João VC Posted October 27, 2007 Report Posted October 27, 2007 Boas tardes! desde já, entrei este ano para arquitectura e estou a adorar, muito trabalho, mas acho que todos sabem a sensação de estar a fazer o que gostamos, torna o trabalho em algo muito empolgante! Pois bem, mas agora o trabalho é algo que eu sinceramente estou um pouco perdido. Estou na Universidade Lusiada (1º Ano) e recebi 2feira o Tema 2 (trabalho para entregar dia 29). O trabalho trata em ver um filme ( Janela indiscreta / Alfred Hitchcock ) e o enunciado diz isto (nota, o enunciado está um pouco baralhado com as notas que tirei na aula): ------------------------------------------------------------------------- Tema 2 (leitura - intrepertação - transferencia) Objectivos gerais: * transferencia: articular o conceito com a figura * Interpretação: construir um entendimento Esquema de entendimento: Ideia => Filme => Imagem Pontos a reter: * trabalho NÃO figurativo * Apresentar em uma ou mais imagem em formato digital ----------------------------------------------------------------------- tive 1a semana inteira a procura de ideias, recolhi muitas imagems apropriadas, mas agora estou a olhar para o objecto final e pergunto... será isto o que é pretendido? O meu trabalho trata em 3 planos que formam um solido com base triangular, onde uma das bases tem uma perfuração em forma de binoculos (de modo a poder olhar dentro do solido. Dentro do solido estão coladas situações banais referentes au filme . existe um corte no meio das duas faces do solido onde eu pretendo colocar uma imagem que transmita a sensação que é uma porta de saida de um micro - mundo. Onde eu quero chegar com esta ideia é tentar representar o mundo criado pela disposição daqueles edificios todos. Os habitantes criam um estranho mundo paralelo au mundo exterior (apenas visivel por um frexo) e lá criam varias historias (todas fechadas do mundo exterior). Devido a proximidade das janelas, a possibilidade de "entrar" na vida dos vizinho é muito facil... com ja devem ter percebido, estou um pouco preocupado, não sei se estou a fazer o que me estão a pedir... Obrigado dsd já pelo tempo que dispensaram a ler a minha duvida:D Quote
joaoneves Posted October 27, 2007 Report Posted October 27, 2007 Olá João. Compreendo a tua inquietação porque o ano passado passei pelo mesmo. Mas vou ser sincero contigo, os objectivos pedidos nesse tema e nos próximos temas terás que ser tu a atingi-los, pelo teu próprio exercício mental. Não interpretes isto como não querer ajudar, mas é fundamental para entenderes o exigido no 1º ano. Quanto a este tema específico, apenas te posso dizer que o tema 2 do ano passado não foi muito parecido a isto, mas o que te aconselho é a esquiçares vezes sem conta o teu entendimento do filme e da tua ideia. por cada esquiço que faças, estás a descobrir novas facetas desse entendimento e a "limar" as arestas da tua ideia. Não esforces os teu raciocínio para encontrar/realizar a ideia perfeita. Sê claro e objectivo e pergunta-te a ti próprio: "o que entendi?" e "o que pretendo elaborar?" Bom trabalho! Quote
Recommended Posts