JVS Posted July 31, 2008 Report Posted July 31, 2008 TEXTO Following up on yesterday’s take on living in a bookcase, we’ve got the recent Lubetkin Prize [RIBA] winning Casa Kike - designed by Gianni Botsford Architects. Located in Cahuita, Costa Rica, the home was built for a writer - and is meant to house 17,000 books [i bet there’s lots of pictures…]. Here’s RIBA’s description of the award: The Lubetkin Prize is named in honour of the Georgia-born architect, who worked in Paris before coming to London in the 1930s to establish the influential Tecton Group. It is awarded for the most outstanding building outside the EU by an RIBA member and is chosen from winners of RIBA International Awards| following visits by a jury of architects and a lay judge. And if I had to weigh-in, I’d have to say that the house is pretty siiick - and I want one. Two connected pavilions, the home is separated by function: the larger volume contains one large open space, containing the authors book, work space, and a grand piano - while the smaller volume contains a bedroom and bath [if I’m not mistaken, there is an existing structure on the property, containing kitchen, etc]. The two structures are built with a locally [and sustainably] harvested wood, clad in corrugated metal panels [another local material], and sit on four foot tall wood piles [a hard wood called Cachà - which is so dense that it sinks in water, and as a result is also naturally termite proof]. I particularly love the way the structure bends from roof to wall, forming the frame work for the bookcase - a feature element of the writer’s studio space. That, and the way the different volumes are connected through these outdoor decks [last image, below] - it must be pretty incredible to live in a location where you can treat the outside as a connector between your living spaces. Although, doesn’t it rain a lot in Costa Rica? in http://architecture.myninjaplease.com/ IMAGENS http-~~-//architecture.myninjaplease.com/wp-content/uploads/2008/07/right8.jpg http-~~-//architecture.myninjaplease.com/wp-content/uploads/2008/07/casa_kike_lubetkin_06.jpg http-~~-//architecture.myninjaplease.com/wp-content/uploads/2008/07/casa_kike_lubetkin_08.jpg http-~~-//architecture.myninjaplease.com/wp-content/uploads/2008/07/casa_kike_lubetkin_07.jpg APONTAMENTO Achei interessante a forma como sao aproveitadas as paredes opacas. Aquela estante cheia de livros provoca em mim um certo romantismo. A autenticidade de revelar a estrutura que forma o espaco arquitectonico. Nao existe ali falsidade. E o revestimento que cobre o edificio e que o protege. Quote
Dreamer Posted July 31, 2008 Report Posted July 31, 2008 Um exemplo muito interessante a nível estrutural. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
kwhyl Posted August 3, 2008 Report Posted August 3, 2008 que biblioteca lindíssima. encontrei isto umas semanas atrás numa daquelas revistas de artes várias, com umas 4 paginas sobre arquitectura no café que vou todos os dias enquanto voçês estão na net a escrever tópicos, enfiados em casa, a terem relações virtuais...ainda bem, o café estava vazio, como eu gosto... ainda se faz boa arquitectura, sem opulência Quote
Dreamer Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Kwhyl, deves ter algum problema sério, mas quem sou eu para diagnosticá-lo... a assinatura do teu perfil apenas dá uma pista... Assinatura detesto pessoas e o rumo da arquitectura, que é feito por pessoas que detesto Pode ser que nos encontremos um dia destes num café... ou se calhar é melhor não... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Pedro_Ribeiro Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 projecto interessante. quanto ali aquele utlizador... engraçado q enquantos nós estamos aqui a escrever tópicos que não gostas, é curioso que escreves neles, interessaste por eles e vens à net ve-los... e ainda bem que somos nós que ficamos em casa... lol Quote
kwhyl Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 com duas bacuradas e uma assinatura polemica de perfil já toda agente sabe quem eu sou porreiro agora posso começar afalar a serio, e a dizer coisas acertadas sobre arquitectura (desculpem lá o marketing, mas funciona) respondendo as sr pedro ribeiro eu adoro os vossos tópicos, senão não respondia neles, adoro alguns dos projectos aqui apresentados, interesso-me bastante e ultimamente, este espaço tem sido o meu site de eleição quando ligo a net. obrigado pela tua atenção para comigo Quote
Dreamer Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Kwhyl, não te conheço, mas repara que em pouco tempo o tom dos teus comentários alterou-se e a conversa só tem a ganhar com isso... ...lembra-te que ontem por esta hora parecias conhecer todos os frequentadores deste espaço, uma cambada de incultos que só vivem de e para a internet, mas tens o desplante de vir para aqui fazer acusações de que te catalogaram por "duas bacuradas e uma assinatura polemica de perfil"... ...há dias assim... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
kwhyl Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 dreamer, o tom dos meus comentários agora é de alguem que quer comentar assuntos que nos interessam mais do que a nós arquitectos, á sociedade. alias, interessa-me pouco discussões de linguagem e elogios interessa-me discutir utilidades e funções, politicas e usos... quanto ao resto, o marketing funcionou não foi? desculpa se não te agradou e aos demais continuo a pensar que voçes são todos uns incultos que passam a vida na net, mas aos poucos dois ou 3 vão-se revelando como pensadores muito interessantes, crediveis, contemporaneos com muito a dar ao futuro deste país e se eu puder ajudar em alguma coisa a abrir a cabeça dos menos esclarecidos ficarei muito contente,pois não gosto de saber que há aí gente ignorante e inculta a tirar um curso e uma área que tanto preso quanto a "duas bacuradas e uma assinatura polemica de perfil" isso fui eu que disse, isso, sou eu que acho de mim próprio, fui eu que constuí esta personagem, e fui eu, que rapaidamente, depois dela concluir o seu proposito, que a retirei afim de poder começar a pensar como deve ser atenciosamente, espero continuarmos uma discussão seria noutro topic qualquer Quote
Dreamer Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Com esse propósito já se pode conversar, neste ou noutro tópico, sobre este projecto ou qualquer outro e sim, o caminho pode não ter sido o melhor, mas acredito que tenhas causado as ondas de choque que pretendias Tanto quanto sei... ou não sei... podes ser tão geek internauta, quanto qualquer outro... No que mim me diz respeito, sei que não o sou e prezo demais a minha vida cá fora para a dedicar à internet. Mas agora voltemos ao tópico. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
kwhyl Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 só mais um offtopic se causei ondas de choque com estas pequeninas coisas que disse e fiz, á base de insultos e palavrões, então creio que o mundo está perdido e ninguem conhece os animais em formol do Damian Hirst, isso sim, choca Quote
Dreamer Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Ondas de choque podem ser mais ou menos intensas :( Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Recommended Posts