho, não terás dificuldade em falar sobre ele ao prof. Eu sei que alguns prof. tem os seus meninos queridos, mas tenta ignorar isso e concentra-te no teu trabalho 3. Para seres bom arquitecto é muito mais importante aquilo que aprende com a tua curiosidade, empenho, e experiência do que propriamente com aquilo que te transmitem na faculdade (não digas essa parte ao teu prof.) 4. ultrapassa este problema porque o projecto é um trabalho de equipa. Quando exerceres a tua profissão não vais falar com professores, mas vais ter que falar com os teus colegas arquitectos mais experientes, clientes, engenheiros, juristas, promotores, etc.... e olha que as vezes é mais difícil. Quote
pedro_fts Posted December 7, 2008 Author Report Posted December 7, 2008 concordo convosco. acho que o meu problema é mesmo falta de confiança. estou convencido que neste curso, muito mais que bons projectos, preciso ter é TOMATES. bem haja e continuo à espera de opiniões. Quote
JVS Posted December 7, 2008 Report Posted December 7, 2008 Pedro_fts: Saber falar no ramo da arquitectura eh essencial para a tua profissao. Se nao sabes falar com eles porque nao gostas deles entao desiste do curso. O arquitecto eh como um vendedor de produtos. Tem de saber falar, tem de saber apresentar uma ideia, tem de saber conversar com arquitectos, com trolhas, com serventes, com vendedores, com empresarios, com banqueiros, com engenheiros, com gente estupida, com pessoas efeminadas (sem sorrisos parvos), com intelectuais, com pessoas contidas, com tudo e mais qualquer coisa... mas tambem tem de saber ouvir. E ouvir muito. Ouvir e aprender a falar como os outros. A falar como os vendedores, como os trolhas, como os empresarios... nao eh facil. Eu identifico-me um pouco como o Pedro. Sempre tive algum receio que nao compreendessem o meu discurso mas apresentava os meus trabalhos... ateh ao dia em que no 4 ano disseram-me que o meu discurso era enfadonho... no 5 ano a minha nota num projecto desceu de 15 para 10 devido ah apresentacao... mas no final do ano na oral optei por uma estrategia... preparei a minha apresentacao. Quando procurei estagio tambem foi complicado... sou uma pessoa de poucas falas e ai apercebi-me do quanto eh IMPORTANTE saber falar, saber conversar, saber dialogar... ainda tenho alguma dificuldade. Apesar de nao saber conversar nem de falar com as pessoas nao eh por ai que a minha vida para. Ela continua, ela flui.... lentamente... devagar... mas flui. Ou seja. Nao gostas dos teus professores. Tambem nao gostava dos meus. De alguns. Entao enfrentava-os como se de uma guerra fosse. Preparava os meus discursos. Textos curtos. Nao divagar muito. Nao referir em pontos que eles nao gostam. Ai tens de saber quais sao os temas que eles nao gostam. Tens de evitar conversas incomodas. Tens de dizer que sim a tudo... a quase tudo... ha professores que nao gostam dos yesman... mas ai eh melhor precaver bem... os profes que nao gostam de yesman gostam de confronto mas que seja um confronto inteligente e nao um confronto estupido com picardias sejam elas inteligentes ou banais. E acima de tudo, SORRI. Um sorriso na tua boca eh meio caminho andado para o sucesso. Ha pessoas que nao se deixam enganar pelos sorrisos... mas pelo menos suaviza o ambiente. Alem de sorrir tens de ter uma boa apresentacao... tens de seduzir os teus professores. E a seducao tem muito que se lhe diga... ha pessoas que preferem pessoas calmas mas que vao falando calmamente sem pressas, de vez em quando libertam uma piada e ai o discurso flui e entranha-se nos ouvidos... Em relacao ao autodidactismo... em certos casos funciona. Mas por vezes quando existe muita dificuldade mais vale pedir apoio externo. O exemplo de van gogh eh mortal para os arquitectos. Penso que nao existe um van gogh arquitecto... coitado estaria a morrer de fome ou entao tinha uma bela cunha ou muitos conhecimentos... Espero ter ajudado. Quote
