Jump to content

Recommended Posts

Posted

Conferência integrada no programa do Imaginarius, evento de referência do teatro de rua em Portugal.

conferência: com siza vieira, souto moura e yehuda safran
‘desenhar espaço público, pensar contexto urbano, construir cidade’

dia 17 maio
hora 17h00
local Santa Maria da Feira - biblioteca municipal [sala de leitura]
duração 120 min

A organização do Festival Imagonarius pretende iniciar uma reflexão em torno do suporte físico às actividades que tem desenvolvido, de teatro e arte de rua, e as diversas ocupações e interacções entre o território, em permanente consolidação, evolução e as possibilidades dadas aos habitantes e à vida da cidade - uma reflexão sobre arquitectura enquanto primeira forma de arte pública.

O desenho do espaço público é a primeira plataforma de organização da sociedade, sendo igualmente o primeiro confronto directo com a dimensão estética, enquanto suporte urbano e funcional.

Considerando a dimensão urbana e metropolitana como a triangulação criada entre o espaço público, as instituições e o habitante organizado colectivamente, é com prazer e honra que teremos a presença dos Arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura e as suas reflexões através de projectos e obras realizadas nas últimas décadas.

A qualidade da intervenção pública construída por estes arquitectos, com um olhar informado pelas soluções perenes, sólidas da história e dos territórios, evitando falsos consensos e soluções de recurso, é de especial interesse à organização do Festival, para a reflexão do território urbano como infra-estrutura à prática que o habita, promove e transforma.

O crítico e professor da Universidade Columbia em Nova Iorque, Yehuda Safran oferecerá uma visão transversal da história, usos e poéticas dos espaços públicos, construídos, desenhados e pensados das cidades enquanto charneira da condição urbana e humana.

Imaginarius Renzo Barsotti e Marco Abbondanza
Biblioteca Municipal Etelvina Araújo
Coordenação Bernardo Rodrigues e Tiago Figueiredo

Mais informação:
http://www.imaginarius.pt

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Muito sinceramente, estava mais à espera de uma conversa sobre a temática, do que uma apresentação de projectos. Em relação ao Yehuda Safran, realmente foi interessante e um pouco afastado desse mero apresentar de projectos, quase entrando no âmbito de uma aula de teoria de arquitectura. Quanto ao Souto Moura, apresentou uma vertente diferente dos projectos, centrando-se e enquadrando os seus projectos no "título" do evento ‘desenhar espaço público, pensar contexto urbano, construir cidade’. Devo dizer que quando aconteceu aquele problema com o computador e consequentemente com a apresentação do Souto Moura, ainda esperei que como ele sugeriu, se desenvolvesse mais a conferência em volta de uma conversa, o que quanto a mim, dada a temática, poderia ter sido um melhor caminho para se fazer uma reflexão mais profunda sobre o espaço público. A ausência do Siza devido a doença foi um ponto menos positivo, mas compreensível. Nota mais para a afluência de público, até porque terá falhado um pouco na divulgação. Talvez por essa afluência se perceba a falha na escolha do local, já que foram muitos os que ficaram de pé e/ou em locais onde não era visível a tela de projecção.

Posted

dreamer também concordo contigo! Não sei se reparaste mas estava mesmo colado a eles... Também estava a pensar que quando o computador não funcionava eles iriam improvisar e seria muito melhor do que falar dos mesmos projectos outra vez. Por isso digo que achei muito mais interessante a exposição do yehuda safran sem dúvida. O souto moura é um personagem digno de se ouvir, mas como quase sempre, fica-se pela mostra das suas obras e falta-lhe algo aí... Depois aquilo que a meu ver falhou mais foi a parte das questões... Desde o primeiro que questionou, a conversa voltou-se sempre em torno da polémica dos aliados e não saímos dali... E quando já eram 20h o Bernardo Rodrigues decidiu fechar a conferência, numa altura em que me estava a preparar para questionar o yehuda safran sobre a problemática do crescimento urbano por exemplo na china, que se baseiam claramente nos modelos americanos, para grande mal da humanidade. E que consequências haveria a longo prazo. Penso que teria mais interesse do que estar a perguntar ou souto moura se ele pensou em noções bioclimáticas e de conforto.... enfim

Posted

Eu estava mesmo atrás de ti :) É como dizes, a parte das perguntas foi muito limitada pela primeira pergunta que foi feita e pelo tempo que não deu margem para se ir um pouco mais longe... Eu próprio senti-me tentado em desenvolver uma questão, um pouco como a tua, à volta da problemática dos novos modelos urbanos nestas economias emergentes, dando como exemplo aquele projecto, creio que do koolhas, para o Dubai, que se baseia no modelo de uma cidade romana, passando pela questão da influência da imagem pela imagem, levantada como tema pelo Souto Moura, nestes campos. Seria também interessante juntar-se a questão da influência dos diferentes modelos políticos no contexto do desenvolvimento urbano e de que forma isso influencia o espaço público. Digamos que havia muito mais por onde se explorar, mas o tempo não foi muito...

Posted

concordo....o tempo foi pouco...acho que a organização não estava à espera de tanta gente...tinham o auditorio para a conferencia...mas resumindo acho que foi um bom tempo investido... acho que podiamos ouvir tambem o bernardo rodrigues...tem evoluido bastante na sua carreira...e com a idade que tem, ja possui projectos de grande escala...

Posted

Quanto a conferência em si, apesar dos contratempos, quanto a mim valeu a pena. Como foi dito no local, espero que nos próximos anos esta excelente iniciativa continue aliada ao programa do Imaginarius, aquele que creio ser o maior festival de teatro de rua do país.