Kinetica Posted September 23, 2008 Report Posted September 23, 2008 Boa noite, preciso de encontrar plantas, cortes, alçados e medidas da Capela que faz parte das construções adicionais da Barragem do Picote, em Miranda do Douro. Se alguém me puder indicar algum livro ou site ou qualquer fonte que me possa dar esta informação agradecia. Quote
asimplemind Posted September 23, 2008 Report Posted September 23, 2008 É um belo exemplo da arquitectura moderna em Portugal. É pena é que seja desconhecida para quase todos nós. Há um livro do Cannatá e Fernandes sobre as obras modernas no Picote, certamente terá essa capela. Tenho algumas fotos de uma viagem que fiz em 2005: Quote
Peter Posted September 23, 2008 Report Posted September 23, 2008 De facto este moderno escondido ainda hoje me fascina. É incrível o estado de degradação em que se encontram alguns desses edifícios. Para mim é sem dúvida da melhor arquitectura que se fez em Portugal. Quote
Clive Sinclair Posted September 24, 2008 Report Posted September 24, 2008 Moderno escondido: arquitectura das centrais hidroeléctricas do Douro 1953-1964: Picote, Miranda, BempostaAutor: Michele Cannatà ; Fátima Fernandes, coord.Resumo: "As três centrais hidroeléctricas realizadas nos anos 50/60, próximo da fronteira Portugal-Espanha no ponto onde o rio Douro entra em território português, constituem claramente um acontecimento excepcional para verificar e investigar a possibilidade de, através de um método de projectação, no qual a Arquitectura se propõe como disciplina orientadora dos múltiplos intervenientes e condicionantes envolvidas no processo, criar novos cenários antropomórficos de grande qualidade." Publicado em simultâneo com a exposição do mesmo título. 1.ª edição, 1997. 222 p. : il. ; 28,5x25,5 cm. ISBN 972-9483-28-0. Brochado. Porto, FAUP Publicações. Preço: € 44,90 Quote
Argos Posted September 24, 2008 Report Posted September 24, 2008 Pois ando a anos a procurar mais infromacao sobre isso, (ja nem em lembrava do nome). Obrigado Clive e Asimplemind. PS: se por acaso alguem tiver isto em PDF, eu iria ficar radiante. Quote
Peter Posted September 24, 2008 Report Posted September 24, 2008 PS: se por acaso alguem tiver isto em PDF, eu iria ficar radiante. Recorde-se que não é permitido qualquer tipo de referência a sites de pirataria e afins. O livro está a venda no mercado e é bem "bonito". Quote
asimplemind Posted September 24, 2008 Report Posted September 24, 2008 Argos: esse livro até nas fnacs podes consultar. Já para não falar de ir à biblioteca. Quote
Kinetica Posted September 24, 2008 Author Report Posted September 24, 2008 Sim, eu também já tive a oportunidade de visitar as construções da barragem do Picote e também fiquei completamente arrepiada. Primeiro por ser um forte exemplo de construção modernista em Portugal e depois por serem pequenas relíquias num espaço privilegiado, condenadas ao abandono. Muito obrigada por me indicarem o livro, hoje andei a vasculhar na biblioteca e não encontrei nem uma pontinha do Picote=| Quote
Recommended Posts