Jump to content

Recommended Posts

Posted

olá! ora bem tenho duas dúvidas que necessitavam de ser esclarecidas para o meu bem... A primeira tem a ver com a importação de um .dwg ou um .3ds para 3d max. Quando importo um destes ficheiros (só experimentei estes até agora) o objecto ora surge como um conjunto de formas de identidade única ora surge por grupos, por exemplo quando é feito por layers no autocad. Aquilo que eu queria saber é como posso importar estes ficheiros fazendo com que as peças que compoem os objectos sejam autónomas ao nível das edições, seja para as modificar ou para aplicar materiais distintos... Alguém me pode esclarecer? A outra dúvida tem a ver com esta imagem: http://img527.imageshack.us/img527/2606/01ty8.jpg Esta imagem foi criada em 3d no autocad e todos os volumes que aí se vêem foram feitos em autocad de forma cilindrica, ou seja são curvos. O que acontece é que quando importo o dwg para o 3d max os cilindros tornam-se polígonos com 14 lados... O que eu gostava de saber é como se poderá manter esta propriedade vinda do 3d do autocad para o max de forma a que a geometria dos volumes seja igual? Mais uma vez também não consigo editar separadamente estes objectos porque fazem parte de um conjunto (tem a ver com a primeira pergunta). agradeço as ajudas!!

Posted

isso ta tudo no menu de importação, no caso de importares o .dwg podes escolher o tipo de divisão dos objectos, não tenho aqui o 3d studio, mas é um dos primeiros (escolhe entity - acho que é assim que se escreve...). Para as superfícies saírem curvas tens de meter as "itinerations" a 0.001 acho eu... e o angulo a 45º está tudo nesse menu...

Posted

mrc: muuuuuuuuuuuuito obrigado!!! Eu já tinha experimentado mexer nesse menu mas como não queria fazer asneira... Agora já consegui pôr tudo como queria! seja os objectos independentes seja as superfícies curvas :D

Posted

OI João já venho tarde, mas se o que pretendes é fazar imagens fotorealistas faz o seguinte importa para o 3dsmax ou Viz a planta do autocad e faz a modelação toda no max e separa os objectos o mais possivel tipo: paredes do r/chão = a um objecto. Paredes do 1º andar = outro objecto janelas = outro objecto etc. Mas existe bastante informação que podes importar do autocad que é o caso de rua e passeios etc para tal no autocad fazes o contorno do arruamento por exemplo com uma polyline e no 3dsmax ou Viz fazes extrudo tenta é facil. qualquer duvida não exites manda.

Posted

alexelos: como disse, costumo modelar sempre no 3dmax a partir de desenhos em autocad. A razão desta dúvida vem porque estou a trabalhar num 3d que não foi feito por mim e foi realizado em Autocad. No entanto obrigado pela atençao

Posted

Caro João, Antes de fazeres o export para o 3D Studio usa este comando no acad: FACETRES (o valor original deverá estar no 0.5, altera para 10 e esse problema das faces deve ficar resolvido). Faz um REGEN e SHADE e a solução fica á vista. Relativamente á independência dos elementos, costumo fazer as Layers no Acad por materiais, assim quando exportares para o Max torna-se tudo super simples, ainda que possas editar qualquer 1 dos elementos no Max por MESH, FACES ou POINTS. Salute