Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos.
Sou aluna da licenciatura de Psicologia, mas também gosto bastante de Arquitectura.
Gostava de lhes perguntar o seguinte:

Quando estão a fazer os vossos projectos, têm em conta o bem-estar psíquico das pessoas? Ou seja, tentam criar espaços com luz, para que as pessoas se sintam bem? Têm em conta a cor? (existem vários estudos que apontam para a influência da cor no estado emocional das pessoas)? etc... Ou criam esses mesmos espaços, com luz e cor, por outros motivos, excluindo o objectivo de proporcionar certos estados emocionais?

Obrigada!!!

Posted

Parece-me que um dos aspectos mais críticos na Arquitectura Contemporânea é exactamente esse "bem-estar psíquico das pessoas". A Arquitectura reflecte sempre a cultura de uma determinada época, e a nossa época corresponde à cultura do EU, do egocentrismo, da afirmação pessoal, a sobrevalorizaçao das aparencias, da imagem, etc. Na Arquitectura, reflecte-se exactamente isso, a afirmaçao do Arquitecto enquanto artista, criador. Há também um certo culto da imagem, da pele do edificio, dos renders, do vender a ideia. A questão é, no meio dessa sobrevalorização da imagem, onde é que vai parar o cumprimento das funções, entre as quais está sempre, o gerar bem-estar psiquico das pessoas. Para isso também, ainda não descobri a resposta...

Posted

Olá Iago, obrigada pela resposta! Sim, de facto tambem penso que a maioria dos arquitectos nao tem uma preocupação muito grande com este facto do bem estar psiquico. Mas como nao estou dentro da area, nao tenho uma opinião bem fundamentada!! Tenho bastante interesse nesta área e ja estou a procurar artigos (se existirem) que falem acerca deste tema.

Posted

Eu não posso adiantar muito...

Mas AnaS... se encontrares, alguma coisa diz!
Se não... faz artigos sobre isso... pode ainda a dar jeito na tua vida profissional no futuro.

PS.: A tua sig ate é porreira... mas se tive-se em PT-PT ainda era melhor. ;)
Se quiseres... eu ainda te posso mandar um MP, com umas frases originais...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Olá JAG! Se encontrar alguma coisa digo aqui! estou apesquisar numa base de dados... vou tentar fazer uns questionarios de modo a saber quais sao os aspectos que, numa casa, fazem com que a pessoa se sinta melhor! JAG, eu gosto muito deste tipo de frases... esta meio "abrasileirada" lol mas nao faz mal... sim, manda me uma MP! tambem conheço um site com frases muito boas depois tb envio por MP!

Posted

Estou a ler o livro "Psicologia da Arquitectura" de Henrique Muga, recomendo tem uma abordagem muito interessante, a concepção do espaço não pode ignorar os sentidos, sendo que a métrica do espaço está associada a esses mesmo sentidos, para alem de integrar um contexto de ergonomia. Devo dizer que o livro tem me despertado para alguns detalhes interessantes, como por exemplo a relação entre a profundidade e a altura, que na verdade ja se podia compreender pela geometria, que traduz o sentido abstracto... recomendo. Tambem recomendo uma vista de olhos pelos princípios do Feng Shui.