PKirkby Posted August 28, 2008 Report Posted August 28, 2008 Serve este tópico para debater até que ponto a Ordem dos Arquitectos tem influenciado a vida e funcionamento das empresas de Arquitectura. É certo que promove o básico que qualquer Ordem o faz pelo simples facto de existir. O que pergunto é: Quais as respostas da Ordem dos Arquitectos para problemas concretos como a legalização de software dos jovens arquitectos e/ou empresas que pretendem iniciar actividade independente e não têm meios para o fazer; qual o apoio ou desenvolvimento de ideias como incubadoras de ateliers para empresas que se pretendem desenvolver; etc. O facto é que existem muitos problemas que a Ordem, aparentemente, não dá qualquer resposta ou mostra ideias que apontem nesse sentido, acentuando o crescente abismo de relação (creio que é correcto a palavra abismo) entre ela própria e os seus associados. Não basta dizer que os arquitectos não participam na O.A., esta a meu ver é que tem o dever de motivar os seus associados e não me parece, na minha opinião pessoal, que o esteja a fazer, pelo menos da melhor maneira possível. Pretendo que este tópico sirva para conhecer os problemas concretos dos arquitectos, na actividade prática do dia-a-dia e se consideram que a O.A. está ou não a dar resposta no sentido de os resolver. Quote
Argos Posted August 28, 2008 Report Posted August 28, 2008 nao me parece que seja funcao da ordem resolver problemas como a legalizacao do software, cabe a fiscalizacao multar as pessoas/empresas que fazem dinheiro com software pirateado, e dessa forma regular o sector. a Ordem dos Arquitectos e um organismo regulador e promotor da profissao, nao um organismo promotor dos negocios, quando muito poderia servir de mediador entre agentes da actividade constructiva, mas nunca agir como agente promotor de terceiros. Quote
PKirkby Posted August 28, 2008 Author Report Posted August 28, 2008 Não concordo. Nem acho que a O.A. tenha de promover ou não negócios. Não é a sua função. O caso do Software era um exemplo. A O.A. não lhe cabe sequer fiscalizar esse sector (para isso existe a ASOFT, ASAE, etc...). Creio que a O.A. deve apoiar, no sentido de criar condições, para que os jovens arquitectos tenham a sua oportunidade de existir. Todos, pelo menos do universo que conheço, os arquitectos que trabalham como freelancers para ateliers ou que estão a fazer pequenos trabalhos, (e ás vezas não tão pequenos assim) estão a trabalhar com software ilegal, concorrem contra empresas como a minha ou vossa de forma desleal e ilícita com meios que uma empresa média (se estiver a jogar conforme as regras) não possuí. Esta é de facto a realidade. A meu ver não se pode exigir aos jovens arquitectos, que iniciem a profissão, que tenham 10.000 ou 15.000 para dispender em software, nem o que ganham nas empresas privadas (que dava para outro tópico) lhes possibilita juntar para isso. A O.A., por exemplo, poderia falar (e estou a mandar para o ar esta ideia como exemplo) com empresas de software e criar um protocolo em que durante 5 anos (exemplo) com um aumento pequeno nas cotas se comprometia a que TODOS os arquitectos fossem pagando um pack de software legal. sempre actualizado. Isto não seria a meu ver, promover negócios, seria sim a O.A. a tomar uma medida efectiva a proteger esses jovens de um processo legal interposto por algum colega que acorde mal disposto poque perdeu um concurso, por exemplo, para um grupo desses jovens. Posso estar a dizer uma coisa completamente descabida, mas continuar a fechar os olhos a estas verdades é que não pode ser. E não me estou a referir só a software. existem problemas que não faço a mínima ideia que existem e o tópico foi lançado para descobrir quais são e se existe soluções. Também para ajudar a O.A. a resolvê-los...sim, porque a crítica deve servir para alguma coisa (há muitas coisas que a O.A. está a fazer bem.) Quote
Recommended Posts