Argos Posted December 7, 2008 Report Posted December 7, 2008 Ha inumeras pessoas a trabalhar em Arquitectura sem ter uma formacao para tal, pessoas que por vezes ate tomam posicoes mais importantes que os arquitectos em certas obras, mas contan-se plos dedos os que se destacam um dia como arquitectos, porque geralmente viciados pelo trabalho, caiem num exagarado tecnicismo, e perdem a visao do todo. ste e o percurso da maioria dos desenhadores, por exemplo. a cadeira de Projecto e precisamente o local onde tudo se juntara de uma forma progressiva. Quote
gibag Posted December 7, 2008 Report Posted December 7, 2008 preciso ter é TOMATES. Atenção tomates a mais também pode ser prejudicial. No inicio observa mais, está atento às características do professor e depois começa a comunicar na medida certa. Quote
pedro_fts Posted December 7, 2008 Author Report Posted December 7, 2008 tenho de saber falar com pessoas efeminadas?! concordo com a parte do sorrir. a verdade é que não falo com os professores não por ter medo deles...nada disso. o que se passa é que, para mim, o trabalho acompanhado é algo que nao faz muito sentido nem encaixa na minha maneira de trabalhar. gosto de apresentar o meu trabalho quando estiver seguro dele, e nao antes, quando souber o que ele contém e com funciona e como é, e sobretudo o que ele representa para mim.aí sim, justifica eu comunicá-lo. chamem-me esquisito, mas tenho estado a pensar desistir disto exactamente por levar isto muito a sério.tenho uma atitude demasiado individual e artistica( no sentido do artista solitário que só pensa naquilo, um coladão que nao vive no mundo social), e receio que isso seja incompativel com a arquitectura e receio sobretudo ficar maluquinho da cabeça... julgo, honestamente, ter algumas qualidades e capacidades, mas temo ser um bocado lamechas tenho entrega daqui a 2 semanas espero que corra bem raios ma f**am se nao passo a prjecto obgd pessoal vou dedicar-vos um livro quando ganhar o pritzker Quote
Gupyna Posted December 7, 2008 Report Posted December 7, 2008 Com essa atitude vais ter muitos problemas no curso, falta-te primeiro humildade e saber ouvir, seja uma critica justa ou não, ter o poder de distinguir uma dica do professor sobre os objectivos do trabalho no ambito do programa do projecto 2 é muito importante. Ás vezes temos de ceder, porque não vale a pena o clima de confronto sistemático com o professor que com todas as virtudes e defeitos que tenha está ali para ajudar o aluno, é assim que modestamente eu penso.Se não concordas tenta perceber porquê, do professor insistir que tomes outros "caminhos"! Mais, se tens uma atitude individualista nunca serás um bom arquitecto, porque no mundo da arquitectura/construção não se pactua com infantilidades e egoísmos! O trabalho em equipe é fundamental e não é com esta atitude que se vai longe, não aconteceu assim com Le Corbusier, nem actualmente com Tadao Ando! Quote
nunomiguelneto Posted December 8, 2008 Report Posted December 8, 2008 concordo com o gupyna... auto-didactismo é uma faca de dois gumes, pois podes sempre ser confundido com sabichão em vez de auto-didacta Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
pedro_fts Posted December 8, 2008 Author Report Posted December 8, 2008 podes sempre ser confundido com sabichão em vez de auto-didacta é verdade Quote
Márcio Ferreira Posted December 8, 2008 Report Posted December 8, 2008 oh Pedro, o segredo de um bom arquitecto é levar a vida na boa, não cries conflitos, aproveita a universidade para aprenderes o máximo e aceita as criticas como maneira de melhorar o teu trabalho, não te podes fechar em ti mesmo, senão ficas sozinho e a solidão mata. O autodidatismo não significa que não converses com os outros, significa que pesquisas, fazes experiências, pensas nos assuntos e procuras respostas, sem que os outros te obriguem... Quote
Recommended Posts