Jump to content

Recommended Posts

Posted

E devido a esse pensamento que faz surgir a pirataria.
"Os produtos OEM não têm a marca do fabricante impressa em si ou em suas embalagens, ficando a critério do revendedor colocar sua própria marca ou vendê-los sem marca."

Todos os produtos OEM que temos têm impressa a marca e o número de série no CD, esse OEM que te referes é um OEM diferente. Por exemplo marcas brancas, são feitas nas mesma fabricas que algumas grande multinacionais, mas são produtos OEM sem marca. O OEM que falo é diferente.
O OEM não faz surgir a pirataria, OEM é simplesmente uma forma de venda, os produtos OEM nem seque chegam ao público geral.

Ao ser instalado no teu PC... por lógica tens direito a ele ou não? Tu pagas sempre a licença! Claro que fica mais barato os PC's sem os CD's de instalação... Mas isto é como tudo, também é mais fácil não pedir factura...
Agora que tens direito a eles... tens....

Tens direito se o pedires. Como tu próprio dizes, "pagas a licença" não o CD, o pacote que vês nas lojas inclui no seu preço, a licença do software, o custo da caixa, o custo do CD, da sua impressão, da impressão das instrucções, etc.. As licenças OEM dependendo se for versão software ou CD têm um custo diferente, mas essas apenas podem ser vendidas com um novo computador, nunca para um já existente.
A factura não é algo descartável, é obrigatória, não é algo que "tens direito", é um documento legal.
Novamento JAG, não confundas o que vês nas lojas (pacote todo bonito com CD e instruções dentro) com o que é uma licença de software. O que compras nas lojas é a caixa, comprar a caixa não te garante nada, a instalação do software é que, aí sim assinas contrato com a empresa e por conseguinte uma licença (a licença de usar o software no teu computador).

Ao instalares um software por favor lê o contracto que vem incluido na sua instalação chamado EULA, é esse contacto que pagas, a caixa, o CD, etc, é tudo opcional, apenas marketing.

Se os CD's não contam... eu posso fazer copias de CD's a vontade... tenho a licença..

Os CD's não contam mas novamente a licença sim. E provavelmente proibe-te de copiares o software para outro CD.
Posted
Connecty... não sei se já tiveste algum OEM do Windows na mão... mas eu já. Posso disser que a única coisa que me informava que o CD continha o Windows era as letras a preto, a disser: "Microsoft Windows XP" mais nada, se tiver o logótipo já é muita sorte...

Sempre que tu compras a licença do software, tens direito ao manual, garantia e ao respectivo CD de instalação. Portanto deverias ficar com uma copia, sempre que compra-ses um PC novo.

Digo isto, porque conheço e trabalhei com pessoal da informática, e é confirmado com por eles.
Eu também já fiz alguns softwares, portanto tudo o que diz respeito ao EULA, eu tenho conhecimento disso e muito mais no que diz respeito a criação e elaboração de um software.

O mais importante como é lógico não é o CD, mas sim a licença, mas independentemente disso tens direito a ele, isso é garantido!

Agora... essas empresas não dão o CD, por um simples facto... quando se estragar, deverias ir la novamente para eles poderem reinstalar o software. Alias, eles as vezes fazem reparação do hardware, e visto o software não ter probs, muitas vezes fazem alterações de configurações de software para que a pessoa pedir uma reparação de software. Mas isto ja é outro assunto...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Connecty... não sei se já tiveste algum OEM do Windows na mão... mas eu já. Posso disser que a única coisa que me informava que o CD continha o Windows era as letras a preto, a disser: "Microsoft Windows XP" mais nada, se tiver o logótipo já é muita sorte...

JAG não sei se sabes mas a Connecty já teve uma loja online. Esse tipo de CD's passam por aqui todos os dias. Para além de sermos parceiros Microsoft, essas "ideias feitas" das licenças são explicadas por eles nos cursos anuais promovidos pela própria empresa.

Acredita em mim que maior parte das pessoas que trabalham na área também pensam semelhante. É natural, até se ler todos os contractos e respectivas licenças. Desculpa estar a insistir, mas confirmei e é assim que funciona (pelo menos neste caso e com esta empresa).
Posted

Ok... tambem admito que não sei tudo, falo daquilo que sei e como sei...

Acho que tambem ja não ha mais nada para disser sobre este assunto... apesar de haver algumas opniões diferentes, acabam por todas elas serem de certa forma validas.

Tambem... uma "conversa" desta a duas pessoas... torna-se engraçado...

"Abraço" Conecty... gostei de trocar algumas ideias contigo...

Por mim... acho que ja esta tudo dito... não estou a ver mais nada a ser destacado.
Conecty, achas que se deve destacar mais alguma coisa?

PS: Porque é que editaste o meu topico!? Foi engano!?

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Editei por causa do link que indicava o nosso perfil, estave assim:
http://www.arquitectura.pt/forum/membro/../../connecty/ mas é erro do software com o browser, não editei a tua mensagem.

Penso não existir nada a acrescentar a não ser pedir às pessoas para ler as EULA e a lei vigente sobre pirataria em Portugal e na Europa. Qualquer dúvida informática pode ser esclarecida também para aqui: virgilio@connecty.com