Jump to content

Recommended Posts

Posted
Casa Funchal V
Paulo David

A casa insere-se num pequeno lote em forma de trapézio e localiza-se a nascente da Cidade do Funchal.
O terreno apresenta diferenças altimétricas na ordem de 8.00 m ao ponto mais alto do arruamento.
A adopção de uma solução volumétrica fragmentada no piso superior pretende garantir o rasgamento visual possível com o maciço rochoso existente e acusado com o corte da construção.

O projecto contempla duas cores, duas texturas, no exterior um revestimento rugoso na cor preta e o no interior materiais lisos e brancos que reflectem luz.
O negro das fachadas é interrompido pelos rasgos dos vãos. A fachada a sul é mais rasgada permitindo a entrada de luz e a vista sobre a baía do Funchal. A Norte uma fachada mais contida, onde os rasgos são pontuais e acontecem só ao nível do piso 0, tendo como pano de fundo a rocha esculpida.

No exterior os pavimentos são a negro intercalados com o espaço verde possível.

A piscina desenvolve-se a partir da parede poente da casa e assemelha-se a uma “ levada / poço de rega” pelas suas dimensões e a forma como se acede à mesma. Adquire a mesma cor e textura da casa, como se de uma pele única se tratasse.

Fotografia: 2007 © Leonardo Finotti / www.leonardofinotti.com

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Fonte: EuropaConcorsi
Posted

Gostei das linhas das casa, realmente são muito ao meu estilo. Ate mesmo a decoração, a meu ver esta muito bem feita. Existe alguma interligação com o meio envolvente. As cores estão bem adequadas ao local do edifício. Foi uma boa solução para o local. Só é pena, não poder ficar mais visível para quem passa na rua... dessa forma não poderá ser apreciada de uma forma mais abrangente.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

"A adopção de uma solução volumétrica fragmentada no piso superior pretende garantir o rasgamento visual possível com o maciço rochoso existente e acusado com o corte da construção."

desculpe????
  • 1 month later...
  • 1 year later...
Posted

Confesso que não consigo identificar a tal simbiose entre o edificado e a massa rochosa que a envolve, para além disso parece-me muito pouco em sintonia com a envolvente, foi terraplanar e implantar sem qualquer adaptação, assim como não-me parece existir quarquer tentativa de introduzir principios "eco-construcção" que num sítio destes seria ouro sobre o azul oceano.

• 4 weeks later...
Posted

Pois... a falha na "eco-construção" é comum, não só nestes casos, mas em praticamente todos os casos. Mas ai a culpa não é tanto do arquitecto, mas sim no cliente que não indicou o interesse em investir na parte ecológica. Por isso mesmo que o arquitecto pense nisso, acaba por ficar por vezes limitado... digo eu...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com