shadowraider Posted October 13, 2008 Report Posted October 13, 2008 Hey, quase tenho vergonha em perguntar isto, visto já ser aluno do segundo ano haha, mas cá vai: Queria saber qual e em que condições, se deve utilizar determinada espessura. Isto porque tenho de fazer o estudo de uma casa já existente (no meu caso a Farnsworth) e esse estudo inclui a reprodução dos desenhos documentais originais da casa. Nos desenhos que fiz tenho certas espessuras, mas não tenho certezas quanto a elas pois este é um tema que sempre tive dúvidas, pois cada pessoa diz a sua versão e fico um pouco confuso.. Quote
Rui Fernandes Posted October 13, 2008 Report Posted October 13, 2008 Caro shadowraider... mal seria em não perguntar e continuar na ignorância. As espessuras variam consoante o que estamos a representar, da mesma forma como os tipos de linha utilizados. 0.25 - Linhas em vista - ão as linhas que estão á frente do nosso plano de representação. 0.35 - Linhas em corte - quando as linhas são muito proximas.. tipo os perfis metálicos a 1/100 ou a espessura dos vidros em corte. 0.50 - Linhas de corte - Linhas mais representativas, como os limites das paredes em corte. Um truque para perceber as linhas de corte, é que essas linhas são sempre fechadas, a não ser que exista um seccionamento 0.70 - Linhas de terra - Representa o T.N. (terreno natural) 0.18 ou 0.13 - Para linhas não sejam representativas do modelo, tipo esterotomia de pavimentos, sentido de abertura dos vãos. Espero ter ajudado. Já desenhei essa casa que é de muito interessante Quote
nunomiguelneto Posted October 13, 2008 Report Posted October 13, 2008 eu acho que sim deves ter isto como base...e como base é muito bom. (parabens rui) agora tambem penso que deves imprimir muitas vezes e ir mudando, ate teres uma base tua e uma expressao tua. depois até os proprios professores começam a conhecer o teu desenho porque é como uma assinatura tua :) Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
mind_moz Posted October 17, 2008 Report Posted October 17, 2008 epa 1º se tas no 2º ano da universidade nao deverias ter vergonha em perguntar isso porque é normal, pelo menos eu tou na fautl, e so no 2º ano 2º semestre é k começamos a usar o autocad, te la é tudo "a la pata" 2º nao axo que tens k te seguir pelos outros, escolhe tu mesmo as espessuras, faz uma planta e imprime uma parte num A4 como teste, assim chegaras ao resultado k queiras, talvez deverias fazer outra pergunta que creio k é melhor k esta fizeste que é "poderiam me dizer a que corresponde a linha mais fina, ate a mais grossa?" entendes? Quote
Pedro Barradas Posted October 17, 2008 Report Posted October 17, 2008 Pois, cada cabeça sua sentença... Eu costumo utilizar este critério, para escalas 1:100 e 1:50: 0,07; 0,13, 0,18 e 0,25 para Linhas em vista (consoante esteja mais longe/ mais perto do observador) 0,35 para linhas de corte ( paredes, pavimentos, etc) estas espessuras, podem fazer ou não sentido.. depende de como é a abordagem gráfica dos desenhos técnicos... se são ou não complementadas com hatchs ( e que tipo de hatchs), com cores ou tons de cinzento.. etc não existem receitas... mas eu pessoalmente gosto dos desenhos com uma expressão mais fina. O melhor é olhar para exemplos de representações em publicações e dos colegas... imprimir e experimentar. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Argos Posted October 17, 2008 Report Posted October 17, 2008 ou entao da uma olhadela nos desenhos do gabinete do Siza onde por vezes desenham tudo com a mesma espessura O_o, e ainda assim teem grandes resultados. tambem e importante ter em atencao sombras ou afastamentos dos objectos (nos alcados). Quote
Pjkm Posted October 19, 2008 Report Posted October 19, 2008 Sim, não se deve ter vergonha nenhuma visto só se aprender isso geralmente no 2º ano :) Quote
Recommended Posts