Petrucces Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 Arquitectura vs Design( ? ) Sou estudante de Arquitectura. Conheco alguns arquitectos (e aspirantes a tal)Conheco alguns designers (e aspirantes a tal) Conheco tambemArquitectos que julgam... que sao designersSo nao conheco o contrario. arquitectos tal como Mies Van Der Rohe, Marcel Breuer, Siza Vieira e Souto Moura (so para citar alguns) que na sua veia pseudo-artistico-designer criaram/projectaram mobiliario (mesas e cadeiras, em grande parte) Falando de Design e de designers, estes na sua formação (falo de um modo geral) devem ter pelo menos bases em termos de Projecto, Tipografia e Estética. E percebem como funciona este tao falado.. Design. Agora se um arquitecto decide fazer um logotipo, uma cadeira, uma mesa, uma jarra ou seja o que for, acho que existe um grande contrasenso/injustiça.AfinalPara que servem/existem designers?Porque é que fizeram um curso se qualquer arquitecto pega no lápis, faz o trabalho dele (que é muito facil nao é? ) e ainda recebe artigos e exposiçoes pelo seu esplendido trabalho como.. pseudo-designer? Ja vi arquitectos fazerem logotipos so porque... Ah e tal logotipo toda a gente faz né. E perceber o processo de um logotipo? e perceber visibilidade e percepçao das letras? Aliás, perceber mesmo o que sao letras? Ah isso aprende-se num instante, né.(e isto aplica-se a cadeiras, mesas, jarras, lanternas entre outros) Os arquitectos teem de meter na cabeça que sao arquitectos e acabou.O Siza ( este deve ser o começo mais repetido no forum ) desenhou cadeiras. Mais tarde, sentou-se numa ao dar uma entrevista, e queixou-se que estava "um pouco" desconfortavel É preciso dizer mais ? Arquitecto = ArquitectoDesigner = Designer Arquitecto NÃOÉ Designer duvidas/perguntas/discussoes minimamente discutiveisfaçam favor Quote
arklab Posted August 11, 2008 Report Posted August 11, 2008 foi um tema que se discutiu e discute neste fórumhttp://www.arquitectura.pt/forum/f14/concurso-a-cria-da-nova-imagem-da-ordem-arquitectos-10841.html Quote
Dreamer Posted August 11, 2008 Report Posted August 11, 2008 Como já tive oportunidade de dizer noutros tópicos, concordo, mas como em tudo, nunca devemos ser de extremos, porque também há bons arquitectos que nunca estudaram arquitectura "oficialmente". Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Petrucces Posted August 11, 2008 Author Report Posted August 11, 2008 vou entao colocar a minha opiniao nesse post. obrigado arklab. Quote
Ema.enm Posted August 12, 2008 Report Posted August 12, 2008 Eu sou capaz de concordar e perceber esse ponto de vista. Frequentei a escola secundária António Arroio no curso de Design de Produto e agora estou em Arquitectura. Por algum motivo saí daquele curso porque não podia ver mais cadeiras à frente... Curiosamente a minha sala de projecto, nessa escola, tinha estiradores e bancos feitos pelo arquitecto Siza Vieira... Os estiradores faziam um barulho horrível e eram terríveis de ajustar a inclinação. Já os bancos, tinham um rebordo saliente que cortava a circulação cada vez que alguém se sentava mais de 10 minutos. Não sei se foi o Siza ou o seu atelier a desenhar tais equipamentos... Mas tem o seu nome e foi um mau exemplo de tentativa falhada de querer ser designer por parte de um arquitecto. Quote
JoãoDias Posted August 12, 2008 Report Posted August 12, 2008 pois a velha historia quem faz o trab de quem!!! cada um no seu lugar...o que axam de este concurso ser aberto tb a engenheiros parece m bem já que tb fazem arquitectura... Quote
Guest Ruce Posted August 12, 2008 Report Posted August 12, 2008 ha que separar as aguas, e acho desrespeitoso, andarem jovens e designers formados com anos de trabalho e muito esforco, para o seu trabalho ser entregue a um arquitecto... um bocado a imagem de vermos engenheiros a executar projectos de arquitectura.. mas a culpa meus amigos, nao e dos arquitectos, e da sociedade que acha muito chique, jantar num restaurante com cadeiras do souto, ou pisar um tapete do siza...e e a sociedade que tem que mudar... e ]e com opinioes e chamadas de atencao como a do petruces que sera o caminho da educacao...dou nota positiva a este topico Quote
Argos Posted August 13, 2008 Report Posted August 13, 2008 O grande problema aqui e que parte daquilo que nos consideramos trabalho de arquitecto, sera no futuro considerado trabalho do designer de interiores, cada vez mais o arquitecto e o tipo que mete um edificio em pe, ou que proporciona (no sentido de proporcao) uma fachada e assegura que o edificio respeita normas e leis. Se se continuarem a separar as aguas como se esta a separar, nao havera possiblidades de conjugar exterior com interiores, porque o cliente tera a possiblidade de entregar os interiores a um Designer, que desde que respeite as tipologias dadas por um arquitecto, podera adulterar todo o sentido de qualificacao de espaco que um arquitecto criou. Imaginemos que o cliente quer apenas criar uma loja de telemoveis a esquina, mas que ao mesmo tempo ambiciona criar uma boa imagem de inicio, com logotipo, decoracao, estudo de cores etc... sera de supor que este trabalho seja levado por duas ou tres pessoa no maximo, mas se continuar-mos a separar aguas, serao precisas 10 pessoas para elaborar um projecto, designer Grafico, designer de interiores, web designer (se existir um site) designer de equipamento, arquitecto, e provavelmente engenheiros para especialidades, e a verdade e que um cliente pequeno nao pode pagar isto (agora imaginem que e um Restaurante). Conheco um atelier especilizado em Hospitais com uma equipa de 6 ou 7 Designers de interiores, e no fim o que acontece e que a Arquitectura e negligenciada porque os responsaveis se fiam no design de interiores, ao mesmo tempo que isso vende muito mais o projecto que a arquitectura em si. a meu ver, a Arquitectura e a confluencia des diversas areas, e o design (interiores e equipamento) sao especializacoes dentro da mesma area, mas decidir quando e que uma comeca e acaba e algo de muito complicado. Quote
Dreamer Posted August 13, 2008 Report Posted August 13, 2008 Argos, não deixas de ter razão, mas também todos sabemos que num projecto de arquitectura, todos os intervenientes devem estar em contacto para evitar que esses problemas aconteçam. Quanto a mim a função do arquitecto, para além da arquitectura, será também a coordenação de todos os intervenientes, desde logo o cliente, os engenheiros das diversas especialidades, designers se forem necessários, etc. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Argos Posted August 13, 2008 Report Posted August 13, 2008 sim, mas existe um certo tipo de contractos chamado Construcao, muito utilizado pelos oorganismos publicos onde o arquitecto perde o poder sobre a obra no momento em que entrega o porjecto de execucao. a partir dai o contractante (geralmente um grande empreiteiro) pode fazer o que quiser da obra desde que a entregue ao seu cliente em pleno funcionamento. na verdade a especilizacao de competencias esta a servir nada mais nada menos que estes tipos que despoi entregam obras fraquissimas, sem que niguem de por ela, enquanto fazem um dinheirao. Quote
Recommended Posts