Jump to content

Recommended Posts

Posted

A Arquitectura e a Música enquanto "composiçoes artísticas" têm elementos comuns: o ritmo, a estaticidade e o movimento, o silêncio, o ruído (visual e auditivo), o degradé, o contraste, o claro/escuro-agudo/grave, o suave e o agressivo, a translacção, a rotação, o escalonamento, etc. Neste sentido, pode entender-se uma composiçao arquitectónica como a materialização de uma composiçao musical.

Posted

dependendo dos vizinhos e do sítio a arquitectura pode ser como certa música....... .....barulhenta!! E aí quem habita nesses espaços, fica petrificado ou então não!!

Posted

o "barulhento" a que me refiro não tem a ver com conceito mas sim com ruído.....puro e duro!!

musica "barulhenta" nem sempre é má musica... depende dos gostos, assim como a arquitectura. o importante é, em primeiro lugar entender se serve os propósitos para o qual foi concebida

concordo contigo mas não era a isto que me referia no outro post!
Posted

dependendo dos vizinhos e do sítio a arquitectura pode ser como certa música....... .....barulhenta!!

E aí quem habita nesses espaços, fica petrificado ou então não!!

o "barulhento" a que me refiro não tem a ver com conceito mas sim com ruído.....puro e duro!!

então falando sem metáforas dizes que "... a arquitectura pode ser como certa música ... barulhenta, ou seja ruídosa de uma forma pura e dura"

explica-me como é que a arquitectura pode emitir som ruidoso ;)

margarida duarte

Posted

A arquitectura barulhenta, que me estou a referir tem a ver com má construção! A falta de insonorização que existe na generalidade da construção e sobretudo na habitação colectiva, ou plurifamiliar, como queiras chamar. Não era à "arquitectura barulhenta" que tu falas que me estava a referir. relativamente ao jazz.....depende de cada um!! eu gosto de NIN e tu deves achar barulhento!! NIN (Nine Inch Nails) a casa da música era uma brincadeira...!

Posted

arquitectura tem tudo que ver com musica. duas artes. complementam-se de forma tao perfeita que é impossivel nao notar.

uma orquestra/uma casa.

quando entramos, inicia-se a partitura. percursos. passos. à medida que vamos avancando, a musica acompanha. uma janela, como um instrumento a entrar. uma porta, descobre-se outro ritmo, outro tempo. escadas, o som aumenta. fortíssimo. encontra-mos algo. uma parede envidraçada. a viagem acaba

a musica agora é da natureza. sem instrumentos, sem passos, sem percursos.
nao é preciso mais nada.

musica petrificada.

espero que tenham compreendido.

Posted

era isto,

A Arquitectura e a Música enquanto "composiçoes artísticas" têm elementos comuns: o ritmo, a estaticidade e o movimento, o silêncio, o ruído (visual e auditivo), o degradé, o contraste, o claro/escuro-agudo/grave, o suave e o agressivo, a translacção, a rotação, o escalonamento, etc. Neste sentido, pode entender-se uma composiçao arquitectónica como a materialização de uma composiçao musical.

e isto,

arquitectura tem tudo que ver com musica. duas artes. complementam-se de forma tao perfeita que é impossivel nao notar.

uma orquestra/uma casa.

quando entramos, inicia-se a partitura. percursos. passos. à medida que vamos avancando, a musica acompanha. uma janela, como um instrumento a entrar. uma porta, descobre-se outro ritmo, outro tempo. escadas, o som aumenta. fortíssimo. encontra-mos algo. uma parede envidraçada. a viagem acaba

a musica agora é da natureza. sem instrumentos, sem passos, sem percursos.
nao é preciso mais nada.

musica petrificada.

espero que tenham compreendido.

...que pretendia quando lancei a discussão!!

obrigado aos dois!
Posted

Gostei da colocação do Iago. Se minha cidade, São Paulo, fosse composta por músicas; ela seria certamente uma rádio pop que toca as mesmas coisas todos os dias. Músicas, estas, sem qualidade alguma, mas que agradam ao gosto popular. De vez em quando, fora do horário comercial, a rádio toca coisas boas, mas estes momentos são raros e possuem pouca audiência.

Posted

Gostei da colocação do Iago.

Se minha cidade, São Paulo, fosse composta por músicas; ela seria certamente uma rádio pop que toca as mesmas coisas todos os dias. Músicas, estas, sem qualidade alguma, mas que agradam ao gosto popular. De vez em quando, fora do horário comercial, a rádio toca coisas boas, mas estes momentos são raros e possuem pouca audiência.

como na arquitectura, isso aplica-se a determinados edifícios de excepção!