Jump to content

Recommended Posts

Posted

oi oi preciso de uma pequena ajuda, este ano tenho que projectar um edificio nas margens de uma linha ferrea, mas não estou encontrando muitos exemplos. será que alguem tem referencias? um dos exemplos que encontrei foi a Berlin Central Station – Lehrter Bahnhof o desafio do enunciado é dar continuidade à cidade que foi quebrada por esta mesma linha. de qq forma encontrar exemplos de dois corpos relacionados ou que sao perfurados por uma via já é uma ajuda

Posted

O gonçalo byrne e o carrilho da graça fizeram sedes de governo regionais perto de linhas ferreas. Se fores aos sites destes arquitectos encontras os projectos, pelo menos o do byrne esta no site dele o projecto chama-se Sede do Governo da Província do Brabante Flamengo.

Posted

Qualquer dos exemplos aqui enunciados não te servem para rigorosamente nada se o programa do teu projecto é habitação... Para que te interessa estares a estudar a estação central de berlim?! ou o projecto do byrne em Leuven? Vai mas é estudar habitação! E qual é o principal problema que se põe? A questão da proximidade com a linha férrea. Ruídos enormes, trepidações etc são o ambiente com que tens de trabalhar. Como dar a volta a isso? És tu que vais ter de chegar lá. É aí que se começa a entender um bom ou um mau projecto.. E respondendo directamente à tua última questão, porque é que queres ao máximo encontrar exemplos sobre cada um das situações do teu projecto? Certamente não vais encontrar algo já feito nas mesmas condições do que tens de fazer. Grande parte do nosso trabalho é desenvolver soluções adaptadas a locais específicos.

Posted

Qualquer dos exemplos aqui enunciados não te servem para rigorosamente nada se o programa do teu projecto é habitação... Para que te interessa estares a estudar a estação central de berlim?! ou o projecto do byrne em Leuven? Vai mas é estudar habitação!

E qual é o principal problema que se põe? A questão da proximidade com a linha férrea. Ruídos enormes, trepidações etc são o ambiente com que tens de trabalhar. Como dar a volta a isso? És tu que vais ter de chegar lá. É aí que se começa a entender um bom ou um mau projecto..

E respondendo directamente à tua última questão, porque é que queres ao máximo encontrar exemplos sobre cada um das situações do teu projecto? Certamente não vais encontrar algo já feito nas mesmas condições do que tens de fazer. Grande parte do nosso trabalho é desenvolver soluções adaptadas a locais específicos.

Ás vezes pergunto-me que tipo de formação se dá nas faculdades...contra mim falo, quando saí de lá pouco sabia de leis, trâmites processuais, etc. :tired:

Concordo com o asimplemind, "vai estudar habitação"! Concordo com os problemas que ele levanta "Ruidos, trepidações" e... correndo o risco de não te ajudar em nada, porque isto é apenas um exercício académico e duvido que se tenha estas questões em linha de conta... convinha dares um olhar pelo
Decreto-Lei n.º 276/2003, de 4 de Novembro, onde, entre outras coisas, estão definidos os afastamentos mínimos ás linhas férreas... pois... não dá para (excepto em casos excepcionais que não habitação...) construir junto, ou sobre, uma linha férrea... :nervos:
Enfim... a proposta de leres e começares a entrar no "mundo real" fica aqui.:icon_pistoles:

Abraço, Castro

• 2 weeks later...
Posted

Tem alguma piada pois estou a fazer exactamente o mesmo que tu, e era capaz de apostar que és do Darq e tudo. Bem contudo posso apenas dizer uma coisa. Estuda projectos de habitação e faz uma coisa que muitos dos teus colegas não conseguem fazer, que é serem originais e não copiarem projectos. Copia sim algumas soluções até porque não temos bases para sermos assim tão originais. No entanto a criatividade surge naturalmente e não consultando revistas de arquitectura. Claro que ajuda, mas não copiando literalmente os projectos como já vi este ano coisas de alguns arquitectos completamente absurdas e se fores mesmo do Darq sabes bem isso.