3CPO Posted December 2, 2007 Report Posted December 2, 2007 Casa Funchal V Paulo David A casa insere-se num pequeno lote em forma de trapézio e localiza-se a nascente da Cidade do Funchal. O terreno apresenta diferenças altimétricas na ordem de 8.00 m ao ponto mais alto do arruamento. A adopção de uma solução volumétrica fragmentada no piso superior pretende garantir o rasgamento visual possível com o maciço rochoso existente e acusado com o corte da construção. O projecto contempla duas cores, duas texturas, no exterior um revestimento rugoso na cor preta e o no interior materiais lisos e brancos que reflectem luz. O negro das fachadas é interrompido pelos rasgos dos vãos. A fachada a sul é mais rasgada permitindo a entrada de luz e a vista sobre a baía do Funchal. A Norte uma fachada mais contida, onde os rasgos são pontuais e acontecem só ao nível do piso 0, tendo como pano de fundo a rocha esculpida. No exterior os pavimentos são a negro intercalados com o espaço verde possível. A piscina desenvolve-se a partir da parede poente da casa e assemelha-se a uma “ levada / poço de rega” pelas suas dimensões e a forma como se acede à mesma. Adquire a mesma cor e textura da casa, como se de uma pele única se tratasse. Fotografia: 2007 © Leonardo Finotti / www.leonardofinotti.com Fonte: EuropaConcorsi Quote
JAG Posted December 4, 2007 Report Posted December 4, 2007 Gostei das linhas das casa, realmente são muito ao meu estilo. Ate mesmo a decoração, a meu ver esta muito bem feita. Existe alguma interligação com o meio envolvente. As cores estão bem adequadas ao local do edifício. Foi uma boa solução para o local. Só é pena, não poder ficar mais visível para quem passa na rua... dessa forma não poderá ser apreciada de uma forma mais abrangente. Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Márcio Ferreira Posted December 4, 2007 Report Posted December 4, 2007 por acaso é um arquitecto com uma linguagem bem interessante... Quote
JAG Posted December 4, 2007 Report Posted December 4, 2007 Concordo... São poucos os arquitectos que usam este tipo de linguagem nas suas obras. Este tipo linguagem é mais vista, não directamente na arquitectura, mas na decoração... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
jMAC Posted December 4, 2007 Report Posted December 4, 2007 "A adopção de uma solução volumétrica fragmentada no piso superior pretende garantir o rasgamento visual possível com o maciço rochoso existente e acusado com o corte da construção." desculpe???? Quote
arqpower Posted January 6, 2008 Report Posted January 6, 2008 com muito interesse.....agrada.me...david,paulo Quote
nightmisterio Posted June 14, 2009 Report Posted June 14, 2009 Quero saber a morada desta casa, onde se situa?Quero tirar algumas fotos, gostava de comprar algo assim. Quote
Argos Posted June 15, 2009 Report Posted June 15, 2009 e em vez de comprar, porque e que nao encomenda? Quote
nightmisterio Posted June 15, 2009 Report Posted June 15, 2009 Acho que vou desenhar a minha propria casa. Quote
Pinus Posted June 15, 2009 Report Posted June 15, 2009 Confesso que não consigo identificar a tal simbiose entre o edificado e a massa rochosa que a envolve, para além disso parece-me muito pouco em sintonia com a envolvente, foi terraplanar e implantar sem qualquer adaptação, assim como não-me parece existir quarquer tentativa de introduzir principios "eco-construcção" que num sítio destes seria ouro sobre o azul oceano. Quote
JAG Posted July 9, 2009 Report Posted July 9, 2009 Pois... a falha na "eco-construção" é comum, não só nestes casos, mas em praticamente todos os casos. Mas ai a culpa não é tanto do arquitecto, mas sim no cliente que não indicou o interesse em investir na parte ecológica. Por isso mesmo que o arquitecto pense nisso, acaba por ficar por vezes limitado... digo eu... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Recommended Posts