Lichado Posted October 29, 2008 Report Posted October 29, 2008 Tenho andado a experimentar as vistas associativas no Allplan, ainda não estou lá muito convencido. Há a questão da espessura das linhas. se eu tiver as paredes, em planta, com espessura de 0.50, nos alçados também vão ficar com essa espessura. Ou então terei de alterar as definições de canetas sempre que imprima plantas ou alçados. Também há a questão das linhas que deverão aparecer a traço interrompido (pisos que fiquem abaixo da linha do terreno). Como é que isto é gerido no Revit ou no Archicad? Quote
Lichado Posted October 29, 2008 Author Report Posted October 29, 2008 esqueçam, é falta de prática. tem lá uma opção que permite alterar as linhas apenas na vista Quote
ruivenda Posted October 29, 2008 Report Posted October 29, 2008 No revit ou no archicad (funciona mais ou menos igual), os objectos têm a sua representação gráfica assegurada, reconhecendo as arestas que estão visiveis em corte e em vista, atribuindo-lhe a espessura desejada para cada uma das situações... No caso do revit podes ainda fazer um "override" às arestas, para dares um toque mais pessoal aos desenhos e dares mais expressividade aos mesmos. Este override faz com que uma determinada linha passe a ser representada de outra maneira, mas se o modelo se alterar, essa linha altera-se também, movendo-se de sitio e mantendo o override.... Quote
Lichado Posted October 29, 2008 Author Report Posted October 29, 2008 Pois, o Allplan tem duas hipóteses de início, ou fica com as canetas do modelo, ou tudo com a mesma caneta. Ou então muda-se apenas na vista. Definitivamente, não gosto do sistema. Sei lá, velhos hábitos... Quote
ruivenda Posted October 29, 2008 Report Posted October 29, 2008 Confesso que é nestas pequenas coisas que os softwares BIM vão deixando a desejar - o controlo gráfico, que ou é complexo ou exige muito trabalho adicional. Daí a minha escolha se manter no revit que consegue um bom controlo quer das peças desenhadas quer do modelo em si, mantendo total consistência entre a informação, dando ferramentas quanto baste para dar o grafismo aos desenhos a que nós damos tanta importância... Depois de várias demos e opiniões acerca do Allplan, considero que embora tenha ferramentas muito boas e optimizadas, continua a pecar na facilidade de uso, na organização da informação e nos resultados obtidos, principalmente os resultados de representação gráfica. Mas é mesmo assim e é por isso que nem toda a gente usa o mesmo software... Nenhum é perfeito, por isso a escolha recai sobre aquele que melhor vai ao encontro das nossas necessidades e aos nossos habitos - e isso é uma coisa que nunca vai mudar... Quote
Lichado Posted October 29, 2008 Author Report Posted October 29, 2008 Pois, o novo wizard de organização de projecto foi pensado para os novos utilizadores. Mas acredito que não seja lá muito intuitivo. Para os mais antigos, já estamos tão habituados à estrutura anterior que não usamos a nova. Mas acho mesmo que o importante é um software trabalhar da forma que nos dá mais jeito. Nisso tiro o chapéu ao Allplan, não conheço ninguém que o use da mesma forma. Não posso falar dos restantes, conheço-os mal, por isso é que às vezes faço perguntas. É pena que não haja ainda aqui ninguém versado no Vectorworks Quote
ruivenda Posted October 31, 2008 Report Posted October 31, 2008 Mas existem muitos utilizadores de Vectorworks também por aqui... Podem é não se manifestar... Se não conheces os outros BIMBOS acho que deverias conhecer. Só conhecendo um pouco de todos se pode ter a noção do que cada um faz, quais são os seus prós e contras e qual aquele que melhor se adapta à tua forma de trabalhar, embora o que melhor se adapta é o que já se usa à mais tempo claro... Mas em tempos de mudança, o conhecimento é tudo e quanto mais se souber melhor, não vá o pessoal ficar preso no tempo e pensar que já faz algo de transcendente.... Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.