Jump to content

Recommended Posts

Posted

Tanto se fala no 'factor C', mas as definições variam de pessoa para pessoa.
É frequente relacionar a cunha com termos como 'facilitismo', conhecimento, amizades, favores, etc...

De acordo com o site Psicologos.com.pt, mais de 28% dos empregos foram obtidos por «cunha».

Quase 30% dos cerca de 5,1 milhões de trabalhadores que vivem em Portugal obteve o seu emprego por intermédio de pessoas conhecidas, ou seja, por aquilo que vulgarmente se designa de «cunha».

O que é afinal uma «cunha»?

:p
Posted

Cunhas , favores , padrinhos ..., ate parece que não sabe . Mas o mais escandaloso , e não veijo ninguem a falar no assunto , não sei porque , estou a referir o caso dos Sºrs , da EPUL , que redigiram os seus proprios contratos ( vitalicios ) segundo me parece , ninguem os pode despedir ou alterar os contratos . Na minha modesta opinião se tudo isso e verdade , não a ninguem que faça alguma coisa , porque esses Sºrs , para alem de receber essas fortunas não fazem NADA . Tem de haver alguem com autoridade para acabar com essa vergonha , porque não o nosso Ex.mo Sº Presidente da Republica Anibal Cavaco Silva , ou sera que ele tambem não tem autoridade para isso .

Posted
JCAMIRANDA o João Morgado, faz a pergunta em tom de crítica, logicamente saberá o que é uma cunha.

As cunhas podem tender para ambos os lados, para o negativo e para o positivo, e não creio que possa ser algo provado em tribunal ou gerido por algum autoridade ou orgão do governo, as cunhas, favores, ou "padrinhos" como chama são "problemas" sociais já enraizados.
Posted

Amigo , então tambem e um deles ..! Em relação ao resto deixem de pegar no meu pe , ou e porque e em letras maiusculas , ou erros de gramatica ..,o que isso tem a ver com a cunha ? E para distrair , ok , mas comosabe para haver corrupto tem de haver corruptor ,

Posted

Amigo JAG, neste momento estou a ouvir o radio clube portugues , e estão a falar da corrupção no futebol , e mais dizem que se sabe , mas a lobies , que estão a cima disso tudo . Enquanto as mentalidades não mudarem , nada feito .

Posted

JCAMIRANDA... simplesmente estou a ser realista. Existe a corrupção e a cunha... acho que não é a mesma coisa. Dou um exemplo simples... Tens o amigo A que faz moveis. Tens o amigo B que precisa de um móvel. O amigo A não conhece o B e vice-versa. Tu dizes ao amigo B para ir ao teu amigo A. Disses ao A que vai la o amigo B, pedir um movel, para fazer um desconto... Pronto... acabaste de ser um "Factor C"... Foste porque? Porque o B é um bom amigo teu... e o A é o teu melhor amigo... Achas isto errado? Eu não... simplesmente estou a ajudar dois amigos! Um quer o móvel e outro quer vender... e os dois ficam satisfeitos...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Amigo , não acho isso errado , mas isso e um caso diferente , então o amigo não ve que se eu coloco o meu primo ( exemplo) , numa vaga da empresa onde trabalho , e não sigo os tramides legais , isso para alem de ser - factor c - , tambem e corrupção ,não achas ? Então se não faço um concurso publico , e coloco o dito (primo) , dessa vaga , e factor c e corrupção ,

Posted

Acho que é correcto quando a pessoa contratada esta a altura do que é pretendido para a função. Caso contrario então acho que não seja correcto...

Mas como disse a cunha não é corrupção!

Corrupção:

s. f., acto ou efeito de corromper;
podridão;
decomposição;
putrefacção;

fig., devassidão;
adulteração;
suborno;
prevaricação.

Cunha:

do Lat. *cunea por cuneu

s. f.,
instrumento de ferro ou madeira, para fender pedras, madeira, etc. ;

fig., empenho, pessoa que serve de empenho.

fig., à -: muito cheio de gente.

Empenho:

do Lat. pignu, penhor

s. m., acto de empenhar;
grande desejo, esforçada intenção;
interesse;
protecção;
recomendação;
(no pl. ) protecção ou protectores.

Fonte: http://www.priberam.pt

Posted
embora haja cunha em todo o lado (e sim...é diferente que corrupção) uma coisa é certa: abrem-se "as portas" com uma cunha, mas quem é realmente bom é que se mantém no seu emprego "arranjado". não estou a dizer com isto que seja a favor ou contra, simplesmente é um facto que, já se começa a ver por ai.

conclusão: fulano A entrega o currículo na empresa do fulano B, porque é amigo e tal...fulano B, coloca-o na empresa...mas se o fulano A não estiver a render, então vai fora do barco.

considero que a cunha é um facilitismo para abrir portas...mas continuar no lugar depende da prestação de cada um. mas esta é a minha opinião, posso estar completamente errada.

margarida duarte

Posted

Sim , mas a muita boa gente que foi colocada nesse cargo com o factor C , e não rende porque muitas das vezes esses cargos unde foram colocados , ate que foi inventado para essa pessoa ,

Mas isso já é outra questão! É a gestão das empresas... e do estado...

Eu mão tenho probs nenhuns em disser que o meu primeiro job, foi a ajuda do "Factor C"... mas também tenho o orgulho de disser, era um dos melhores a fazer o meu trabalho e só sai da la porque quis... porque pelo o patrão eu "nunca" ia sair!

Posted

Amigo , então tambem e um deles ..!
Em relação ao resto deixem de pegar no meu pe , ou e porque e em letras maiusculas , ou erros de gramatica ..,o que isso tem a ver com a cunha ? E para distrair , ok , mas comosabe para haver corrupto tem de haver corruptor ,

Para de escrever dessa maneira. E escreve como deve ser. Aqui damos todos bem e nao precisas de escrever dessa forma.
Posted

cunha é a não aplicação de um método correcto de contratação de pessoas.

Ora nem mais.

Irrita-me a cunha. Tanto para falar dela. Ainda no outro dia fiquei pasmo com a construcao de uma cunha... eh uma forma de amiguismo... quase toda a arquitectura em Portugal vive em redor da cunha, de amigos e de conhecimentos. Muito irritante.

Outra coisa que me lixa eh a preferencia das entidades laborais em escolher as mulheres, ou a escolher alunos duma determinada universidade.

A cunha... no caso figurado eh uma cunha que se coloca nas portas para elas nao se fecharem para determinadas pessoas... eh por isso que se chama cunha.

Odeio este sistema da cunha em Portugal.:icon_pistoles:
Posted

pois...mas isso ai é outra coisa..não se chama cunha, chama-se "estupidez-de-quem-cria-esses-lugares-que-não-servem-para-nada", porque, no final do mês vai-se a ver e não serviu de nada ter lá outra pessoa mas o ordenado, esse, é pago...:tired:

Ou nao. Em certos casos ha quem nao pague. A certa altura num atelier de Lisboa houve uma estagiaria que se virou ao coordenador e queixou-se de nao ser paga no final do mes ao que ele respondeu que ela devia pagar para la estar quanto mais receber.
Posted

Como ja disse tive cunha para o meu primeiro emprego... não estou arrependido, porque tenho a plena certeza que não tirei o lugar a ninguem, e fui muito melhor a fazer o trabalho do que muitos que entraram sem cunha!!! Continuo a disser... o Factor C é muito subjectivo!!! Todo depende da situação... Muitos criticam... mas todos aproveitam!!!