M&Cris Posted February 13, 2008 Report Posted February 13, 2008 Ola.. Estou a escrever um pequeno book sobre a forma como a arquitectura pode influenciar a paisagem e vice versa, incidindo mais sobre uma arquitectura que se molde á paisagem nao a chocando mas sim tornando-se parte dela e valorizando-a. Sei que é um tema muito vasto, por isso mesmo estou um pouco perdida na minha pesquisa e sem saber em parte por onde começar o meu book... Pedia entao se alguem souber algo mais sobre o tema ou onde posso procurar, os mesmo livros mais adequados ao que procuro, se souber me diga qq coisa para ver se consigo fazer este book a tempo e horas...obrigada a todos... Quote
asimplemind Posted February 13, 2008 Report Posted February 13, 2008 olá M vem a propósito o livro que estive a reler ontem e que qualquer um de nós o devia ler e reler e reler até perder o sentido. É o "imaginar a evidência" de Álvaro Siza e algures nos seus textos sublinhei uma expressão curiosa e que faz todo o sentido, a propósito da Casa de Chá da Boa Nova: ..."muitas vezes construir num local muito belo equivale a destruí-lo." E permitam-me que acrescente - por mais bela que seja essa obra! Há um texto interessante de Adolf Loos sobre como construir nas montanhas, que o podes encontrar na revista 2G número 14. Aqui o autor tem uma visão deveras interessante em como construir em locais sensíveis, em jeito de livro de receitas nos vai dando luzes sobre o seu entendimento da arquitectura em continuidade com a paisagem. Mas por outro lado penso que se enquadra totalmente no tema por exemplo arquitecturas do médio oriente, Petra na Jordânia, as construções na Índia, Machu Picchu no Perú, são exemplos que servem de base para óptimas reflexões sobre essa temática. Será paisagem mais arquitectura? Será apenas arquitectura? ou será apenas paisagem? O que é a paisagem natural? Será que hoje em dia interessa falar em paisagem natural ou em paisagem construída? Poderá a arquitectura com o tempo e a memória atingir o estatuto de paisagem? Será a floresta da Amazónia mais paisagem que as pirâmides do Egipto? Poderemos chamar paisagem à muralha da China? é um bom tema para desenvolver Quote
M&Cris Posted February 13, 2008 Author Report Posted February 13, 2008 Agradeço a resposta...Parece-me que me será bastante util, e vou ja começar a ler o que recomendou e a pesquisar mais sobre todas as questões que colocou...Muito obrigada Quote
Dreamer Posted February 14, 2008 Report Posted February 14, 2008 Sem dúvida que a temática da relação da arquitectura com a paisagem é interessante. João, esses pontos que levantas, da arquitectura que com o tempo se torna paisagem e é reconhecida como tal, é talvez o mais interessante. Quanto a mim isso acontece no momento em que o lugar passa a sê-lo graças a essas peças, quando o imaginário do lugar passa por cada uma dessas construções. Concordo que o local é destruido, mas talvez mais do que destruído, seja a reconstrução de um novo lugar... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
asimplemind Posted February 14, 2008 Report Posted February 14, 2008 pois essa questão também se coloca na definição de monumento. Um monumento não nasce monumento, adquire esse estatuto por razões culturais, sociais, etc Quote
br_spart Posted February 18, 2008 Report Posted February 18, 2008 olá aconselho o livro "Fundamentos da Arquitectura Paisagista" do Arquitecto António Paula Saraiva, ele fala lá num dos temas que procura.... Quote
Afonso Tigre Posted May 11, 2008 Report Posted May 11, 2008 uma pergunta mesmo de iniciante: existe algum projecto que me possa ajudar a compreender de que forma é que o tratamento da envolvente do terreno se associe/justifique um projecto onde este se tenta desagregar do espaço onde está inserido? Quote
Paisagista Posted June 1, 2010 Report Posted June 1, 2010 O projecto de Vaux-le-Vicomte, obra de uma equipa que inclui aquele que é considerado o primeiro Arquitecto Paisagista, André Le Nôtre, é um projecto que se destaca da envolvente, à boa maneira barroca, iluminista, de domínio da natureza pelo homem. Encantado com este projecto, Luis XVI, o rei sol, vai chamar esta equipa para realizar Versailles, que no entanto, pela sua falta de proporção, ficou muito aquém de Vaux. Quote
Recommended Posts