karlos_slb Posted April 23, 2008 Report Posted April 23, 2008 boas, o meu novo trabalho d curso deste semestre é no fundo, projectar um edificio "moderno" ou "contemporaneo", para uma zona antiga da cidade de famalicão, para a rua mais historica e marcante, e donde nasceu a cidade. portanto, estou a tentar recolher informaçoes de como alguns arquitectos resolveram este problema de inserir um edificio moderno numa zona historica. ja tenho o exemplo de Norman Foster que construiu o Carré d'Art, que se situa numa zona historica da cidade de Nimes, paris, mesmo ao lado dum edificio greco-romano. portanto procuro mais exemplos...têm sugestões? obrigado Quote
JoãoTiagoMM Posted April 23, 2008 Report Posted April 23, 2008 Tenta seguir um pouco o que sentes. Não achas que o contemporâneo fica bem com partes de estilo clássico ou mais antigo? Tenta um pouco de conjugação entre ambos os estilos. Penso ser o melhor. Ou tem de ser uma obra contemporânea independente? Quote
karlos_slb Posted April 23, 2008 Author Report Posted April 23, 2008 é isso, é isso..nao kero fazer um edificio completamente moderno k nao tenha nada a ver com o plugar, so keria ver mais edificios k passaram pelo mesmo. conheces alguns? obrigado cumps Quote
JoãoTiagoMM Posted April 23, 2008 Report Posted April 23, 2008 é isso, é isso..nao kero fazer um edificio completamente moderno k nao tenha nada a ver com o plugar, so keria ver mais edificios k passaram pelo mesmo. conheces alguns? obrigado cumps Neste momento não tenho aqui fotos. Mas já vi algumas onde entraram com esse conceito e ficou simplesmente divinal. Tenho pena por não te conseguir disponibilizar as fotos. Mas vou ver se este fim de semana vou dar uma volta e tiro uma fotos para aqui colocar. Mas tenta esse conceito. Acho que fica simplesmente excelente. (pudera!, a minha residencia de sonho é uma com uma entrada com um grande brasão e depois uma casa deste género. :surp:) :D Quote
karlos_slb Posted April 24, 2008 Author Report Posted April 24, 2008 mais ninguem m pode indicar obras com esta caracteristica?? va la pessoal..lol thank's Quote
asimplemind Posted April 24, 2008 Report Posted April 24, 2008 O centro de interpretação do castelo de Portalegre. Vale bem a pena visitar e estudar enquanto intervenção em património. O mesmo para o laboratório Chimico em Coimbra do arquitecto João Mendes Ribeiro. Quote
asimplemind Posted April 24, 2008 Report Posted April 24, 2008 Temos em Portugal excelentes obras de reabilitação e de conjugação entre o antigo e o novo. A tua investigação neste campo não tem sequer necessidade de estar a debruçar-se sobre exemplos estrangeiros quando aqui temos muitos e bons exemplos. Procura também nas revistas "Arquitectura Ibérica"... Basta uma tarde numa biblioteca para encontrares inúmeros exemplos com interesse para o estudo... Quote
Recommended Posts