Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa Noite Estou a fazer uma pesquisa sobre arquitectura sustentável. Começei por perceber que a arquitectura sustentável tem de ser entendida do ponto de vista regional. No entanto descobri um exemplo de um edificío que foi importado para Portugal, tendo sido projectado para ser um edificio sustentavel para um país nórdico ( que tem temperaturas bastante inferiores ás nossas). Como é óbvio em Portugal este edificio mostra-se nada eficiente do ponto de vista da sustentabilidade, uma vez que está completamente desadaptado ao nosso clima. Esta relação entre a globalização da arquitectura sustentável, e do seu caracter mais regional tem-me suscitado algum interesse... Se puderem dar dicas sobre esta tema ou outros exemplos em que isto aconteça... No entanto quero também salientar que nem tudo é mau e que em Portugal, existem também alguns bons exemplos de arquitectura sustentável (alguns dos quais que exploram essencialmente a vertente passiva)

Posted

Sustentabilidade associada à tecnologia frequentemente significa: faz o lixo no quintal do vizinho. A produção de um paineil consome mais energia do que alguma vez ele irá produzir na sua curta vida de 10 anos, e é bastante poluente, só que é feito noutro país (quem diz painéis diz qualquer motor eléctrico, por exemplo). O melhor exemplo de sustentabilidade que conheço está no Inquérito à arquitectura popular. É a sustentabilidade natural, passíva: a de não haver gastos em primeiro lugar. Mas hoje em dia já ninguém se consola com um prato de sopa...

  • 2 weeks later...
Posted

Um dos bons exemplos de boas praticas para uma arquitectura sustentavel e de que todos deveriam ter no seu sub-consciente quando projectam é o tratado de Vitruvio sobre arquitectura. Para além de um grande valor teorico e pratico que se transporta com facilidade ainda para o os nossos dias, ele explica de modo muito acessivel todos os factores basicos e mais complexos a ter em conta com os problemas da sustentabilidade da construção bem como fundamenta os principios da arquitectura bioclimatica. No entanto sou obrigado a concordar com um dos nossos ao dizer e passo a citar "ser arquitectura já em si implica o conceito de sustentabilidade" dito por Souto Moura. Entendo e interpreto dessa citação de que a construção se eleva a obra de arquitectura somente quanto contem na obra em si um conjunto de premissas pensadas á priori e que de entre as quais o conceito de sustentabilidade nao pode estar ausente.

Posted

Já agora penso que serias interessante veres algumas coisas do Samuel Mockbee, americano (não sei se o teu trab é exclusivamente sobre portugal...).
No país do "usa e deita fora", este senhor faz pequenas maravilhas com o que os outros deitam fora.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.